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Ensino-aprendizagem em saúde mental e psiquiatria: percepção dos alunos da graduação em enfermagem

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09-03-2017

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FREITAS, Karina Faine da Silva. Ensino-aprendizagem em saúde mental e psiquiatria: percepção dos alunos da graduação em enfermagem. Orientadora: Marília de Fátima Vieira de Oliveira. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Belém, 2017. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15659. Acesso em:.

DOI

O estudo tem como objetivo conhecer a percepção dos alunos da graduação sobre o processo ensino-aprendizagem nas atividades curriculares: Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria e Semi-Internato em Enfermagem II, identificando fragilidades no processo de formação. O suporte teórico filosófico apoia-se na concepção pedagógica libertadora de Paulo Freire, bem como, é ancorado em autores e documentos que discutem o tema proposto. Participaram quatorze alunos graduandos que cursaram as atividades curriculares de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria e Semi-Internato em Enfermagem II, ministradas respectivamente no 4° e 9° semestres do Curso de Enfermagem-UFPA, divididos entre duas sessões, a primeira composta por quatro alunos e a segunda sessão composta por dez alunos. A coleta de dados foi realizada nos meses de setembro e outubro de 2015, através da técnica de entrevistas grupais, por meio do grupo focal. Os dados obtidos foram analisados seguindo os passos propostos por John W. Creswell (2010), do qual surgiram quatro importantes unidades temáticas: “O olhar crítico-curioso para as aulas de Saúde Mental e Psiquiatria”; “A dimensão Pedagógica”; “Aprendizagem em relação à Saúde Mental e Psiquiatria”; “O estigma em relação ao paciente psiquiátrico”. Os resultados mostraram que os alunos percebem o seu processo de formação e contemplam de forma crítica as maneiras de ensinar em saúde mental e psiquiatria, e reconhecem que o modo como o conteúdo é trabalhado faz diferença no processo ensino-aprendizagem. Infere-se que para os professores ainda é um desafio compreender a ação pedagógica e o papel que assumem nesse processo, reconhecendo as demandas e os requerimentos que determinam o processo de formação, bem como, o respeito à autonomia de seus alunos. Por meio desse estudo percebemos a necessidade de consolidar a formação do enfermeiro na perspectiva do SUS, no sentido de conhecer os dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial e os preceitos da Reforma Psiquiátrica. Os resultados apontam a necessidade de superar a formação em saúde mental pontual, pelo contrário, deve-se privilegiar um ambiente acadêmico que favoreça a discussão da temática em todas as atividades curriculares, pois se trata de um tema transversal e transcorre em todo o processo de viver do ser humano. Foi possível compreender que por meio da práxis, do processo de reflexão sobre a ação e a postura crítica que o meio se transforma e as pessoas são transformadas.

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Área de concentração

ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Linha de pesquisa

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E GESTÃO PARA A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO

CNPq

CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências da Saúde

Programa

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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Fonte

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