Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12695
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2008
Autor(es): NUNES, Herika Socorro da Costa
Título: Os estudos do letramento nos cursos de licenciaturas
Citar como: NUNES, Herika Socorro da Costa. Os estudos do letramento nos cursos de licenciaturas. Margens, online, v. 4, n. 5, p. 101-128, jun. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2789. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12695. Acesso em:.
Resumo: Neste estudo apresentamos reflexões acerca dos estudos do letramento, situando conceitos, mitos, modelos, práticas e as repercussões para a formação do professor, para a escola e para as políticas públicas de letramento na tentativa de contribuir para o aprofundamento do debate no cenário educacional local. Alguns estudiosos afirmam que os Cursos de Licenciaturas de nossas Universidades e IES públicas e privadas, não têm contemplado de forma satisfatória a interface da lingüística com os estudos do letramento. A despeito da crítica podemos acrescentar ainda que na grande maioria dos cursos de formação de professores ainda não há uma diversidade de condições de letramento, o que agrava ainda mais a fragilidade desta formação recebida tendo em vista que o aluno, futuro professor, irá se deparar com práticas lingüísticas em seu contexto de trabalho. A pesquisa revela que os estudos sobre letramento não são priorizados como campo de reflexão e análise para subsidiar a formação e a prática do professor. Estas constatações fragilizam a formação dos professores de Língua Portuguesa.
Palavras-chave: Letramento
Estudos
Licenciatura
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v4i5.2789
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EstudosLetramentoLicenciatura.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons