Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12712
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2009
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Nilsa Brito
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Memória de leitura de educadoras e educadores do campo
Citation: RIBEIRO, Nilsa Brito. Memória de leitura de educadoras e educadores do campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 161-176, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2838. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12712. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Assuminos, nesta reflexão, uma concepção de linguagem assentada no príncipio do dialogismo e da alteridade, conforme postura Bakhtin (1988), compreendendo que a linguagem não se origina nem no sujeito nem na sistematicidade da línguagem, mas na interação orientada pela história e pela ideologia. Desta concepção, resulta a compreensão de que a leitura também não corresponde a uma prática solitária e individual, pois é produzida no entrecruzamento de discursos em circulação e em relação à posição que o sujeito leitor ocupa na esfera social. Centrando suas bases nesta concepção de linguagem, este trabalho objetiva analisar sentidos de leitura que educadores e educadoras do campo constroem sobre o seu próprio percurso formativo, considerando o ato de rememorar experiências como espaço possível de (re)criação e construção de novos saberes.
Keywords: Linguagem
Discurso
Leitura
Series/Report no.: Margens
ISSN: 1982-5374
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v5i6.2838
Appears in Collections:Artigos - Margens/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_MemoriaLeituraEducadores.pdf768,13 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons