Negritando o ensino de História: abordagens e reflexões sobre a presença negra na Primeira República

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20-02-2024

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TEÓFILO, Diego Souza. Negritando o ensino de História: abordagens e reflexões sobre a presença negra na Primeira República. Orientador: Luiz Augusto Pinheiro Leal. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16393. Acesso em:.

DOI

Passados 20 anos da aprovação e a regulamentação da Lei 10639/03, ainda é necessário discutir, refletir e reconhecer a importância da temática das relações étnico-raciais na escola. Nesse sentido, neste trabalho refletimos sobre a importância da legislação; as intervenções e formulações do movimento negro para a educação brasileira; o papel da nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC; a importância do ensino de história como campo em transformação, aberto à reinvenção teórica e às novas abordagens. Ademais, observamos e analisamos as percepções existentes dos/as estudantes sobre as relações étnico-raciais na escola e na sociedade, dialogamos sobre a presença negra na primeira república no âmbito nacional e local, observando os impactos do período na vida desta população. Por fim, analisamos o manual didático utilizado pela turma pesquisada e abordamos a educomunicação como um campo de intervenção no ensino de história, dialogando também como uma possibilidade de repensar e construir um novo ambiente escolar com foco no desenvolvimento intelectual e na autonomia do alunado, trabalhando a produção de jornal mural. A presente proposta foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cidade de Emaús, fundada na década de 1980 pelo ao Movimento República de Emaús – MRE, localizada no bairro do Bengui na cidade de Belém/PA. Para fins metodológicos, foram adotados os seguintes procedimentos: levantamento de dados consideradas fontes primárias junto ao MRE, inclusive do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola; aplicação de questionário em formato aberto com discente; e desenvolvimento de pesquisa participante junto ao grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, por serem sujeitos do processo, além de ter havido o desejo de conhecermos melhor o público com o qual trabalhamos. Tendo como objetivo discutir a construção de novas abordagens acerca da presença negra no ensino de história durante a primeira república no Brasil, como questão problema investigou-se a forma como a presença da população negra no início do período republicano brasileiro, a partir dos manuais didáticos e de outros materiais de apoio utilizados em sala de aula.

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País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

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Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br

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