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Práticas socioculturais de comercialização na formação intercultural indígena do Oiapoque-Amapá: resistências e mudanças frente às amarras da colonialidade.

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22-03-2024

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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LEITE, Maria Adrina.Práticas socioculturais de comercialização na formação intercultural indígena do Oiapoque-Amapá: resistências e mudanças frente às amarras da colonialidade. Orientadora: Elizabeth Gomes Souza . 2024. 201 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17728. Acesso em:.

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As práticas socioculturais de comercialização dos povos indígena do Oiapoque- Amapá são moldadas pelas tradições socioculturais das comunidades indígenas e ao longo dos anos vem sendo modificadas. Neste sentido, esta pesquisa traz reflexões sobre as práticas socioculturais de comercialização dos estudantes indígenas do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UNIFAP, Oiapoque- Amapá. Tendo como objetivo problematizar as práticas socioculturais de comercialização dos povos indígenas do Oiapoque-Amapá no âmbito da formação de professores que têm se operacionalizado frente às amarras da colonialidade. Por meio das vozes dos indígenas, em formação no curso de licenciatura intercultural indígena, apresento relatos sobre as práticas de comercialização destacando as influências da colonialidade que permeiam as diferentes atividades em suas comunidades. Nesta pesquisa, entende-se por colonialidade como a continuidade da propagação do pensamento colonial, sendo expressa em várias dimensões da vida social por meio das relações dominantes de poder, saber e ser, que se encontra presente nas mais diversas formas e nos discursos reproduzidos cotidianamente na sociedade. Metodologicamente, a pesquisa assume uma perspectiva decolonial que não propõe um método universal, mas aponta para possibilidades epistemológicas nas metodologias utilizadas pelos pesquisadores, desse modo a metodologia adotada buscou construir conhecimento de forma coletiva, tentando fazer emergir as vozes e dar visibilidade aos povos, valorizando seus conhecimentos, experiências e perspectivas. A partir das reflexões compartilhadas nesta pesquisa sobre as práticas socioculturais de comercialização dos povos indígenas em formação na UNIFAP, percebe-se, que embora, os povos indígenas venham sofrendo influências das colonialidades, que permeiam suas vidas, ainda resistem às formas de dominação de determinados padrões de ações nas práticas de comercialização e suas relações de trocas provocadas pela cultura ocidental dominante.

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LEITE, Maria Adrina.Práticas socioculturais de comercialização na formação intercultural indígena do Oiapoque-Amapá: resistências e mudanças frente às amarras da colonialidade. Orientadora: Elizabeth Gomes Souza . 2024. 201 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17728. Acesso em:.