Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12885
Tipo: | Artigo de Periódico |
Fecha de publicación : | jun-2015 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de OLIVEIRA, Nazareno do Socorro da Silva |
metadata.dc.description.affiliation: | OLIVEIRA, M. R. D. Universidade Federal do Pará |
Título : | Classes multisseriadas: práticas, memórias e formação docente |
Citación : | OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; OLIVEIRA, Nazareno do Socorro da Silva. Classes multisseriadas: práticas, memórias e formação docente. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 224-238, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3070. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12885. Acesso em:. |
Resumen: | A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas de docentes em classes multisseriadas, das escolas do campo, localizadas no Município de Igarapé-Miri. Realizamos a sistematização das experiências vividas pelos professores em sala de aula relacionando o que os professores sabem, como produzem seus saberes docentes, culturais e pedagógicos, como transmitem esses saberes produzidos no interior de suas práticas. Utilizamos informações concedidas por esses sujeitos através de entrevistas na forma de narrativas memorialísticas, acompanhamos o cotidiano escolar das escolas, assim como visitamos as comunidades rurais onde essas escolas estão inseridas. |
Resumen : | This is research aimed to examine the pedagogical practices of teachers in multigrade classes, school " eld, located in the Municipality of Igarapé-Miri. We conducted the systematization of experiences by teachers in the classroom relating what teachers know, how they produce their teachers, cultural and pedagogical knowledge, as these transmit knowledge produced within their practices. We use information provided by these subjects through interviews as memorialistic narratives, we follow the school routine of schools, as well as visit the rural communities in which these schools are located. |
Palabras clave : | Saberes docentes Práticas docentes Classes multisseriadas Knowledge teachers Teaching practices Multigrade classes |
Series/Report no.: | Margens |
ISSN : | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v9i12.3070 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Margens/UFPA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ClassesMultisseriadasPraticas.pdf | 257,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons