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Tipo: Dissertação
Data do documento: 26-Abr-2022
Autor(es): DUARTE, Larissa Rodrigues Ferreira
Primeiro(a) Orientador(a): MENEZES, Moirah Paula Machado de
Título: PANC na visão dos estudantes de ciências biológicas da Amazônia
Citar como: FERREIRA, Larissa Rodrigues. PANC na visão dos estudantes de ciências biológicas da Amazônia. Orientadora: Moirah Paula M. de. 2022. 48 f. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16954. Acesso em:.
Resumo: As plantas alimentícias não convencionais são todas aquelas plantas ou partes de plantas que possuem aproveitamento para alimentação humana, no entanto muitas vezes são inexploradas ou subutilizadas. O presente trabalho verificou o conhecimento e a utilização de plantas alimentícias não convencionais por estudantes de Ciências Biológicas da região Amazônica. A coleta das respostas foi realizada de março a junho de 2022 por meio de formulário eletrônico no Google Forms®. Obteve-se um número de 82 participantes de 10 Universidades Públicas Federais, sendo prevalente o gênero feminino. O conhecimento do termo PANC (plantas alimentícias não convencionais) foi relatado por 56% dos participantes. Foram registradas 112 espécies de plantas, dessas a maioria nativa com alto percentual de consumo (71%) dentre as espécies mais citadas apareceram: Manihot esculenta Crantz (mandioca), Xanthosoma sagittifolium (taioba), Acmella oleracea (jambu) e Physalis angulata (camapu) onde os principais lugares de obtenção foram: quintais, hortas, sítios e feiras. As partes vegetais mais utilizadas por categorias foram os frutos (77%), raízes e caules (76%), folhas (68%) e flores ou sementes (61%). O potencial alimentício é elevado na forma in natura para frutos, flores e sementes. A origem do conhecimento sobre as PANC é predominantemente familiar (42%) seguida de professores (22%). A relevância desse conhecimento para área de estudo segundo os estudantes se dá pelas questões de qualidade de vida e possibilidades de ensino uma vez que as consideram mais importantes do ponto de vista alimentar e científico. Apesar de conhecidas, ainda são negligenciadas em algumas regiões e carecem de melhor divulgação e popularização.
Palavras-chave: Etnobotânica
Plantas alimentícias
Agrobiodiversidade
Ensino de Biologia
Soberania alimentar
Área de Concentração: ECOLOGIA
Linha de Pesquisa: SOCIEDADE E AMBIENTE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Altamira
Programa: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Biodiversidade e Conservação (Mestrado) - PPGBC/Altamira

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