Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10964
Tipo: | Artigo de Periódico |
Fecha de publicación : | jun-2010 |
Autor(es): | LIMA, Ana Cristina Cristo Vizeu REGIS, Cicero Roberto Teixeira |
metadata.dc.description.affiliation: | LIMA, A.C.C.V.; REGIS, C.R.T. Universidade Federal do Pará |
Título : | Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet |
Otros títulos : | Distance education and the continuous formation in Science: the courses’ configuration via internet |
Citación : | LIMA, Ana Cristina Cristo Vizeu; REGIS, Cicero Roberto Teixeira. Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 6, n. 12, p. 40-46, jun. 2010. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10964. Aceso em:. |
Resumen: | Este artigo trata de uma pesquisa sobre as condições necessárias para a utilização da Educação a Distância Via Internet em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências. A investigação teve como objetivo traçar indicativos para uma proposta de uso dessa modalidade de ensino em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências no Estado do Pará. A metodologia qualitativa, com base na narrativa, foi usada para interpretação de dados registrados nos perfis/memoriais via internet e nas interações assíncronas (emails e fóruns), e síncronas (chats) colhidos durante os cursos de formação continuada que tiveram como suporte o ambiente virtual de aprendizagem eProinfo/MEC. Os resultados da análise nos remetem à falta de habilidade dos professores de ciências ao uso da necessária interação a distância, e ao preconceito e a desconfiança que formadores e cursistas sutilmente manifestam ao participar de um curso a distância. Os indicativos se referem prioritariamente à preparação de pessoas para ambientação e acolhimento aos professores de ciências cursistas, assim como à atualização metodológica em relação à modalidade a distância para os formadores. |
Resumen : | This article shows a research about the necessary conditions for the use of distance education via internet in actions of continuous formation of Science teachers. The investigation aimed to show indicatives for one proposal for the use of this kind of teaching for Science teachers in the state of Pará. The methodology used was the narrative and it was analysed the data obtained during the formation courses that had as a support the virtual environment eProinfo/MEC. The results shows us the lack of hability of those teachers concerning to the usage of the necessary distance interaction and also the prejudice and not confidence that was manifested by them. The indicatives referred in a priority way to the preparation of those people for the environment, and also the methodological update in relation to distance education for educators. |
Palabras clave : | Formação de professores de ciências Educação continuada a distância Tecnologias de Informação e Comunicação Via Internet |
Series/Report no.: | Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas |
ISSN : | 2317-5125 |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1702/2107 |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v6i0.1702 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Amaz RECM/UFPA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EducacaoDistanciaFormacao.pdf | 245,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons