Os sentidos de leitura para a comunidade escolar no ensino fundamental na cidade de Alenquer-Pará: estudo de caso nas escolas Municipal Jorge Sadala e Estadual Monteiro Lobato.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-02-29

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

SANTOS, Nara Raimunda de Almeida. Os sentidos de leitura para a comunidade escolar no ensino fundamental na cidade de Alenquer-Pará: estudo de caso nas escolas Municipal Jorge Sadala e Estadual Monteiro Lobato. Orientador ou Orientadora: Nome por extenso. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: . Acesso em:.

DOI

Investigar a prática da Ieitura no universo escolar é algo fundamental pois dialoga com todas as disciplinas, além de apontar para a perspectiva interdisciplinar e para a formação integral do discente enquanto sujeito da sua própria leitura de mundo e do texto. O tema em questão, “OS SENTIDOS DE LElTURA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE ALENQUER-PARÁ: estudo de caso nas escolas Municipal Jorge Sadala e Estadual Monteiro Lobato”, buscou verificar a compreensão sobre a leitura pelas comunidades da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monteiro Lobato e Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Sadala, a fim de refletir sobre as práticas e as perspectiva para formação de leitores no espaço escolar. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, com estudo de caso, de caráter qualitativa e quantitativa. Para tanto, apresentou os sentidos construídos pela comunidade escolar em relação a leitura no processo de ensino—aprendizagem e um mapeamento das ações voltadas para o incentivo à leitura na cidade de Alenquer. Tal estudo teve como aporte teórico central as teses de Paulo Freire (2015) e VYGOTSKY (1995) que subsidiam uma leitura crítica sobre o mundo e sua relação com o ato de ler. A pesquisa indicou desarticulação das políticas de leitura nas escolas, a falta de projetos de incentivo à leitura de caráter contínuo que envolva os discentes e a ausência de conexão entre os projetos da cidade e os que acontecem nas escolas, além da falta de diretrizes de formação continuada para os professores que atuam nas salas de aula. A percepção da comunidade escolar sobre a leitura reconheceu a importância da prática da leitura para a formação dos alunos, dos professores e da comunidade, mas ainda é uma atividade pouco cultivada nas escolas, uma vez que os projetos de incentivo à leitura não se articulam.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SANTOS, Nara Raimunda de Almeida. Os sentidos de leitura para a comunidade escolar no ensino fundamental na cidade de Alenquer-Pará: estudo de caso nas escolas Municipal Jorge Sadala e Estadual Monteiro Lobato. Orientador ou Orientadora: Nome por extenso. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: . Acesso em:.