Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12811
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Abr-2013
Autor(es): ARAUJO, Iza Helena Travassos Ferraz de
GUERRA, Renato Borges
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: A educação á distância no processo de transposição de praxeologicas didáticas
Citar como: TRAVASSOS, Iza Helena Silva; GUERRA, Renata Borges. A educação á distância no processo de transposição de praxeologicas didáticas. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 69-84, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2748. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12811. Acesso em:.
Resumo: Este artigo trata das praxeologias dos sujeitos – professores em formação e formadores – que vivenciaram o processo de formação de professores de Matemática na modalidade de ensino à distância. O aporte teórico adotado para as análises foi a Teoria Antropológica do Didático e a metodologia de investigação utilizada foi do tipo qualitativa com uma abordagem etnográfica. Os resultados obtidos apontam para uma transposição de praxeologias do ensino a distância para o ensino presencial.
Abstract: This paper deals with the praxeologies of the subjects - professors in formation and educators - that they had lived deeply the process of formation of professors of Mathematics in the distance education modality. The theoretical support adopted for the analyses was the Anthropological Theory of the Didactic and the methodology of investigation used was of the qualitative type with an ethnographic boarding. The gotten results point to a transposition of praxeologies in the distance education for actual education.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação à distância
Teoria antropológica do didático
Formation of professors
Distance education
Anthropological theory of the didactic
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2748
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v7i8.2748
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoDistanciaProcesso.pdf292,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons