Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12844
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Jan-2014 |
metadata.dc.creator: | SILVA, Benedita das Graças Sardinha da FORMIGOSA, Marcos Marques |
Title: | Do campo para o campus: trajetória da educação do campo no baixo Tocantins |
Citation: | SILVA, Benedita das Graças Sardinha da; FORMIGOSA, Marcos Marques. Do campo para o campus: trajetória da educação do campo no baixo Tocantins. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 143-157, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2710. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12844. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo tem como objeto de estudo as políticas públicas para a educação do campo executadas na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Abaetetuba, com o objetivo de discutir como tais políticas públicas foram implementadas e qual o reflexo dessas no interior da instituição. No processo de pesquisa, escolheu uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como fonte de coleta de dados documentos oficiais que dispõem sobre as políticas públicas para a educação do campo no Brasil. Constatou-se, a partir da pesquisa, que essas iniciativas contribuíram para o fortalecimento dos grupos de pesquisa no campus; estreitou as relações entre a instituição e os movimentos sociais, bem como suscitou a preocupação da universidade na formação de professores para atuarem em escolas do campo. |
Abstract: | This article is about the study of public policy for rural education implemented at the Federal University of Pará/University Campus Abaetetuba, aiming to discuss how such policies were implemented and what the impact of these within the institution. In the research process, chose a qualitative approach, using as a methodology the literature, and as a source of data collection official documents that have public policy for rural education in Brazil. It was found from the study that these initiatives have contributed to the strengthening of research groups on campus; narrowed relations between the institution and the social movements, and raised the concern of university teacher training to work in schools field |
Keywords: | Educação do campo Políticas públicas Pronera Procampo Education field Public policies |
Series/Report no.: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2710 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v8i10.2710 |
Appears in Collections: | Artigos - Margens/UFPA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_CamposCampusTrajetoria.pdf | 420,2 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License