Etnogêneses e cidadanização no Brasil: movimentos indígenas e educação para a cidadania no tempo presente (1964-2021)

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

28-11-2022

Orientador(es)

COELHO, Mauro Cezar Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citar como

FERNANDES, Fernando Roque. Etnogêneses e cidadanização no Brasil: movimentos indígenas e educação para a cidadania no tempo presente (1964-2021). Orientador: Mauro Cezar Coelho. 2022. 313 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15783. Acesso em:.

DOI

Os povos indígenas não foram receptores passivos das políticas indigenistas gestadas pelo Estado brasileiro na segunda metade do século XX. Ao contrário, protagonizaram a luta pela igualdade de direitos, mesmo quando o contexto de crise política e social que caracterizou o Regime Civil-Militar, entre os anos 1964-1985, avançou sobre o futuro da questão indígena através de tentativas de emancipação compulsória que punham em risco a sobrevivência de diversos povos. O objetivo desta tese é apresentar uma análise que auxilie na compreensão sobre as estratégias indígenas que dimensionaram as articulações de sujeitos e coletivos étnicos em defesa de suas especificidades e diferenças, contribuindo para a ocorrência de emergências políticas e sociais caracterizadas pelos fenômenos de etnogêneses, os quais informam aspectos da cidadanização indígena nos termos estabelecidos pela Constituição Brasileira de 1988. É também verificar de que modo os movimentos indígenas contemporâneos, através de suas agências, baseadas em exemplares iniciativas, se apropriaram das associações de representação civil e da educação escolar enquanto instrumentos à serviço da formação para o exercício da cidadania plena no contexto da luta, ainda em curso no tempo presente, pela garantia e conquista de direitos que considerem as especificidades sociohistóricas que informam o multiculturalismo no Brasil.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Protagonismo Indígena na históriaPolíticas indígenas e indigenistasEtnogênesesCidadanização no BrasilMovimentos indígenas contemporâneosFormação de professoresEducação escolar indígenaAmazônia brasileiraTempo presenteIndigenous protagonism in historyIndigenous and Indigenist policiesEthnogenesisCitizenship in BrazilContemporary indigenous movementsTeacher trainingIndigenous school educationBrazilian AmazonPresent tense

Área de concentração

HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA

Linha de pesquisa

ETNICIDADE E TERRITORIALIDADES: USOS E REPRESENTAÇÕES

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI