Gestão da informação arquivística: uma proposta de framework acerca dos procedimentos e habilidades

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-05-25

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

SILVA, Lucas Thery Monte Verde. Gestão da informação arquivística: uma proposta de framework acerca dos procedimentos e habilidades. Orientadora: Renata Lira Furtado. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16467. Acesso em:.

DOI

A partir do surgimento de discussões acerca da Informação Arquivística como objeto de estudo da Arquivologia pós-custodial, a literatura começa a sinalizar o conceito de Gestão da Informação Arquivística, porém, no que tange aos processos que a compõem, ainda não foram discutidos e apresentados. Os já consolidados compreendem os processos de Gestão de Documentos, ou seja, ligados ao Documento Arquivístico. Nesse cenário, utilizando-se da interdisciplinaridade, pretendeu-se buscar possíveis soluções para esta problemática na Ciência da Informação, analisando a relação entre a Gestão da Informação com o seu objeto, a Informação, da Gestão de Documentos com o Documento Arquivístico, para então dispor os passos a serem seguidos para a “concretização” da Gestão da Informação Arquivística, visando o tratamento, controle e acesso para a sociedade. Desta forma, este estudo busca responder duas questões: como desenvolver uma Gestão da Informação Arquivística? Quais habilidades o arquivista necessitará para desenvolver essa gestão? O Objetivo Geral consiste em apresentar um framework com os componentes essenciais ao processo da Gestão da Informação Arquivística e as habilidades que o arquivista necessita para atuar nesse cenário. A partir disto, fora realizado a pesquisa bibliográfica para mapear as seguintes temáticas: Informação, Gestão da Informação, Documento Arquivístico, Informação Arquivística e Gestão da Informação Arquivística. Após a disposição dos pressupostos teóricos aplicou-se Teoria Fundamentada em Dados, sendo utilizada para analisar e comparar os pontos em comum, possibilitando a elaboração de uma teoria a partir dos dados, que explique o determinado fenômeno/problema trabalhado na pesquisa. E por fim, munido dos dados da comparação e de elementos predispostos para a corporificação da Gestão da Informação Arquivística, apresenta-se uma framework contendo dimensões, atividades específicas, habilidades profissionais e informacionais para o arquivista realizar o tratamento da Informação Arquivística.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA, Lucas Thery Monte Verde. Gestão da informação arquivística: uma proposta de framework acerca dos procedimentos e habilidades. Orientadora: Renata Lira Furtado. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16467. Acesso em:.