Engenhos de cana-de-açúcar como ambientes de problematização no ensino de Ciências.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

2023-02-28

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

NAHUM, Herley Machado. Engenhos de Cana-de-Açúcar como ambientes de problematização no ensino de Ciências. Orientador: Carlos Aldemir Farias da Silva. 2023. 105 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17748 . Acesso em:.

DOI

Os engenhos fazem parte do contexto histórico, cultural e econômico do município de Abaetetuba. Neste trabalho, o engenho é problematizado enquanto tema interdisciplinar para se estudar diferentes conteúdos curriculares de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Assumimos o caminho da pesquisa que busca a construção de conhecimentos a partir da realidade dos sujeitos, considerando seus saberes, sua cultura e sua trajetória. A hipótese que sustenta a tese é a de que inserir elementos do contexto sócio-histórico pode tornar o ensino-aprendizagem de conteúdos de Ciências mais significativos, devido à relação com a história local dos engenhos. A metodologia adotada privilegia a abordagem qualitativa de pesquisa. Objetivamos contribuir para uma Educação que reative a cultura e a história dos engenhos por meio de problematizações que emergem desse tema para o ensino de Ciências, em especial nos anos finais do Ensino Fundamental. Um dos propósitos deste trabalho é elencar possibilidades de temas e abordagens didáticas concernentes ao ensino de Ciências que possam ser relacionados às práticas socioculturais associadas à cultura dos engenhos de cana-de-açúcar. As atividades propostas sobre os engenhos de cana-de-açúcar constituem subsídios para promover um ensino que envolva a cultura do lugar e apresente uma relação com a realidade sociocultural dos alunos. Assim sendo, utilizar os engenhos como tema para o ensino de Ciências constitui um ponto de partida para aulas mais criativas, permitindo o diálogo com a realidade sociocultural de Abaetetuba, incentivando o aluno a valorizar a sua cultura, a sua história e ampliar as suas potencialidades.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

NAHUM, Herley Machado. Engenhos de Cana-de-Açúcar como ambientes de problematização no ensino de Ciências. Orientador: Carlos Aldemir Farias da Silva. 2023. 105 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17748 . Acesso em:.