Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12712
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Jun-2009 |
metadata.dc.creator: | RIBEIRO, Nilsa Brito |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Title: | Memória de leitura de educadoras e educadores do campo |
Citation: | RIBEIRO, Nilsa Brito. Memória de leitura de educadoras e educadores do campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 161-176, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2838. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12712. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Assuminos, nesta reflexão, uma concepção de linguagem assentada no príncipio do dialogismo e da alteridade, conforme postura Bakhtin (1988), compreendendo que a linguagem não se origina nem no sujeito nem na sistematicidade da línguagem, mas na interação orientada pela história e pela ideologia. Desta concepção, resulta a compreensão de que a leitura também não corresponde a uma prática solitária e individual, pois é produzida no entrecruzamento de discursos em circulação e em relação à posição que o sujeito leitor ocupa na esfera social. Centrando suas bases nesta concepção de linguagem, este trabalho objetiva analisar sentidos de leitura que educadores e educadoras do campo constroem sobre o seu próprio percurso formativo, considerando o ato de rememorar experiências como espaço possível de (re)criação e construção de novos saberes. |
Keywords: | Linguagem Discurso Leitura |
Series/Report no.: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v5i6.2838 |
Appears in Collections: | Artigos - Margens/UFPA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_MemoriaLeituraEducadores.pdf | 768,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License