Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16646
Tipo: Dissertação
Data do documento: 3-Set-2024
Autor(es): PANTOJA, Ana Bárbara de Oliveira
Afiliação do(s) Autor(es): PMB - Prefeitura Municipal de Belém
Primeiro(a) Orientador(a): MESQUITA, Thiago Broni de
Título: Nos trilhos da História local: ensinar História na limítrofe Belém/Ananindeua
Citar como: PANTOJA, Ana Bárbara de Oliveira. Nos trilhos da História local: ensinar História na limítrofe Belém/Ananindeua. Orientador: Thiago Broni de Mesquita. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16646. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho vem discutir sobre possibilidades de inserção da história local no ensino de história enquanto prática pedagógica aplicada, a partir de fontes e linguagens diversas. A pesquisa objetivou realizar uma imersão na história local da cidade de Ananindeua e do bairro de Águas Lindas e trazê-la para o ambiente escolar, tendo como ponto de partida a problematização do currículo escolar e das dificuldades inerentes à aproximação da história ensinada com a realidade dos estudantes da educação básica. Partindo de discussões teóricas ligadas à história local, à memória e à história oral, buscamos desenvolver – ao longo do ano letivo – ações educativas que possibilitassem trazer fontes e debates ligados à história local, sem, contudo, desatrelar-se do currículo. As atividades executadas visaram principalmente estimular o protagonismo dos(as) estudantes na busca pelo conhecimento e levá-los(as) a compreender melhor a realidade na qual estão inseridos, com isso fortalecendo também os elos de pertencimento à sua comunidade. O trabalho desenvolveu-se a partir de rodas de conversas, aulas-oficinas, visitas a “lugares de memória” e consultas a fontes orais ligadas ao bairro. As ações desenvolvidas possibilitaram aos estudantes conhecerem e problematizarem sua realidade a partir da história local. Como produto da dissertação, foi elaborado um material didático voltado para auxiliar professores(as) e alunos(as) que se interessem em ensinar ou aprender um pouco mais sobre a história local de Ananindeua e do bairro de Águas Lindas.
Abstract: This work discusses possibilities for including local history in history teaching as a pedagogical practice applied from different sources and languages. The research aimed to immerse ourselves in the local history of the city of Ananindeua and the neighborhood of Águas Lindas and bring it into the school environment, taking as a starting point the problematization of the school curriculum and the inherent difficulties of aligning the taught history with the reality of basic education students. Starting from theoretical discussions linked to local history, memory and oral history, we sought to develop educational actions throughout the school year that would make it possible to bring sources and debates linked to local history without, however, detaching themselves from the curriculum. The activities carried out aimed mainly to encourage students to take a leading role in the search for knowledge and lead them to better understand the reality in which they live, thereby also strengthening the bonds of belonging to their community. The work was developed through discussion circles, workshop classes, visits to "places of memory", and consultations with oral sources connected to the neighborhood. The actions developed enabled the students to learn about and critically examine their reality through the perspective of local history. As a product of the dissertation, a teaching material was created to help teachers and students who are interested in teaching or learning a little more about the local history of Ananindeua and the Águas Lindas neighborhood.
Palavras-chave: Águas Lindas
Ananindeua
Currículo
História local
História oral
Memória
Curriculum
Local History
Oral History
Memory
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TrilhosHistoriaLocal.pdf22,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons