Protocolo clínico para o atendimento de análogos de insulina às pessoas com Diabetes Mellitus na rede pública de saúde do município de Belém-Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-02-29

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

NORONHA, Hirley Gabriel Reimão. Protocolo clínico para o atendimento de análogos de insulina às pessoas com Diabetes Mellitus na rede pública de saúde do município de Belém-Pará. Orientadora: Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17172. Acesso em:.

DOI

O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico que causa um estado hiperglicêmico persistente, relacionado com a produção inadequada de insulina e/ou com o mecanismo de ação ineficaz deste hormônio. De modo geral, o DM pode ser classificado em DM tipo 1 (DM1), DM tipo 2 (DM2), e DM Gestacional (DMG). O DM1 é causado pela destruição parcial ou total das células Beta-pancreáticas, responsáveis pela secreção da insulina. O DM2 é oriundo da combinação entre a resistência progressiva à ação da insulina, associada com a perda gradativa na secreção deste hormônio. O DMG ocorre pela intolerância aos carboidratos na dieta que iniciou durante a gestação, porém, não preenche critérios diagnósticos para DM Pré-Gestacional. Aproximadamente 6,9% dos adultos residentes da cidade de Belém (PA) referiram possuir alguma forma de DM. O tratamento envolve medidas não-medicamentosas e medicamentosas, somado a uma abordagem multiprofissional que permite um controle melhor dos níveis glicêmicos, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes. O tratamento medicamentoso é feito por meio da combinação entre os antidiabéticos orais com ou sem a adição da insulinoterapia no DM2 e depende da reposição hormonal de insulina no DM1. A distribuição da insulina exógena, atualmente, se encontra nas seguintes formulações: ação longa, ação intermediária, ação rápida e ação ultrarrápida. Os análogos de insulina são moléculas onde a estrutura do aminoácido é alterada por meio da engenharia genética e da tecnologia de DNA recombinante, modificando as propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas em comparação com as insulinas humanas regulares, preservando as propriedades biológicas e de estabilidade da molécula de insulina. A proposta do presente “Protocolo Clínico” tem por objetivo normatizar o atendimento dos análogos de insulina de ação longa e ultrarrápida na rede pública do município de Belém (PA), otimizando o tratamento dos pacientes com DM estável, instável ou de difícil controle, possibilitando a redução de complicações agudas e crônicas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

NORONHA, Hirley Gabriel Reimão. Protocolo clínico para o atendimento de análogos de insulina às pessoas com Diabetes Mellitus na rede pública de saúde do município de Belém-Pará. Orientadora: Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17172. Acesso em:.