Avaliação da qualidade do Mapará (Hypophthalmus spp.) estocado entre camadas de gelo provenientes dos mercados de pescados de Santarém – PA

Imagem de Miniatura

Data

09-08-2021

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

CARDOSO, Renata Lima Sabá. Avaliação da qualidade do Mapará (Hypophthalmus spp.) estocado entre camadas de gelo provenientes dos mercados de pescados de Santarém PA. Orientador: Edinaldo José de Sousa Cunha. 2021. 47 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14304. Acesso em:.

DOI

Manter a boa qualidade do pescado é essencial para a saúde do consumidor e para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado. Uma das principais formas de manter essa qualidade é através da utilização de gelo para estocagem de peixe. Assim, esta pesquisa visou identificar através de análises sensoriais, microbiológicas e químicas (teste de H2S, amônia e pH) fatores que oferecessem variação sobre o tempo de vida útil no processo de armazenagem em camadas de gelo do Mapará (Hypophtalmus spp.). Foram realizadas duas coletas na Feira Mercado do Pescado em Santarém-PA: o experimento 1, com 143 peixes e o experimento 2, com 81 peixes. Para as análises foram retirados dois peixes para avaliação sensorial, dois para avaliação do pH, um peixe para prova de amônia, um para o teste de Éber de H2S e um peixe para análise microbiológica. Os resultados obtidos na análise sensorial, indicaram que o ponto de rejeição do pescado ocorreu entre o 17º e 20º dia. Nos experimentos 1 e 2 os valores de pH na carne do peixe foram superiores a 6,5, ou seja, fora do limite estabelecido por lei. Na prova de Éber para H2S, houve resultados positivos a partir do 11º dia. O teste de Éber para amônia, apresentou valor positivo a partir do 14º dia. Na análise microbiológica, foram encontrados valores de NMP/g de <1,8 a 79x104 (NMP/g) para coliformes termotolerantes e de 11 a >1.600 (NMP/g) de coliformes totais. O armazenamento em camadas de gelo para Hypophtalmus spp. mostrou-se ineficiente para longos períodos. Os resultados nos permitem inferir que é necessário monitoramento, pesquisa e conscientização contínua acerca das boas práticas de pesca e manejo do pescado pós captura.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

1 PDF

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br