Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12954
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LOBATO, Lídia Sarges | - |
dc.creator | RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T13:10:06Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T13:10:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-06 | - |
dc.identifier.citation | LOBATO, Lídia Sarges; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas. Brinquedo de miriti: tradição, gênero e currículo multicultural. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 285-306, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5410. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12954. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12954 | - |
dc.description.abstract | This article is based on research carried out in a miriti toy production studio and was developed for 10 months, which constituted the graduation work. The research objective was to observe how the gender relations were materialized at the production and in the miriti toy itself and what cultural knowledge was transmitted at the process of making toys. I quote Williams (1992), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Scott (1995), Louro (1997, 2000), Silva (2000, 2004), Connell (1995), Moreira (2002), Candau (2003), Ribeiro (2010) e Gomes (2013). And as result, I inform that the miriti toy tradition is bicentennial, anchored in the belief of rough work and light work, on which it is sorted by gender the toy production. This gender culture is governed by normativity and by the spatialization that determine the proper places that the masculine and feminine bodies must occupy; in view of the hierarchy and inequality existing in the studio, there is a need to deconstruct this norm through the multicultural curriculum. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-03T01:36:02Z No. of bitstreams: 2 Artigo_BrinquedoMiritiTradicao.pdf: 995419 bytes, checksum: 75adef446caa853f7f72c29a159ed9fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-09T13:10:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_BrinquedoMiritiTradicao.pdf: 995419 bytes, checksum: 75adef446caa853f7f72c29a159ed9fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-09T13:10:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_BrinquedoMiritiTradicao.pdf: 995419 bytes, checksum: 75adef446caa853f7f72c29a159ed9fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5410 | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo de miriti | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Tradição | pt_BR |
dc.subject | Miriti toy | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.subject | Tradition | en |
dc.title | Brinquedo de miriti: tradição, gênero e currículo multicultural | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7190520108421831 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0569883383932063 | pt_BR |
dc.citation.volume | 11 | pt_BR |
dc.citation.issue | 16 | pt_BR |
dc.citation.spage | 285 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 309 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/rmi.v11i16.5410 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo resulta de pesquisa, a qual constituiu o trabalho de conclusão de curso, realizada em um ateliê de produção do brinquedo de miriti e desenvolvida durante 10 meses. A pesquisa teve como objetivo observar como as relações de gênero se materializavam na produção e no próprio brinquedo de miriti, e quais conhecimentos culturais eram transmitidos no processo de produção dos brinquedos. Acionei Williams (1992), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Scott (1995), Louro (1997, 2000), Silva (2000, 2004), Connell (1995), Moreira (2002), Candau (2003), Ribeiro (2010) e Gomes (2013). O método de pesquisa foi a etnografia pósmoderna (CLIFFORD, 2008). E como resultados, informo que a tradição do brinquedo de miriti é bicentenária, ancorada na crença no trabalho bruto e no trabalho leve, o que generifica a produção do brinquedo. Essa cultura de gênero é regida pela normatividade e pela espacialização que determinam os devidos lugares que os corpos masculinos e femininos devem ocupar. Em vista da hierarquia e desigualdade existente no ateliê, há a necessidade de desconstrução desta norma por meio do currículo multicultural. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_BrinquedoMiritiTradicao.pdf | 972,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons