Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13794
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 16-dic-2016
Autor(es): SOUSA JÚNIOR, Mario Alexandre de
metadata.dc.description.affiliation: SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC/PA
Primer Orientador: NUNES, José Messildo Viana
Título : A calculadora científica na transição de artefato a instrumento: uma abordagem instrumental nos cursos de engenharia
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : SOUSA JÚNIOR, Mario Alexandre de. A calculadora científica na transição de artefato a instrumento: uma abordagem instrumental nos cursos de engenharia / Mario Alexandre de Sousa Júnior. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13794. Acesso em:.
Resumen: Este estudo aqui apresentado investigou o uso da calculadora científica na transição de artefato a instrumento nos processos de estudo em torno do Cálculo Diferencial do primeiro semestre dos cursos de Engenharia Civil/Elétrica/Mecânica em uma Universidade particular na cidade de Belém-Pará. A atividade analisada foi elaborada de modo a proporcionar o uso da calculadora científica Casio modelo fx82MS. A pesquisa se deu como um estudo de caso. Pra alcançar tal objetivo, a priori foi proposta uma oficina para avaliar a experiência dos graduandos na utilização da calculadora, e a posteriori, aplicação de atividades envolvendo noções de Cálculo Diferencial e sob o ponto de vista da Gênese Instrumental de modo a ser estabelecido seu papel em um processo de construção de conhecimentos, assim os resultados foram analisados ao modelo da (s) Situação (ões) de Atividade (s) Instrumental (is) - SAI, de modo a analisar ações de instrumentação. Com base nas atividades, observamos que a maioria dos graduandos não conhecia a calculadora científica e seus recursos até a realização da oficina, passando a (re) conhecê-la durante as atividades à medida que iam se apropriando de seus recursos para realizar as atividades de noções de Cálculo Diferencial, potencializando-a de artefato a instrumento.
Resumen : The present study investigated the use of the scientific calculator in the transition from artifact to instrument in the study processes around the Differential Calculus of the first semester of Civil / Electrical / Mechanical Engineering courses at a private university in the city of Belém-Pará. The activity analyzed was designed to provide the use of the Casio fx-82MS scientific calculator. The research took the form of a case study. To achieve this objective, a workshop was first proposed to evaluate the students' experience in using the calculator and, a posteriori, to apply activities involving Differential Calculus and from the point of view of Instrumental Genesis in order to establish its role In a process of construction of knowledge, so the results were analyzed to the Situation (s) of Instrumented Activity (s) - SAI, in order to analyze actions of instrumentation. Based on the activities, we observed that the majority of undergraduates did not know the scientific calculator and its resources until the realization of the workshop, getting to know it during the activities as they appropriated their resources to carry out the activities of notions of Calculation Differential, potentiating it from artifact to instrument.
Palabras clave : Calculadora científica
Gênese instrumental
Situação (ões) de atividade (s) instrumental (is)
Scientific calculator
Genesis instrumental
Situacion (s) of instrumented activity (s)
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA :: MATEMÁTICA >> ESTUDO E ENSINO
CIÊNCIAS HUMANAS :: EDUCAÇÃO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CalculadoraCientificaTransicao_Dissertacao.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons