Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9601
Compartilhar:
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: 2009
Autor(es): GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato
MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de
Título: Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
Título(s) alternativo(s): Question-answer: how the dialogic pair makes a literacy class
Citar como: GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato; ALMEIDA, Patrícia Sousa. Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 133-149, 2009. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9601>. Acesso em:
Resumo: Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica PerguntaResposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidas em uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O par dialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo a observar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aula em questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.
Abstract: This paper have as main goal to analyze the dialogic unity QuestionAnswer, which is fundamental for speech organization, in the interactions kept into a literacy class, occurred in a singular school environment the dialogic pair is examined in relation to professional teacher gestures, in order to observe the teacher’s movement and his/her teaching style in the construction of this specific class. In the end, the focus on the questions is justified regardless the answers.
Palavras-chave: Diálogo - Professor
Alfabetização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Título do Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada
ISSN: 1984-6398
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Fonte URI: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v9n1/07.pdf
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982009000100007
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FALE/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PerguntaRespostaPar.pdf100,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons