Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOBATO, Lídia Sarges-
dc.creatorRIBEIRO, Joyce Otânia Seixas-
dc.date.accessioned2021-03-09T13:10:06Z-
dc.date.available2021-03-09T13:10:06Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationLOBATO, Lídia Sarges; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas. Brinquedo de miriti: tradição, gênero e currículo multicultural. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 285-306, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5410. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12954. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12954-
dc.description.abstractThis article is based on research carried out in a miriti toy production studio and was developed for 10 months, which constituted the graduation work. The research objective was to observe how the gender relations were materialized at the production and in the miriti toy itself and what cultural knowledge was transmitted at the process of making toys. I quote Williams (1992), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Scott (1995), Louro (1997, 2000), Silva (2000, 2004), Connell (1995), Moreira (2002), Candau (2003), Ribeiro (2010) e Gomes (2013). And as result, I inform that the miriti toy tradition is bicentennial, anchored in the belief of rough work and light work, on which it is sorted by gender the toy production. This gender culture is governed by normativity and by the spatialization that determine the proper places that the masculine and feminine bodies must occupy; in view of the hierarchy and inequality existing in the studio, there is a need to deconstruct this norm through the multicultural curriculum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-03T01:36:02Z No. of bitstreams: 2 Artigo_BrinquedoMiritiTradicao.pdf: 995419 bytes, checksum: 75adef446caa853f7f72c29a159ed9fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-09T13:10:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_BrinquedoMiritiTradicao.pdf: 995419 bytes, checksum: 75adef446caa853f7f72c29a159ed9fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-09T13:10:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_BrinquedoMiritiTradicao.pdf: 995419 bytes, checksum: 75adef446caa853f7f72c29a159ed9fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5410pt_BR
dc.subjectBrinquedo de miritipt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectMiriti toyen
dc.subjectCultureen
dc.subjectTraditionen
dc.titleBrinquedo de miriti: tradição, gênero e currículo multiculturalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7190520108421831pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0569883383932063pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue16pt_BR
dc.citation.spage285pt_BR
dcterms.citation.epage309pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v11i16.5410pt_BR
dc.description.resumoEste artigo resulta de pesquisa, a qual constituiu o trabalho de conclusão de curso, realizada em um ateliê de produção do brinquedo de miriti e desenvolvida durante 10 meses. A pesquisa teve como objetivo observar como as relações de gênero se materializavam na produção e no próprio brinquedo de miriti, e quais conhecimentos culturais eram transmitidos no processo de produção dos brinquedos. Acionei Williams (1992), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Scott (1995), Louro (1997, 2000), Silva (2000, 2004), Connell (1995), Moreira (2002), Candau (2003), Ribeiro (2010) e Gomes (2013). O método de pesquisa foi a etnografia pósmoderna (CLIFFORD, 2008). E como resultados, informo que a tradição do brinquedo de miriti é bicentenária, ancorada na crença no trabalho bruto e no trabalho leve, o que generifica a produção do brinquedo. Essa cultura de gênero é regida pela normatividade e pela espacialização que determinam os devidos lugares que os corpos masculinos e femininos devem ocupar. Em vista da hierarquia e desigualdade existente no ateliê, há a necessidade de desconstrução desta norma por meio do currículo multicultural.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_BrinquedoMiritiTradicao.pdf972,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons