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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16393
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 20-Fev-2024 |
Autor(es): | TEÓFILO, Diego Souza |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC - Secretaria de Estado de Educação do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | LEAL, Luiz Augusto Pinheiro |
Título: | Negritando o ensino de História: abordagens e reflexões sobre a presença negra na Primeira República |
Citar como: | TEÓFILO, Diego Souza. Negritando o ensino de História: abordagens e reflexões sobre a presença negra na Primeira República. Orientador: Luiz Augusto Pinheiro Leal. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16393. Acesso em:. |
Resumo: | Passados 20 anos da aprovação e a regulamentação da Lei 10639/03, ainda é necessário discutir, refletir e reconhecer a importância da temática das relações étnico-raciais na escola. Nesse sentido, neste trabalho refletimos sobre a importância da legislação; as intervenções e formulações do movimento negro para a educação brasileira; o papel da nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC; a importância do ensino de história como campo em transformação, aberto à reinvenção teórica e às novas abordagens. Ademais, observamos e analisamos as percepções existentes dos/as estudantes sobre as relações étnico-raciais na escola e na sociedade, dialogamos sobre a presença negra na primeira república no âmbito nacional e local, observando os impactos do período na vida desta população. Por fim, analisamos o manual didático utilizado pela turma pesquisada e abordamos a educomunicação como um campo de intervenção no ensino de história, dialogando também como uma possibilidade de repensar e construir um novo ambiente escolar com foco no desenvolvimento intelectual e na autonomia do alunado, trabalhando a produção de jornal mural. A presente proposta foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cidade de Emaús, fundada na década de 1980 pelo ao Movimento República de Emaús – MRE, localizada no bairro do Bengui na cidade de Belém/PA. Para fins metodológicos, foram adotados os seguintes procedimentos: levantamento de dados consideradas fontes primárias junto ao MRE, inclusive do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola; aplicação de questionário em formato aberto com discente; e desenvolvimento de pesquisa participante junto ao grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, por serem sujeitos do processo, além de ter havido o desejo de conhecermos melhor o público com o qual trabalhamos. Tendo como objetivo discutir a construção de novas abordagens acerca da presença negra no ensino de história durante a primeira república no Brasil, como questão problema investigou-se a forma como a presença da população negra no início do período republicano brasileiro, a partir dos manuais didáticos e de outros materiais de apoio utilizados em sala de aula. |
Abstract: | Twenty years after the approval and regulation of Law 10639/03, it is still necessary to discuss, reflect and recognize the importance of the issue of ethnic-racial relations in schools. In this sense, in this work we will reflect on the importance of legislation, the interventions and formulations of the black movement for Brazilian education, the role of the new National Common Curricular Base – BNCC, the importance of teaching history as a field in transformation, theoretical reinvention and open new approaches, observe and analyze students' existing perceptions about ethnic-racial relations at school and in society, discuss the black presence in the first republic at national and local levels, observing the impacts of the period on the lives of this population, for Finally, we will analyze the teaching manual used by the researched class and approach educommunication as a field of intervention in the teaching of history, also thinking of it as a possibility of rethinking and building a new school environment with a focus on the intellectual development and autonomy of students, work to wall newspaper production. This proposal was developed at the Cidade de Emaús State School of Elementary and Secondary Education, founded in the 1980s by the Movimento República de Emaús – MRE located in the neighborhood of Bengui in the city of Belém/Pa. For methodological purposes, the following procedures will be adopted: collection of data considered primary sources from the MRE, Pedagogical Political Project – school PPP, application of an open-format questionnaire with students and development of participatory research with a group of students in the 9th year of education fundamental, and considering the group as subjects of the process, in addition to the desire to better understand the public in which one wishes to work. Aiming to discuss the construction of new approaches to the black presence in the teaching of history during the first republic in Brazil, with the problem of investigating how the presence of the black population at the beginning of the Brazilian republican period, based on teaching manuals and other materials used in the classroom. |
Palavras-chave: | Ensino de história Étnico-raciais República Educomunicação History teaching Law 10639 Ethnic-racial Educommunication |
Área de Concentração: | ENSINO DE HISTÓRIA |
Linha de Pesquisa: | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Ananindeua |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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