Correntezas da leitura: navegando pelos fanzines ambientais na educação de jovens adultos e idosos

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30-08-2024

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CAMPOS, Lúcia Pantoja Gonçalves. Correntezas da leitura: navegando pelos fanzines ambientais na educação de jovens adultos e idosos. Orientador: Wesley Oliveira Kettle. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17744. Acesso em:.

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Fanzines são pequenos livros ou revistas que podem ser elaborados sem burocracia e por quem possa dele se interessar. Sua produção merece destaque por possuir uma dimensão criativa, artística e autoral, de baixo custo e sem fins lucrativos. Graças a seu modo simples e barato, a confecção ganha relevância, especialmente por poder versar sobre qualquer tema ou assunto. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo elaborar um roteiro didático-pedagógico para auxiliar na confecção de fanzines sobre a temática recursos hídricos (água) para os educandos da EJAI, no espaço pedagógico da biblioteca escolar, visando contribuir com o ensino interdisciplinar das ciências ambientais e com a formação do leitor, considerando o método educacional proposto por Paulo Freire (2021) e a abordagem sociointeracionista de Vygotsky (1991). Sua proposição segue pela elaboração dos fanzines amparada na (re)leitura, discussão do tema e escrita, considerando as experiências de vida do educando, reforçando sua criatividade, autonomia e condição histórica. A metodologia adotada teve cunho qualitativo, com abordagem descritiva. O projeto passou pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Plataforma Brasil, sob o CAAE: 74208223.8.0000.0018 e a pesquisa foi desenvolvida na biblioteca de uma escola pública da rede estadual de ensino, em Belém/PA, na turma da 2ª etapa do ensino médio da EJAI noturno. O roteiro aqui proposto tem o direcionamento para estimular a prática da leitura, da escrita e criatividade dos alunos para a elaboração de fanzines como instrumento de sistematização de saberes e veículo de interação social, ficando evidenciado que através dos fanzines é possível despertar o interesse dos educandos da EJAI e potencializar o ensino das ciências ambientais através da (re)leitura, discussão e criação artística, utilizando o ambiente da biblioteca escolar.

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País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

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