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Tipo: Tese
Data do documento: 17-Jun-2024
Autor(es): BARATA, Rouzicleyde Castelo
Primeiro(a) Orientador(a): NUNES, José Messildo Viana
Primeiro(a) coorientador(a): SILVA, Paulo Vilhena da
Título: A filosofia da linguagem de Wittgenstein nas pesquisas do grupo de estudos em linguagem e educação matemática da UFPA
Citar como: BARATA, Rouzyclayde Castelo. A filosofia da linguagem de Wittgenstein nas pesquisas do grupo de estudos em linguagem e educação matemática da UFPA. Orientador: José Messildo Viana Nunes. 2024. 205 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17695. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar aspectos do desenvolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (GELIM) nos primeiros quinze anos de existência (2007 a 2021), período em que foi liderado pela idealizadora Marisa Rosâni (1957- 2021). Constituído na região Norte do Brasil, o grupo tem se dedicado à aplicação de teorias linguísticas ao ensino da matemática, levando em consideração as particularidades regionais. Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), o grupo concentra-se no estudo da linguagem, fundamentado na Filosofia da Linguagem de Wittgenstein, focando na compreensão do uso da linguagem em contexto de ensino e aprendizagem da matemática. Reconhecendo-se a importância e o pioneirismo do GELIM em estudar e aplicar os conceitos linguísticos filosóficos no ambiente escolar, a presente pesquisa propõe a hipótese de que o grupo de estudos pode contribuir significativamente para o campo da educação matemática na Amazônia, levantando a seguinte questão: Como as abordagens da Filosofia da Linguagem de Wittgenstein foram refletidas nas produções de pesquisa realizadas pelo GELIM no âmbito da UFPA? Com o objetivo de verificar essa questão, buscou-se analisar como os conceitos do filósofo austríaco foram articulados nas produções acadêmicas do grupo nos quinze primeiros anos de existência. Especificamente, pretendendo-se investigar como a definição e aplicação dos conceitos wittgensteinianos contribuem para a constituição dos sentidos dos conceitos matemáticos, bem como classificar as produções acadêmicas do grupo conforme os principais conceitos adotados. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir das teses e dissertações publicadas no referido período, utilizando o método de análise do discurso de Bardin com interpretações a partir do referencial utilizado empregado pelo grupo. Apresenta-se que o GELIM de forma pioneira, trouxe os conceitos filosóficos, como jogos de linguagem, uso de regras, tradução, ver e ver como, gestos ostensivos para pesquisas em sala de aula de matemática. Destaca-se a importância em colocar a linguagem como ponto central no processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como, os jogos de linguagem, além de considerar que os jogos de linguagem são o fio condutor nas pesquisas do grupo. Ressalta-se que o professor desempenha um papel fundamental na condução do ensino, pois, ao conhecer as regras linguísticas adequadas conforme o contexto, pode ser mais assertivo e capaz de resolver os mal-entendidos. A consciência de que a linguagem constitui uma ferramenta essencial no processo educacional é igualmente fundamental. Dessa forma, considera-se que os objetivos propostos foram realizados, ao evidenciar as contribuições do GELIM no campo da educação matemática, além de organizar um compêndio de publicações e dos aspectos mais relevantes do grupo, que já possui um vasto histórico de atuação e contribuição.
Abstract: This research aims to present aspects of the development of the Study and Research Group on Mathematical Language (GELIM) in its first fifteen years of existence (2007 to 2021), a period in which it was led by its founder Marisa Rosâni (1957-2021). Established in the North of Brazil, the group has dedicated itself to the application of linguistic theories to the teaching of mathematics, taking into account regional particularities. Linked to the Postgraduate Program in Sciences and Mathematics at the Federal University of Pará (UFPA), the group focuses on the study of language, based on Wittgenstein's Philosophy of Language, focusing on understanding the use of language in the context of teaching and learning mathematics. Recognizing the importance and pioneering role of GELIM in studying and applying philosophical linguistic concepts in the school environment, this research proposes the hypothesis that the study group can contribute significantly to the field of mathematics education in the Amazon, raising the following question: How were Wittgenstein's Philosophy of Language approaches reflected in the research productions carried out by GELIM within the scope of UFPA? In order to verify this question, we sought to analyze how the concepts of the Austrian philosopher were articulated in the academic productions of the group in the first fifteen years of its existence. Specifically, we intended to investigate how the definition and application of Wittgensteinian concepts contribute to the constitution of the meanings of mathematical concepts, as well as to classify the academic productions of the group according to the main concepts adopted. A bibliographical research was carried out based on the theses and dissertations published in the referred period, using Bardin's discourse analysis method with interpretations based on the reference used by the group. It is presented that GELIM pioneered philosophical concepts such as language games, use of rules, translation, seeing and seeing as, and ostensive gestures for research in the mathematics classroom. It highlights the importance of placing language as a central point in the process of teaching and learning mathematics, as well as language games, in addition to considering that language games are the guiding thread in the group's research. It is emphasized that the teacher plays a fundamental role in conducting teaching, because, by knowing the appropriate linguistic rules according to the context, he or she can be more assertive and able to resolve misunderstandings. The awareness that language constitutes an essential tool in the educational process is equally fundamental. Thus, it is considered that the proposed objectives were achieved, by highlighting GELIM's contributions in the field of mathematics education, in addition to organizing a compendium of publications and the most relevant aspects of the group, which already has a vast history of action and contribution.
Palavras-chave: Linguagem matemática
Filosofia da linguagem
Educação matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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