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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16954
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 26-Abr-2022 |
Autor(es): | DUARTE, Larissa Rodrigues Ferreira |
Primeiro(a) Orientador(a): | MENEZES, Moirah Paula Machado de |
Título: | PANC na visão dos estudantes de ciências biológicas da Amazônia |
Citar como: | FERREIRA, Larissa Rodrigues. PANC na visão dos estudantes de ciências biológicas da Amazônia. Orientadora: Moirah Paula M. de. 2022. 48 f. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16954. Acesso em:. |
Resumo: | As plantas alimentícias não convencionais são todas aquelas plantas ou partes de plantas que possuem aproveitamento para alimentação humana, no entanto muitas vezes são inexploradas ou subutilizadas. O presente trabalho verificou o conhecimento e a utilização de plantas alimentícias não convencionais por estudantes de Ciências Biológicas da região Amazônica. A coleta das respostas foi realizada de março a junho de 2022 por meio de formulário eletrônico no Google Forms®. Obteve-se um número de 82 participantes de 10 Universidades Públicas Federais, sendo prevalente o gênero feminino. O conhecimento do termo PANC (plantas alimentícias não convencionais) foi relatado por 56% dos participantes. Foram registradas 112 espécies de plantas, dessas a maioria nativa com alto percentual de consumo (71%) dentre as espécies mais citadas apareceram: Manihot esculenta Crantz (mandioca), Xanthosoma sagittifolium (taioba), Acmella oleracea (jambu) e Physalis angulata (camapu) onde os principais lugares de obtenção foram: quintais, hortas, sítios e feiras. As partes vegetais mais utilizadas por categorias foram os frutos (77%), raízes e caules (76%), folhas (68%) e flores ou sementes (61%). O potencial alimentício é elevado na forma in natura para frutos, flores e sementes. A origem do conhecimento sobre as PANC é predominantemente familiar (42%) seguida de professores (22%). A relevância desse conhecimento para área de estudo segundo os estudantes se dá pelas questões de qualidade de vida e possibilidades de ensino uma vez que as consideram mais importantes do ponto de vista alimentar e científico. Apesar de conhecidas, ainda são negligenciadas em algumas regiões e carecem de melhor divulgação e popularização. |
Palavras-chave: | Etnobotânica Plantas alimentícias Agrobiodiversidade Ensino de Biologia Soberania alimentar |
Área de Concentração: | ECOLOGIA |
Linha de Pesquisa: | SOCIEDADE E AMBIENTE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Altamira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Biodiversidade e Conservação (Mestrado) - PPGBC/Altamira |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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