Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13085
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Dec-2017 |
metadata.dc.creator: | OLIVEIRA, Danilo Araújo de![]() |
Title: | Discursos heteronormativos e produção de sujeitos generificados no currículo escolar |
Citation: | OLIVEIRA, Danilo Araújo de. Discursos heteronormativos e produção de sujeitos generificados no currículo escolar. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 92-107, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5436. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13085. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem por finalidade analisar o funcionamento da heteronormatividade no currículo de uma escola de educação básica. A abordagem metodológica foi qualitativa, a partir de um posicionamento pós-crítico. Realizamos entrevistas abertas com sete docentes (cinco mulheres e dois homens) e a análise dos dados considerando discurso como categoria teórica. Os resultados da pesquisa informam que discursos normalizadores funcionam como demandas educativas, conferindo inteligibilidade de gênero aos corpos, marcando e regulando também aqueles/as que apresentam performance as quais se distanciam e rompem com as normas de gênero. Também foi observado que noções essencialistas sobre gênero e sexualidade são acionadas, aprendidas e ensinadas, mediante o atravessamento de discursos biológico e religioso nas narrativas, definindo e fixando duas identidades de gênero possíveis e opostas: masculina-homem/feminina-mulher. Os discursos que atravessam as narrativas reforçam a (re)produção da heterossexualização compulsória no currículo investigado, com poucas experiências de subversões. |
Abstract: | This article is a part from a master's research and aims to analyze the functioning of heteronormativity in the curriculum of a basic education school. The methodological approach was qualitative, based on a post-critical positioning. We conducted open interviews with seven teachers (five women and two men) and analyzed the data considering discourse as a theoretical category. The results of the research report that normalizing discourses function as educational demands, giving gender intelligibility to bodies, marking and regulating also those who perform, who distance themselves and break with gender norms. It was also observed that essentialist notions about gender and sexuality are triggered, learned and taught through the crossing of biological and religious discourses in the narratives, defining and fixing two possible and opposing gender identities: male-male / female-female. The discourses that go through the narratives reinforce the (re) production of compulsory heterosexualization in the curriculum investigated, with few experiences of subversions. |
Keywords: | Currículo escolar Heteronormatividade Normas de gênero School curriculum Heteronormativity Gender norms |
Series/Report no.: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5436 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v11i17.5436 |
Appears in Collections: | Artigos - Margens/UFPA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_DiscursosHeteronormativosProducao.pdf | 539,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License