Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9601
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | 2009 |
Autor(es): | GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de |
Título: | Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização |
Título(s) alternativo(s): | Question-answer: how the dialogic pair makes a literacy class |
Citar como: | GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato; ALMEIDA, Patrícia Sousa. Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 133-149, 2009. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9601>. Acesso em: |
Resumo: | Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica PerguntaResposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidas em uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O par dialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo a observar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aula em questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas. |
Abstract: | This paper have as main goal to analyze the dialogic unity QuestionAnswer, which is fundamental for speech organization, in the interactions kept into a literacy class, occurred in a singular school environment the dialogic pair is examined in relation to professional teacher gestures, in order to observe the teacher’s movement and his/her teaching style in the construction of this specific class. In the end, the focus on the questions is justified regardless the answers. |
Palavras-chave: | Diálogo - Professor Alfabetização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Título do Periódico: | Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
ISSN: | 1984-6398 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | http://www.scielo.br/pdf/rbla/v9n1/07.pdf |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982009000100007 |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - FALE/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_PerguntaRespostaPar.pdf | 100,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons