Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves-
dc.date.accessioned2012-11-26T13:33:54Z-
dc.date.available2012-11-26T13:33:54Z-
dc.date.issued2004-05-07-
dc.identifier.citationROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves. Matemática e Cartografia: como a cartografia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática? 2004. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3223-
dc.description.abstractMathematics Teaching is being under changes trough the previous years in order to make learning more profitabe and less disgusting to students, contributing thus, to the improvement of their learning. Search for.the improvement of mathematics through alternative methodologies is being the major approach of the moment. Mathematics modeling represents one of those methodolieges. Through the use their creeds and instructions, the present paper aims to associate cartographys a math model, the contenporâneous tools which are the basis of teaching learning process of math. Cartography termed as a set of comprehensive technologies and graphic representation of the earth surface which basis are assentially mathematic, have constitued a great tool of date representation and information of the surface by several professionals, this paper is for its application through mathematics modeling to the process of enforcenent of teaching-learning process of math.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-11-22T18:57:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_MatematicaCartografia.pdf: 4355622 bytes, checksum: 36374e424c216518bb77623b98c9bca8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-11-26T13:33:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_MatematicaCartografia.pdf: 4355622 bytes, checksum: 36374e424c216518bb77623b98c9bca8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-11-26T13:33:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_MatematicaCartografia.pdf: 4355622 bytes, checksum: 36374e424c216518bb77623b98c9bca8 (MD5) Previous issue date: 2004en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.titleMatemática e Cartografia: como a cartografia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
dc.contributor.advisor1ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5870609258842071-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4291670232604529-
dc.description.resumoO Ensino da Matemática vem sofrendo transformações, ao longo dos últimos anos, com o intuito de tornar-se mais prazeroso e menos desgastante para o aluno, contribuindo dessa forma para a melhoria do seu aprendizado. A busca do aperfeiçoamento do ensino da Matemática, através de metodologias, alternativas é a tônica no momento. A modelagem matemática representa uma dessas metodologias. Utilizando seus preceitos e orientações, o presente trabalho objetiva associar a cartografia como modelo matemático, as ferramentas contemporâneas que alicerçam o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A cartografia, entendida como um conjunto de tecnologias de interpretação e de representação gráfica da superfície terrestre, cujos fundamentos são essencialmente matemáticos, tem-se constituído uma grande ferramenta de representação de dados e informações da superfície por diversos profissionais. Neste trabalho, advoga-se a favor da sua aplicação através da modelagem matemática para o processo de fortalecimento do ensino-aprendizagem da Matemática.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MatematicaCartografia.pdf4,25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons