Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13378
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 28-mar-2016
Autor(es): PAULO, Stephany Glaucia de Oliveira
Primer Orientador: BRANDEMBERG, João Cláudio
Título : Saberes docentes na licenciatura em matemática acerca do ensino de derivada
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : PAULO, Stephany Glaucia de Oliveira. Saberes docentes na licenciatura em matemática acerca do ensino de derivada. Orientador: Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13378. Acesso em:.
Resumen: Este trabalho desenvolve-se a partir da pesquisa qualitativa que tem como objetivo identificar os Saberes Docentes presentes na Licenciatura em Matemática e ensino de Derivada. O estudo envolve cinco professores que lecionam ou já lecionaram a disciplina de Cálculo I para a Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará e/ou Universidade Federal do Pará, que busca responder a seguinte pergunta: quais os saberes docentes presentes na licenciatura em Matemática e ensino de Derivada? Este estudo se divide em duas etapas, a primeira é a aplicação de um questionário contendo dezoito questões sobre a formação do professor e atuação no ensino de Derivada, a segunda é a entrevista na qual constam cinco questões referentes à trajetória profissional do professor desde sua Graduação e seis questões relativas à concepção do professor em relação ao ensino de Derivada na Licenciatura em Matemática. Posteriormente construímos um novo roteiro de entrevista, que contém sete questões sobre o ensino de Derivada, duas acerca da dificuldade da aprendizagem de Derivada e quatro a propósito da formação profissional, da experiência e do currículo do curso. No estudo histórico sobre o desenvolvimento da Derivada, baseamos nos trabalhos de Haveroth (2013), Pires (2004), Bardi (2008), Carvalho (2007) e Baroni e Otero-Garcia (2014). No estudo bibliográfico sobre o ensino de Derivada na Licenciatura em Matemática, fundamentamos em Dall’Anese (2000), Santos e Matos (2012) e Traldi Júnior (2007) e sobre o saberes docentes em, Tardif (2014) e Pimenta (1996). Com base na análise das entrevistas realizadas, fizemos algumas considerações: percebemos que esses saberes estão intimamente ligados uns ao outros, saberes estes que são o da formação profissional, o da experiência, o disciplinar e o curricular.
Resumen : This work is developed from the qualitative research that aims to identify the Knowledge Teachers present in the Degree in Mathematics and teaching Derivative. The study involves five teachers who teach or have taught at the Calculus I course for the degree in Mathematics of the Pará State University and / or the Federal University of Pará, which seeks to answer the following question: what teaching knowledge present in the degree in Mathematics and teaching Derivative? This study is divided into two stages, the first is the application of a questionnaire containing eighteen questions about teacher training and performance in education derivative, the second is the interview which contains five questions concerning the professional career of the teacher since his graduation and six questions relating to teacher design in relation to the Derivative of education in degree in Mathematics. Later built a new interview script, which contains seven questions on teaching Derivative two about the difficulty of Derivative learning and four purpose of training, experience and the course curriculum. In the historical study of the development of derivative, we based the work of Haveroth (2013), Pires (2004), Bardi (2008), Carvalho (2007) and Baroni and Otero-Garcia (2014). In bibliographical study on the Derivative of education in the Degree in Mathematics, based in Dall'Anese (2000), Santos and Matos (2012) and Traldi Junior (2007) and on the teaching knowledge in Tardif (2014) and Pimenta (1996). Based on the analysis of the interviews, we made some considerations: we realize that this knowledge’s are closely linked to one another, knowledge that these are the training, the experience, discipline and curriculum.
Palabras clave : Educação matemática
Ensino de cálculo
Ensino de derivada
Licenciatura em matemática
Saberes docentes
Mathematics education
Teaching calculus
Derivative teaching
Degree in mathematics
Knowledge teachers
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Saberes docentes na licenciatura_Dissertacao .pdf780,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.