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A sociedade propagadora do ensino: o Lyceu de Artes e Ofícios Benjamin Constant e o Orphelinato Paraense (1891-1900)

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24-06-2024

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CARDOSO, Lucas Ayres. A sociedade propagadora do ensino: o Lyceu de Artes e Ofícios Benjamin Constant e o Orphelinato Paraense (1891-1900). Orientador: William Gaia Farias. 2024. 232 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17719. Acesso em:.

DOI

Objetivou-se com esta pesquisa compreender a atuação da Sociedade Propagadora de Ensino (SPE), na atuação dos colégios Lyceu de Artes e Ofícios Benjamin Constant e do Orphelinato Paraense no período de 1891 a 1900, onde investiguei essa atuação da Sociedade Propagadora de Ensino, criada para desenvolver um currículo para a melhoria da educação pública e a sua formação, onde a mesma que criou o Lyceu de Artes e Ofícios Benjamin Constant, instituição voltada à formação de trabalhadores jovens na Província do Pará. Essa associação chamada de Sociedade Propagadora de Ensino foi fundada por Lauro Nina Sodré, governador da Província do Pará, oficial do Exército brasileiro, formado em Engenharia Militar e Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Militar da Praia Vermelha do Rio de Janeiro, nos anos finais da Monarquia. Portanto, a Sociedade Propagadora de Ensino (SPE) implantou um sistema de formação através de um currículo, cujo foco era o engendramento de uma mão de obra qualificada para erradicar o analfabetismo que persistia, mesmo com o advento da República e, por isso, o objetivo da SPE era implantar um programa que suprisse e minimizasse os mais humildes e pobres, e que formassem esses trabalhadores para ingressar nas fábricas da Província do Pará. Neste sentido, a tese busca entender a relevância dos tipos de formações direcionadas a estas escolas, analisando os currículos, perfis e atuação dos professores e alunos, dentre outras questões importantes à compreensão acerca das ações e propostas dirigidas pela SPE. Na perspectiva de responder a esses questionamentos, utilizou-se o método prosopográfico, a partir da análise e do cruzamento de informações obtidas com a documentação pesquisada, como, por exemplo, as obras raras e os periódicos de acervos da Fundação Tancredo Neves, e de legislação, currículos e outros documentos do acervo do Arquivo Público do Estado do Pará, e das obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará.

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Área de concentração

HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA

Linha de pesquisa

CIDADE, FLORESTA E SERTÃO: CULTURA, TRABALHO E PODER

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Programa

Programa de Pós-Graduação em História

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Fonte

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