Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13875
Tipo: Tese
Fecha de publicación : 28-feb-2019
Autor(es): SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho
metadata.dc.description.affiliation: Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA/UFPA)
Primer Orientador: GUERRA, Renato Borges
Título : Modelagem Matemática escolar: uma organização praxeológica complexa
Citación : SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho. Modelagem Matemática escolar: uma organização praxeológica complexa. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2019. 162 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13875. Acesso em:.
Resumen: Este trabalho questiona o ciclo de modelagem matemática como técnica da tarefa de modelar matematicamente problemas em contextos concretos a partir da noção de organização praxeológica complexa concebida à luz da Teoria Antropológica do Didático. Propõe novas técnicas de modelagem que preservam o caráter cíclico e a partir de experimentação empírica, propõe o ciclo investigativo de modelagem matemática.
Resumen : This work questions the mathematical modeling cycle like a technique of the task of mathematically modeling problems at concrete contexts from the notion of complex praxeological organization conceived in the light of the Didactic Anthropological Theory. The work proposes new modeling techniques that preserve the cyclical character and from empirical experimentation, it proposes the investigative cycle of mathematical modeling.
Palabras clave : Educação matemática
Modelagem matemática
Teoria antropológica do didático
Técnicas de modelagem
Ciclo investigativo de modelagem matemática
Mathematics education
Mathematical modeling
Anthropological teaching theory
Modeling techniques
Investigative cycle of mathematical modeling
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS,SABERES E VALORES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ModelagemMatematicaEscolar_Tese.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons