Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por Orientadores "BARBOZA, Roberta Sá Leitão"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acordo de pesca do Rio Caeté, Bragança, Pará: análise do processo de construção(Universidade Federal do Pará, 2024-03-25) TAVARES, Mayra Patrícia Corrêa; OLIVEIRA, Marcelo do Vale; http://lattes.cnpq.br/2841179890845657; https://orcid.org/0000-0001-6047-939X; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XEsta pesquisa foi desenvolvida no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2023. A construção deste trabalho se deu por meio de levantamento bibliográfico acerca do tema: acordos de pesca na Amazônia, uso de recurso comum e território, além da observação direta, entrevistas semiestruturadas, emprego de técnicas participativas (árvore de problemas, mapeamento participativo, matriz histórica) e de análise dos dados coletados. Com base em demandas das próprias comunidades ribeirinhas do rio Caeté sobre pesca indevida no espaço estuarino e apreensão de material de pesca, observamos como o processo de implementação do acordo de pesca do rio Caeté iniciou-se, bem como, analisamos os vários conflitos que ocorriam entre os atores sociais no espaço do rio narrados pelos pescadores e comunitários. Com base em levantamento bibliográfico a região bragantina é a primeira a desenvolver um acordo de pesca na região litorânea do Caeté, nordeste paraense. O acordo de pesca do rio Caeté concentra-se em pelo menos 20 comunidades do médio rio Caeté, situado na planície costeira bragantina, nordeste do Pará. A pesquisa teve como objetivo compreender o processo de construção do acordo de pesca do médio rio Caeté em Bragança, Pará, analisando os tipos de conflitos que levaram as comunidades a se mobilizarem em busca de melhorais na prática da atividade da pesca. Por meio dos dados coletados constatamos que os conflitos dos grupos sociais locais com pescadores externos e órgãos estatais dificultaram o controle e a manutenção dos territórios pesqueiros na área estudada. Pescadores externos e pescadores locais introduziram práticas de pesca consideradas “indevidas” pelas comunidades, bem como pelos órgãos de fiscalização ambiental, acarretando desta forma diversos conflitos entre eles mesmos e com os órgãos municipais de fiscalização. Assim, foi possível inferir que as regras de manejo instituídas localmente pela secretaria municipal de aquicultura e pesca da cidade de Bragança (SEMAP) em conjunto com os pescadores apresentaram um caráter de efetivação na manutenção dos estoques pesqueiros. Porquanto, percebemos que o acordo é um instrumento de gestão participativa condicionando o acesso de modo responsável aos recursos naturais do espaço estuarino em que vivem as populações tradicionais do rio Caeté.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aquaponia: uma ferramenta didática de ensino no IFPA-Santarém, Brasil(Universidade Federal do Pará, 2020-04-06) PAULA, Carla da Silva; SILVA, Luiz Rocha da; http://lattes.cnpq.br/0951402055398517; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XA aquaponia tem ganhado destaque como importante tecnologia sustentável agroalimentar, esse sistema incorpora ao mesmo tempo a produção de plantas e peixes numa relação simbiótica entre estes dois componentes e os microrganismos presentes no ambiente onde os nutrientes residuais do cultivo de peixes são modificados pelas bactérias em substâncias que podem ser absorvidos pelas plantas favorecendo o seu desenvolvimento. Assim, o uso da aquaponia durante as aulas incorpora o conhecimento de uma variedade de assuntos da biologia, física, matemática, agricultura, saneamento, engenharia, tecnologia e nutrição. Este trabalho teve como objetivo compreender como o uso de um sistema sustentável de aquaponia pode contribuir enquanto ferramenta de ensino nas práticas didáticas de docentes do IFPA – Campus Santarém. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa usamos como metodologia um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, análise das ementas das disciplinas, além de uma revisão bibliográfica sobre o assunto. O público alvo desta pesquisa foram nove docentes do IFPA-Campus Santarém que tiveram algumas de suas atividades teóricas ou práticas utilizando o sistema de aquaponia como ferramenta de ensino. A análise dos dados nos permitiu perceber que o uso da aquaponia proporciona aos professores uma dinâmica de ensino mais enriquecedora, capaz de unir prática e teoria de forma interdisciplinar, mesmo que esta ocorra de forma pouco intensa, os professores apontaram para a importância do uso de tecnologias sustentáveis na formação profissional, destacando o uso da aquaponia como aliada positiva no enriquecimento da formação dos alunos do ensino integrado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Caracterização socioeconômica da pesca artesanal na Resex Marinha de Araí-Peroba (PA)(Universidade Federal do Pará, 2024-08-30) CAVALCANTE, Alessandro dos Santos; JIMENEZ, Érica Kitazono Antunes; http://lattes.cnpq.br/8793273902733669; https://orcid.org/0000-0002-2985-4515; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XA pesquisa realizada na Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba, no Pará, teve como objetivo caracterizar socioeconomicamente as famílias pescadoras, avaliar sua resiliência financeira e investigar a percepção sobre a gestão pesqueira. Os dados foram coletados entre março e julho de 2022 em 11 comunidades, totalizando 293 entrevistas. A coleta foi realizada através do Programa Pesca para Sempre, implementado pela Rare Brasil, utilizando um formulário eletrônico que abrangeu tópicos como demografia, subsistência, pesca, resiliência e capital social. Os resultados indicam que a pesca artesanal é a principal fonte de renda, representando 74,7% do total familiar, mas 42,7% dos entrevistados relataram uma diminuição significativa na captura nos últimos dois anos. A pesquisa revelou que a dependência exclusiva da pesca expõe as comunidades a riscos socioeconômicos, especialmente diante de variações ambientais e econômicas. A diversificação das fontes de renda, é apontada como estratégia essencial para aumentar a resiliência econômica. Além disso, a pesquisa destacou a divisão de trabalho por gênero, com homens predominando na captura e mulheres no beneficiamento do pescado. Valorizar o papel das mulheres e promover a igualdade de gênero são fundamentais para melhorar as condições de vida das comunidades. O estudo também evidenciou a importância do capital social, mostrando que a confiança mútua e a cooperação são cruciais para práticas de manejo sustentável. Conclui-se que uma abordagem integrada e multidimensional, que valorize o conhecimento local, promova a inclusão financeira e fortaleça o capital social, é essencial para a gestão sustentável dos recursos pesqueiros na RESEX Araí-Peroba.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre campos, tesos, várzeas e florestas: relação com as paisagens nos processos de formação identitárias e resistência afromarajoara(Universidade Federal do Pará, 2021-07-14) NAZARÉ, Mailson Lima; BARBOZA, Myrian Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/4827055067722362; https://orcid.org/0000-0002-6712-7386; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XEste trabalho objetiva descrever realidades socioambientais de comunidades tradicionais no arquipélago do Marajó no Estado do Pará, através de modos de vida como forma de resistência afromarajoara. É desenvolvido a partir da descrição de minha realidade social, de origem de comunidades de vaqueiros da região dos campos marajoara, em uma relação com os aspectos de resistência e afirmação étnica da comunidade quilombola de Gurupá situada no município de Cachoeira do Arari. A descrição de minha trajetória social é realizada por meio de autoetnobiografia, o que torna essencial para evidenciar modo de vida de negro com protagonista de sua própria história. As análises dos modos de vida no território quilombola de Gurupá são realizadas através de etnografia do andar, método desenvolvido através de observação, diálogos e caminhadas junto com interlocutores da comunidade. Portanto, através da etnografia do andar e da autoetnobiografia procuro relacionar minhas vivências com as resistências da comunidade quilombola de Gurupá como forma de resistir a paradigmas eurocêntricos, os quais fundamentados no discurso desenvolvimentista vem avançando e impactando os territórios de comunidades tradicionais no arquipélago do Marajó. Neste sentido, as reflexões apresentadas no estudo procuraram responder a seguinte questão: como modos de vida constituem formas de resistência a partir da relação identidade e paisagens? O estudo tem como referência questões etnicorraciais e por isso utilizo conceitos como afromarajoara e quilombismo. Por fim, a investigação conclui evidenciando que as comunidades tradicionais vêm utilizando de pluriatividades em seus ambientes como forma de resistência tanto para enfrentar as suas dinâmicas sazonais, como às interferências externas de projetos desenvolvimentistas, reafirmando seus territórios como espaço e lugar de resistências afromarajoaras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jornada ao centro da COHAB: pesquisa-ação e ecopedagogia em escolas e conjuntos habitacionais: (experiências no Cerrado e na Amazônia)(Universidade Federal do Pará, 2019-07-31) COELHO FILHO, Nereu Cavalcanti; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477Este trabalho acadêmico é uma Jornada ao Centro da COHAB (conjunto habitacional). Nesta jornada são usadas ferramentas da cultura popular e da ciência, em teoria e pratica. As paisagens urbanas periféricas são os espaços que refletimos a geografia urbana da habitação popular, amparados em dados estatísticos sobre a habitação e na visão dos moradores sobre suas casas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a questão urbana e habitacional no Brasil, concentrando em dois estados: Pará e Minas Gerais, onde foram desenvolvidas as pesquisas em campo nos conjuntos habitacionais de dois municípios (Bragança-PA e Patos de Minas-MG), em dois biomas (Amazônia e Cerrado). Em entrevistas e troca de ideias sustentáveis com os moradores, foram tecidos saberes em colaborações interculturais. Ao pesquisar o déficit habitacional e o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, buscamos entender como este programa foi desenvolvido para sanar a falta da habitação no país. Desenvolvemos práticas de pesquisa-ação e ecopedagogia, tanto como meios de pesquisa, tanto como laboratório didático da criação de materiais e métodos pedagógicos. Posteriormente ao estudo bibliográfico e as pesquisas em campo, são propostas algumas possíveis soluções sustentáveis para habitações de COHABs. São apresentadas técnicas sustentáveis da Permacultura, que propiciam um manejo mais ecológico na ocupação humana. Houve um estudo pratico de algumas destas técnicas em espaço escolar e, com estas experiências foi possível verificar que existem inúmeras possibilidades de ações criativas na educação ecopedagógica, onde várias faixas etárias, em diferentes espaços (salas de aula, praças ou ruas), podem pensar juntos temas relativos à habitação e ecologia. Todos estes processos da pesquisa desaguaram na criação de materiais e métodos pedagógicos, que dinamizaram a alfabetização ecológica e a valorização da etnobiodiversidade. Nesta jornada foi possível a cooperação e a divulgação de técnicas sustentáveis, em um laboratório acadêmico e popular que uniu saberes ao pensar a “casa” e suas dimensões geográficas (filosófica, ambiental e social), exercitando o pensamento coletivo a partir de maquetes e jogos didáticos construídos e refletidos no estudo da moradia de COHAB. A jornada é um giro decolonial no campo do habitar, espaço que é território e lugar de educar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nomes a navegar: saberes, práticas e significados nos nomes das embarcações pesqueiras de Bragança-Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-09-30) CORRÊA, Ellen Cristina da Silva; SILVA, Jair Francisco Cecim da; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XEste trabalho objetiva investigar os nomes conferidos às embarcações pesqueiras no município de Bragança, cidade localizada na região nordeste do Pará. O estudo intenta discutir de que forma se estabelecem as relações sociais a partir da verificação desses nomes, o que pode levar a identificação de práticas, saberes e costumes desta comunidade pesqueira. Nesse contexto, duas categorias notoriamente se destacam: os abridores de letras navais e os proprietários das embarcações. A investigação de abordagem qualitativa inicia-se pela pesquisa de campo no intuito de coletar informações nos estaleiros e espaços afins bragantinos, em seguida por meio de depoimento oral, no uso de entrevistas, coletaram-se as falas dos sujeitos abridores de letras e donos de barcos. A proposição norteadora da pesquisa é a de que por meio do significado dos nomes das embarcações possamos compreender de que maneira se dá a interação entre homem, embarcação e natureza e como processos culturais podem ter fundamentado a escolha desses nomes. Desta forma, objetiva-se entender o saber- fazer dos abridores de letras navais, assim como apreender a simbologia dos nomes dos barcos para proprietários e abridores de letras. Dentre os autores utilizados para esta discussão estão: Malinowski (2018), Lévi-Strauss (1989), Ramalho (2007), Lukács (2018), Rugiu (1998), Pollak (1992) e Hall (2006). Os principais métodos utilizados nesta pesquisa foram a pesquisa de campo e entrevistas. Obteve-se como resultado a percepção de que na cidade referida há quantidade de barcos com nomes que levam em consideração os contextos socioculturais que cercam seus proprietários, atrelados à questões religiosas, parentais e afetivas. Também foi possível identificar as relações dos abridores de letras navais com os nomes que pintam. Assim, depreendeu-se que os simbolismos presentes nos nomes das embarcações expressam as vivências dos donos de barco e marcam os saberes-fazeres daqueles que materializam esses nomes, os abridores de letras.
