Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10964
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2010
Autor(es): LIMA, Ana Cristina Cristo Vizeu
REGIS, Cicero Roberto Teixeira
Afiliação do(s) Autor(es): LIMA, A.C.C.V.; REGIS, C.R.T. Universidade Federal do Pará
Título: Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet
Título(s) alternativo(s): Distance education and the continuous formation in Science: the courses’ configuration via internet
Citar como: LIMA, Ana Cristina Cristo Vizeu; REGIS, Cicero Roberto Teixeira. Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 6, n. 12, p. 40-46, jun. 2010. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10964. Aceso em:.
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa sobre as condições necessárias para a utilização da Educação a Distância Via Internet em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências. A investigação teve como objetivo traçar indicativos para uma proposta de uso dessa modalidade de ensino em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências no Estado do Pará. A metodologia qualitativa, com base na narrativa, foi usada para interpretação de dados registrados nos perfis/memoriais via internet e nas interações assíncronas (emails e fóruns), e síncronas (chats) colhidos durante os cursos de formação continuada que tiveram como suporte o ambiente virtual de aprendizagem eProinfo/MEC. Os resultados da análise nos remetem à falta de habilidade dos professores de ciências ao uso da necessária interação a distância, e ao preconceito e a desconfiança que formadores e cursistas sutilmente manifestam ao participar de um curso a distância. Os indicativos se referem prioritariamente à preparação de pessoas para ambientação e acolhimento aos professores de ciências cursistas, assim como à atualização metodológica em relação à modalidade a distância para os formadores.
Abstract: This article shows a research about the necessary conditions for the use of distance education via internet in actions of continuous formation of Science teachers. The investigation aimed to show indicatives for one proposal for the use of this kind of teaching for Science teachers in the state of Pará. The methodology used was the narrative and it was analysed the data obtained during the formation courses that had as a support the virtual environment eProinfo/MEC. The results shows us the lack of hability of those teachers concerning to the usage of the necessary distance interaction and also the prejudice and not confidence that was manifested by them. The indicatives referred in a priority way to the preparation of those people for the environment, and also the methodological update in relation to distance education for educators.
Palavras-chave: Formação de professores de ciências
Educação continuada a distância
Tecnologias de Informação e Comunicação Via Internet
Título do Periódico: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN: 2317-5125
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1702/2107
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v6i0.1702
Aparece nas coleções:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoDistanciaFormacao.pdf245,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons