Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3096
Tipo: Dissertação
Data do documento: 5-Ago-2008
Autor(es): CHAVES, Márcia de Nazaré Jares Alves
Primeiro(a) Orientador(a): GUERRA, Renato Borges
Título: Sentimento de semelhança: poéticas visuais de interconexões em arte e matemática
Citar como: CHAVES, Márcia de Nazaré Jares Alves. Sentimento de semelhança: poéticas visuais de interconexões em arte e matemática. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: O presente trabalho trata de uma experiência piloto de uma sequencia didática, envolvendo fazeres da arte que comungam os conceitos artísticos e matemáticos de semelhança com alunos de uma turma de 8ª série do ensino fundamental com objetivo de desenvolver um sentimento matemático de semelhança por meio do fazer artístico, motivado na proposta Triangular em Arte, na Matemática Humanística e nos pressupostos da teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. O estudo revela que a matemática considerada no domínio inteligível razão; e a arte no domínio sensível emoção, mostram-se, nesse caso, inseparáveis para a construção do sentimento de semelhança matemático como desejado.
Abstract: The present work deals with a pilot experience of a didactic sequence. This study involves art’s works which communicate the artistic and mathematical concepts of similarity with students of an 8th year elementary school class. This work intends to develop on students a mathematical feeling of similarity by means of artistic making that is motivated in the proposal Triangular in Art, in the Humanistic Mathematics and in the presuppositions of the Conceptual Fields of Vergnaud theory. The study reveals that although the mathematics is considered in the intelligible reason dominion and the art is considered in the sensible emotion dominion, these two fields show themselves, in this case, inseparable for the construction of the mathematical similarity feeling as it is desired.
Palavras-chave: Prática de ensino
Ensino fundamental
Matemática
Arte
Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SentimentoSemelhancaPoeticas.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons