Serviços e programas educacionais de prevenção e controle da tuberculose em ambiente prisional: revisão integrativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-30

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

SILVA, Andresa Pereira. Serviços e programas educacionais de prevenção e controle da tuberculose em ambiente prisional: revisão integrativa. Orientadora: Lucia Hisako Takase Gonçalves. 2021. 87 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16839. Acesso em:.

DOI

A tuberculose (TB) é uma das principais causas de morbidade e mortalidade relacionadas às doenças infecciosas nos países em desenvolvimento. O coeficiente de incidência da TB na população prisional no Brasil é cerca de 28 vezes superior ao da população geral, que é de 34,8/100.000 habitantes. A TB segue sendo um grave problema de saúde pública no mundo. A OMS e as nações enviam esforços para o fim da TB como problema de saúde pública até 2035. Investir em educação sanitária é uma das apostas da OMS e um dos maiores desafios dos serviços penitenciários. Objetivo: Identificar e sintetizar as evidências científicas presentes na literatura nacional e internacional acerca de serviços e programas educacionais relativos à prevenção e ao controle de tuberculose para Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) em contexto prisional. Método: Revisão Integrativa de Literatura (RIL) pautada na estratégia PICO para formular a questão de pesquisa: P (população)= PPL; I (interesse)= intervenção de serviços e programas educacionais de controle e prevenção de TB; C (comparação – não incluída aqui); e O (outcome)= evidências de prevenção e controle de TB em serviços e programas educacionais para PPL. A literatura foi levantada nas bases de dados selecionadas: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), SciVerse SCOPUS e Cochrane Library. Do total de 10.903 artigos identificados, excluíram-se aqueles duplicados e após a leitura dos títulos e resumos com aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram pré-selecionados 103 artigos. Em seguida foi realizada uma leitura e análise criteriosa dos artigos pré-selecionados, resultando na seleção de 12 para compor a amostra desta revisão. Esses 12 artigos receberam a seguinte classificação: nove deles compuseram a Categoria I – Controle e prevenção da tuberculose nas prisões; e os demais três artigos, a Categoria II – Prática e programa educacional de controle da tuberculose em Pessoas Privadas de Liberdade. Conclusão: Os autores dos estudos incluídos nesta revisão propõe a Cooperação Intersetorial da Saúde Pública e do Serviço Penitenciário por meio de ações conjuntas de controle da TB e prevenção de disseminação da doença na comunidade. Enfatizam que, somente é possível a ação conjunta se houver vontade política das autoridades responsáveis da região geopolítica onde se localizam as unidades prisionais.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA, Andresa Pereira. Serviços e programas educacionais de prevenção e controle da tuberculose em ambiente prisional: revisão integrativa. Orientadora: Lucia Hisako Takase Gonçalves. 2021. 87 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16839. Acesso em:.