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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: 2017
Autor(es): PASCOAL, Paulo Henrique Almeida
LIMA, Maria Lúcia Chaves
CRUZ, Bruna de Almeida
SILVA, Jéssica Modinne de Souza e
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Os discursos de profissionais da saúde acerca do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Título(s) alternativo(s): The discourse of healthcare providers about attention and hypertability deficit disorder (ADHD)
Citar como: PASCOAL, Paulo Henrique Almeida et al. Os discursos de profissionais da saúde acerca do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Saúde em Redes, online, v. 3, n. 3, 2017. DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n3p222-229. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15921. Acesso em:.
Resumo: O presente artigo visa apresentar o discurso dos profissionais da saúde acerca do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Para isto, recorri a uma roda de conversa com uma psicóloga, uma pediatra, uma geneticista e uma neuropediatra do Serviço Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. A escolha pela roda de conversa se deu pela oportunidade de produzir um diálogo aberto, extraindo mais informações dos participantes, colocando os mesmos na posição de protagonista na troca de conhecimentos. Os resultados obtidos apontam para uma medicalização dos problemas de aprendizagem, uma vez que os critérios de avaliação dentro do Serviço Caminhar, baseados no DSM IV, são vistos como principal meio para a produção do diagnóstico de TDAH. O TDAH é visto pelos dos profissionais da saúde do Caminhar como sendo uma patologia de ordem neurológica, mas as profissionais divergem quanto ao uso do metilfenidato para o tratamento dessa patologia. Dessa forma, analiso que as informações contidas neste artigo foram importantes para conhecer os discursos dos profissionais da saúde do Serviço Caminhar e seus posicionamentos com relação ao TDAH, tornando-se um estudo relevante para a discussão sobre a medicalização da educação em um centro de referência no Pará que é o Hospital Bettina Ferro de Souza.
Abstract: The present article aims to present the discourse of health professionals on Attention Deficit Disorder with Hyperactivity (ADDH). For this, a conversation was held with professionals of a project of health of the child and adolescent of a university hospital in Belém, state of Pará, Brazil. The choice of the conversation wheel was the opportunity to produce an open dialogue, extracting more information from the participants, placing them in the position of protagonist in the exchange of knowledge. The results obtained point to a medicalization of the learning problems, since the evaluation criteria in the service, still based on DSM IV, are seen as the main means for the diagnosis of ADDH. ADDH is seen by the participating professionals as a neurological disorder, but differ regarding the use of methylphenidate for the treatment of this pathology. Thus, knowing the discourses of health professionals in relation to ADDH is relevant to identify the medicalization of education in progress and, thus, develop strategies of resistance to this process.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Medicalização
Metilfenidato
Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Medicalization
Methylphenidate
Título do Periódico: Saúde em Redes
ISSN: 2446-4813
País: Brasil
Instituição: Associação Brasileira da Rede UNIDA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/861
Identificador DOI: 10.18310/2446-4813.2017v3n3p222-229
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