Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9601
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2009
metadata.dc.creator: GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato
MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de
Title: Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
Other Titles: Question-answer: how the dialogic pair makes a literacy class
Citation: GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato; ALMEIDA, Patrícia Sousa. Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 133-149, 2009. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9601>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica PerguntaResposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidas em uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O par dialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo a observar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aula em questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.
Abstract: This paper have as main goal to analyze the dialogic unity QuestionAnswer, which is fundamental for speech organization, in the interactions kept into a literacy class, occurred in a singular school environment the dialogic pair is examined in relation to professional teacher gestures, in order to observe the teacher’s movement and his/her teaching style in the construction of this specific class. In the end, the focus on the questions is justified regardless the answers.
Keywords: Diálogo - Professor
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Series/Report no.: Revista Brasileira de Linguística Aplicada
ISSN: 1984-6398
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v9n1/07.pdf
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982009000100007
Appears in Collections:Artigos Científicos - FALE/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_PerguntaRespostaPar.pdf100,36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons