Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Fábio Bezerra-
dc.date.accessioned2017-01-26T11:28:10Z-
dc.date.available2017-01-26T11:28:10Z-
dc.date.issued2014-06-09-
dc.identifier.citationLIMA, Fábio Bezerra. Nó de 4 pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará. Orientadora: Benedita Afonso Martins. 2014. 215 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7383. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7383-
dc.description.abstractThis study analyzed the theatrical play from parauara author Nazareno Tourinho entitled No de 4 Fernas (Four Legged Knot), emphasizing the third act, as well as the videos used in the homonymous theatre show, presented at Belem, state of Fara, in the year of 2012. The methodology came from my experience as costume designer and production assistant for the show, and from attending rehearsals and presentations. Choosing to work with No de 4 Fernas (Four Legged Knot) was a selection from the production of fourteen plays by Nazareno. The proposal for stage setting, multimedia theatre, allowed for a reading based on contemporary references, in a dialogue with classical authors. In dealing with dramaturgy, the classical-modern link is unbreakable. In addition to theory, the unconditional support from Nazareno Tourinho, during meetings for conversation and interviews, made this study possible. In order to contextualize the author and his work, we traced a historical panorama of the theatrical scene in Fara, listing key concepts used as support for the proposed analyses in this academic work, of which the focus is multimedia theatre supported by the cinematic taxonomy of Gilles Deleuze. The importance of this research is attested by the registration, acknowledgement, and publicizing of Amazonian dramaturgy in the scenery of Brazilian performing arts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-01-26T11:27:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Node4Pernas.pdf: 52726607 bytes, checksum: 0597e073879ba1d3385b5fe00f0a9c7c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-01-26T11:28:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Node4Pernas.pdf: 52726607 bytes, checksum: 0597e073879ba1d3385b5fe00f0a9c7c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-26T11:28:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Node4Pernas.pdf: 52726607 bytes, checksum: 0597e073879ba1d3385b5fe00f0a9c7c (MD5) Previous issue date: 2014-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectNó de 4 Pernaspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectTaxionomia cinematográficapt_BR
dc.titleNó de 4 pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIApt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Benedita Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379814397024971pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5921404460833601pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisou a peça teatral do autor parauara Nazareno Tourinho intitulada Nó de 4 Pernas, com ênfase no terceiro ato, bem como, os vídeos utilizados no espetáculo homônimo, apresentado em belém do Pará, no ano de 2012. A metodologia adveio da minha experiência como figurinista do espetáculo, assistente de produção e acompanhamento dos ensaios até as temporadas. A opção por trabalhar com o Nó de 4 Pernas foi um recorte da produção de quatorze peças do Nazareno. a proposta de montagem, teatro multimídia, permitiu a leitura embasada em referenciais contemporâneos, em diálogo com autores clássicos. Em se tratando de dramaturgia, o elo clássico-moderno é indissolúvel. Além dos conceitos, o apoio incondicional de Nazareno Tourinho em encontros para diálogos e entrevistas, possibilitou a realização deste estudo. para contextualizar o autor e sua obra, traçou-se um panorama histórico do cenário teatral paraense, elencado os conceitos-chave utilizados como aporte para as análises proposta nesta peça acadêmica, cujo o enfoque é o teatro multimídia amparado pela taxionomia cinematográfica de Gilles Deleuze. A importância desta pesquisa se referenda no registro, reconhecimento, divulgação da dramaturgia amazônida no cenário das artes cênicas brasileiras.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Node4Pernas.pdf51,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons