Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10964
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLIMA, Ana Cristina Cristo Vizeu-
dc.creatorREGIS, Cicero Roberto Teixeira-
dc.date.accessioned2019-04-12T19:45:30Z-
dc.date.available2019-04-12T19:45:30Z-
dc.date.issued2010-06-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Cristina Cristo Vizeu; REGIS, Cicero Roberto Teixeira. Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 6, n. 12, p. 40-46, jun. 2010. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10964. Aceso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10964-
dc.description.abstractThis article shows a research about the necessary conditions for the use of distance education via internet in actions of continuous formation of Science teachers. The investigation aimed to show indicatives for one proposal for the use of this kind of teaching for Science teachers in the state of Pará. The methodology used was the narrative and it was analysed the data obtained during the formation courses that had as a support the virtual environment eProinfo/MEC. The results shows us the lack of hability of those teachers concerning to the usage of the necessary distance interaction and also the prejudice and not confidence that was manifested by them. The indicatives referred in a priority way to the preparation of those people for the environment, and also the methodological update in relation to distance education for educators.en
dc.description.provenanceSubmitted by João Paulo Pastana Neves (joaopastana@ufpa.br) on 2019-04-12T19:42:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_EducacaoDistanciaFormacao.pdf: 250975 bytes, checksum: ad68cde4595f274a72f673066ea6d3ce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by João Paulo Pastana Neves (joaopastana@ufpa.br) on 2019-04-12T19:45:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_EducacaoDistanciaFormacao.pdf: 250975 bytes, checksum: ad68cde4595f274a72f673066ea6d3ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-12T19:45:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_EducacaoDistanciaFormacao.pdf: 250975 bytes, checksum: ad68cde4595f274a72f673066ea6d3ce (MD5) Previous issue date: 2010-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1702/2107pt_BR
dc.subjectFormação de professores de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação continuada a distânciapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação Via Internetpt_BR
dc.titleEducação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internetpt_BR
dc.title.alternativeDistance education and the continuous formation in Science: the courses’ configuration via interneten
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5061921969021942pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340569532034401pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v6i0.1702pt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata de uma pesquisa sobre as condições necessárias para a utilização da Educação a Distância Via Internet em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências. A investigação teve como objetivo traçar indicativos para uma proposta de uso dessa modalidade de ensino em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências no Estado do Pará. A metodologia qualitativa, com base na narrativa, foi usada para interpretação de dados registrados nos perfis/memoriais via internet e nas interações assíncronas (emails e fóruns), e síncronas (chats) colhidos durante os cursos de formação continuada que tiveram como suporte o ambiente virtual de aprendizagem eProinfo/MEC. Os resultados da análise nos remetem à falta de habilidade dos professores de ciências ao uso da necessária interação a distância, e ao preconceito e a desconfiança que formadores e cursistas sutilmente manifestam ao participar de um curso a distância. Os indicativos se referem prioritariamente à preparação de pessoas para ambientação e acolhimento aos professores de ciências cursistas, assim como à atualização metodológica em relação à modalidade a distância para os formadores.pt_BR
dc.description.affiliationLIMA, A.C.C.V.; REGIS, C.R.T. Universidade Federal do Parápt_BR
Appears in Collections:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EducacaoDistanciaFormacao.pdf245,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons