Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3296
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2011
Autor(es): FARIAS, Adriana de Jesus Diniz
Título: O perfil de professores da Rede Municipal de Educação de Belém
Título(s) alternativo(s): Profile of teachers working in the educational system of the Municipality of Belém
Citar como: FARIAS, Adriana de Jesus Diniz. O perfil de professores da Rede Municipal de Educação de Belém. Revista Ver a Educação, Belém, v. 12, n. 1, p. 103-122, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rve/article/view/1004/1457>. Acesso em: 27 dez. 2012.
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa “Quem é e quanto ganha o professor da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Belém?”, que objetivou traçar um Perfil de Professores da Rede Municipal de Educação de Belém de acordo com quatro indicadores: sexo; formação; formação por área de atuação; e remuneração. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que, de acordo com os indicadores, a maioria dos professores é do sexo feminino; têm formação em nível superior, com exceção dos que atuam na Educação Infantil; no que tange à remuneração, a composição salarial demonstra que independentemente da formação, os professores recebem vencimentos iguais e que as gratificações diferenciam o valor das remunerações.
Abstract: This article presents the results of the research entitled “Who is the Basic Education teacher of the Municipal System of Education in Belém, and how much ie he (she) paid?" The objective was to draw a profile of teachers work for the Municipality of Belém (State of Pará, Brazil) according to four indicators: sex; teacher education; specific treaning according to pratice area; remuneration. Bibliography and documentary research was used. According to the indicators, conclusions were reached that most teachers are female, holders of higher education degrees with the exception of those work in Eady Childboody Education; with regard to remuneration, data evidenced that regardless of their training, teachers receive equal salaries, the differences in the overall remuneration being due to bonuses.
Palavras-chave: Educação de base
Professores
Rede Municipal de Educação de Belém
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
ISSN: 1413-1498
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ICED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PerfilProfessoresRede.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons