Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16446
Tipo: Dissertação
Data do documento: 25-Jun-2024
Autor(es): SANTOS, Alandienis Souza
Afiliação do(s) Autor(es): SEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educação de Tomé-Açú
Primeiro(a) Orientador(a): LINHARES, Anna Maria Alves
Título: “E eu não sou uma professora?”: ensino de História e narrativas femininas das margaridas e girassóis na Educação do Campo
Citar como: SANTOS, Alandienis Souza. “E eu não sou uma professora?”: ensino de História e narrativas femininas das margaridas e girassóis na Educação do Campo. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16446. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação tem o intuito de discutir e refletir sobre a importância de narrativas que incluam as mulheres, mais especificamente negras, nas aulas de história do campo de Tomé-Açu (PA). As entrevistas e a observação do cotidiano escolar foram a fonte de pesquisa para a realização deste trabalho acadêmico, juntamente com as leituras de autoras negras como Lélia González, Conceição Evaristo, Alice Walker, Djamila Ribeiro, Audre Lorde, outras autoras como Glória Anzaldúa, Roseli Salete Caldart, autores como Ailton Krenak e Antônio Bispo, entre outros. Evidenciamos narrativas de professoras que lecionam a disciplina de história no campo para entender como se dá essa invisibilidade. Produzimos um panfleto com os conceitos: feminismo, feminismo negro, ecofeminismo e educação do campo, criamos um coletivo CEAME- Coletivo de Educadoras(es) Antirracistas Movimentando a Educação do Campo, por meio de um blog como produto da dissertação, para que mais educadoras conheçam e discutam sobre patriarcado, racismo, machismo, sexismo na Educação do Campo no ensino de História.
Abstract: This dissertation aims to discuss and reflect on the importance of narratives that include women, more specifically black women, in history classes in the Tomé-Açu (PA) countryside. The interviews and observation of daily school life were the source of research for carrying out this academic work, together with the readings of black authors such as Lélia González, Conceição Evaristo, Alice Walker, Djamila Ribeiro, Audre Lorde, other authors such as Glória Anzaldúa, Roseli Salete Caldart, authors such as Ailton Krenak and Antônio Bispo, etc. We highlight narratives from teachers who teach history in the countryside to understand how this invisibility occurs. We produced a pamphlet with the concepts: feminism, black feminism, ecofeminism and rural education, we created a collective CEAME- Coletivo de Educadoras(es) Antiracistas Movimentando a Educação do Campo, through a blog as a product of the dissertation, so that more educators learn about and discuss patriarchy, racism, machismo, sexism in rural education in history teaching.
Palavras-chave: Ensino de História
Educação do Campo
Gênero
Narrativas
History teaching
Rural education
Gender
Narratives
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EuNaoSou.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons