SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Purificação, caracterização e avaliação de peptídeo antimicrobiano produzido pela cianobactéria amazônica Lyngbya sp. CACIAM 07

Imagem de Miniatura

Data

01-06-2024

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

PINTO NETO, Joaquim da Silva. Purificação, caracterização e avaliação de peptídeo antimicrobiano produzido pela cianobactéria amazônica Lyngbya sp. CACIAM 07. Orientador: Agenor Valadares Santos. 2024. 52 f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, XXXX. Disponível em: . Acesso em:.

DOI

As cianobactérias são microrganismos fotossintetizantes, que juntamente com as micro e macroalgas, são responsáveis pela maior parte do oxigênio liberado na atmosfera. Um mecanismo de defesa das cianobactérias é a produção de compostos que exercem atividades antimicrobianas, alelopáticas, antiparasitárias, que protegem o organismo contra ataques de outras espécies de cianobactérias, predadores e microrganismos em geral. O gênero Lyngbya é um dos mais estudados pela sua promissora produção de moléculas de interesse biotecnológico; peptídeos, proteínas, metabólitos secundários que podem ser utilizados em diversas áreas para reverter problemas que afligem a sociedade e o meio ambiente, como pragas em plantações, contaminação em alimentos até a falta de novos antimicrobianos comerciais. O objetivo deste trabalho foi obter, avaliar e caracterizar o peptídeo com atividade antimicrobiana produzido pela cianobactéria amazônica Lyngbya sp. CACIAM 07. O extrato foi obtido a partir da biomassa seca da cianobactéria, sua atividade antimicrobiana, por difusão em poços, foi avaliada contra bactérias gram-positivas (Bacillus subtilis ATCC 6633, Listeria monocytogenes ATCC 6477 e Corynebacterium fimi NTC 5) e gram-negativa (Salmonella typhimurium ATCC 14021). A maior atividade frente às bactérias reveladoras foi do extrato aquoso que inibiu o crescimento de três das quatro bactérias utilizadas neste trabalho, Bacillus subtilis ATCC 6633, Salmonella typhimurium ATCC 14021 e Listeria monocytogenes ATCC 6477, e também inibiu o crescimento da cianobactéria Cyanobium sp. CACIAM 14. O extrato aquoso bruto foi fracionado através da cromatografia de exclusão molecular e depois por cromatografia líquida de fase reversa, e as frações recolhidas foram testadas para atividade antimicrobiana e alelopática. A fração C7B1 apresentou melhor atividade frente a Bacillus subtilis ATCC 6633 e Salmonella typhimurium ATCC 14021, e mostrou atividade alelopática frente a cianobactéria Synechococcus sp. CACIAM 66. A partir dos cromatogramas foi possível aferir a faixa de massa molecular, ~12 kDa, o que condiz com a faixa para peptídeo antimicrobiano. Desta forma, neste trabalho foi possível isolar, analisar e caracterizar parcialmente a atividade de provável AMP obtido da Lyngbya sp. CACIAM 07, uma cianobactéria isolada da região amazônica, ressaltamos que nenhuma molécula com atividade antimicrobiana e alelopática, desta cepa, possui descrição na literatura até o momento.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências Biológicas

Programa

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country