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Tipo: Dissertação
Data do documento: 10-Nov-2022
Autor(es): SILVA, Maico Tailon Silva da
Primeiro(a) Orientador(a): NUNES, José Messildo Viana
Título: Classificação da informação: uso interno o pensamento algébrico mediado pelo jogo de cartas RFP
Citar como: SILVA, Maico Tailon Silva da. Classificação da informação: uso interno o pensamento algébrico mediado pelo jogo de cartas RFP. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2022. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15281. Acesso em:.
Resumo: Nesta pesquisa expomos resultados de estudos e criação desenvolvidos com base na relação possível entre os jogos de cartas e a Regra da Falsa Posição (RFP), cuja interseção possibilitou a constituição do jogo de cartas RFP contribuinte aos estudos relativos à equação polinomial do primeiro grau, através de processos numéricos, remontando maneiras/modos de perceber e manipular elementos matemáticos, especialmente sob o domínio algébrico, promovidos em civilizações egípcias, babilônicas e chinesas, cujas habilidades foram preponderantes ao desenvolvimento dos conhecimentos algébricos. Objetivamos evidenciar a potencialidade presente em um método numérico na combinação com jogos de cartas, possibilitando boas aprendizagens matemáticas especialmente relativas a equações polinomiais do primeiro grau propiciando o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de suas caracterizações. Elencamos como pergunta de pesquisa: em que medida a Regra da Falsa Posição (RFP) combinada com um jogo de cartas promove o desenvolvimento do pensamento algébrico no ensino de equações polinomiais do primeiro grau? Coletamos os dados para análise de maneira empírica através do uso do jogo com professores e, em uma turma do 8° ano do ensino fundamental. Utilizamos os pressupostos metodológicos da engenharia didática em nossa pesquisa de cunho qualitativo sob as bases de uma pesquisa-ação. Reportamos-nos no aspecto teórico da pesquisa aos documentos oficiais educacionais como PCN, BNCC e outros, bem como as contribuições de Guy Brousseau com a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e o modelo relativo ao pensamento algébrico conforme James Kaput e Juan Godino. Nossa pesquisa gerou como produto educacional o jogo de cartas RFP que está em anexo.
Abstract: In this research we expose results of studies and creation developed based on the possible relationship between card games and the Rule of False Position (RFP), whose intersection enabled the constitution of the RFP card game contributor to studies related to the polynomial equation of the first degree, through numerical processes, reassembling ways/ways of perceiving and manipulating mathematical elements, especially under the algebraic domain, promoted in Egyptian, Babylonian and Chinese civilizations, whose abilities were preponderant to the development of algebraic knowledge. We aim to highlight the potentiality present in a numerical method in the combination with card games, enabling good mathematical learning especially related to polynomian equations of the first degree, propitiating the development of algebraic thought from its characterizations. We list it as a research question: to what extent does the False Position Rule (RFP) combined with a card game promote the development of algebraic thinking in the teaching of polynomian equations of the first degree? We collected the data for empirical analysis through the use of the game with teachers and in a class of the 8th year of elementary school. We used the methodological assumptions of didactic engineering in our qualitative research, under the bases of an action research. We report on the theoretical aspect of research to official educational documents such as PCN, BNCC and others, as well as the contributions of Guy Brousseau with the Theory of Didactic Situations (TSD) and the model related to algebraic thought according to James Kaput and Juan Godino. Our research generated as an educational product the rfp card game that is attached.
Palavras-chave: Pensamento algébrico
Equação do 1º grau
Teoria das situações didáticas
Jogo de cartas RFP
Algébrico Thought
1ST degree equation
Theory of didactic situations
RFP card game
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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