Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13875
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 28-Feb-2019
metadata.dc.creator: SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho
metadata.dc.description.affiliation: Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA/UFPA)
metadata.dc.contributor.advisor1: GUERRA, Renato Borges
Title: Modelagem Matemática escolar: uma organização praxeológica complexa
Citation: SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho. Modelagem Matemática escolar: uma organização praxeológica complexa. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2019. 162 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13875. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho questiona o ciclo de modelagem matemática como técnica da tarefa de modelar matematicamente problemas em contextos concretos a partir da noção de organização praxeológica complexa concebida à luz da Teoria Antropológica do Didático. Propõe novas técnicas de modelagem que preservam o caráter cíclico e a partir de experimentação empírica, propõe o ciclo investigativo de modelagem matemática.
Abstract: This work questions the mathematical modeling cycle like a technique of the task of mathematically modeling problems at concrete contexts from the notion of complex praxeological organization conceived in the light of the Didactic Anthropological Theory. The work proposes new modeling techniques that preserve the cyclical character and from empirical experimentation, it proposes the investigative cycle of mathematical modeling.
Keywords: Educação matemática
Modelagem matemática
Teoria antropológica do didático
Técnicas de modelagem
Ciclo investigativo de modelagem matemática
Mathematics education
Mathematical modeling
Anthropological teaching theory
Modeling techniques
Investigative cycle of mathematical modeling
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS,SABERES E VALORES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModelagemMatematicaEscolar_Tese.pdf2,87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons