Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por Orientadores "PIRES, Yomara Pinheiro"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise dos índices de qualidade de vida amazônicos por meio de indicadores sociais(Universidade Federal do Pará, 2023-12-27) FARIAS, Ana Paula Vilhena; SERUFFO, Marcos Cesar da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082O cenário amazônico se configura diverso onde os modos de vida, bem como a qualidade desta, estão diretamente relacionados com as interações ambientais e sociais. A partir da análise dos indicadores usados no Índice de Progresso Social da Amazônia e Pastoral da Criança e considerando o alto grau de subjetividade que compreende Qualidade de Vida seria possível desenvolver uma metodologia para mensurar esses índices voltados para o âmbito social Amazônico que abordam a qualidade de vida? Objetiva-se o entendimento de qualidade de vida dos municípios amazônicos através de indicadores que retratem desenvolvimentos baseados em performances sociais como Índice de Progresso Social da Amazônia e a Pastoral da Criança. A metodologia de análise de dados se dará de duas formas: primeiramente por meio do processo de Knowledge Discovery in Databases (KDD) oriundos dos dados da Pastoral da Criança e a segunda será a partir do Mapeamento Sistemático do Índice de Progresso Social (IPS) da Amazônia baseado na metodologia PICOC (P: população/pacientes; I: intervenção; C: comparação/controle; O: resultado; C: contexto). Foram realizados investigação e bancos de dados, revisão bibliográfica, estudo e seletiva de produções, caracterização, estudo e acompanhamento em campo e relatório comparativo entre esses. No que se refere aos resultados obtidos se nota que o IPS Amazônia, pouco abordou nos seus últimos relatórios no que diz respeito aos povos tradicionais que habitam a área correspondente bem como também no que se refere a periodicidade de suas publicações. A Pastoral da Criança, por outro lado, não tem atuação na área ambiental e exclui de seus acompanhamentos outros públicos que não sejam gestantes, bebês e crianças até os 6 anos de idade. Ressalta-se que ambas fontes de pesquisa e atuação de QV beneficiam, porém não suprem completamente as necessidades da região fornecendo embasamento para que possam nortear planejamentos e atuações de políticas públicas voltadas para a Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Antropização e terreiro: a interdisciplinaridade dos saberes da umbanda e seus impactos no meio socioambiental(Universidade Federal do Pará, 2021-03-17) OLIVEIRA, Audineia Rodrigues de; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931Segundo Xavier (2006), o conhecimento da presença civilizatória africana nos horizontes culturais das sociedades globais, pode ser feito através do estudo de seus complexos religiosos, dentre as demais formas de reconstrução das territorialidades afrodescendentes. No cenário de intolerância religiosa que vivemos hoje em nossa sociedade, é de suma importância trazer para a academia e a sociedade conhecimentos que possam combater tais práticas. Assim a afro-religiosidade Umbanda tornou-se objeto de estudo da nossa pesquisa, que foi realizada dentro de uma abordagem qualitativa interpretativa, fazendo uso de alguns instrumentos etnográficos como observação, coleta de narrativas orais e aplicação de questionários semiestruturados. Nos propomos a pesquisar o histórico genealógico do Terreiro de Umbanda Nanã Buruquê e o “Terreiro do Século XIX”, e suas interfaces com a antropização, pautados em uma ótica interdisciplinar, por acreditarmos ser este um elemento sociocultural de fundamental importância para a manutenção e visibilidade positiva para as práticas de Umbanda no município de Castanhal, Pará, Brasil. Partimos da seguinte problemática: Como acontece a antropização dentro dos terreiros de umbanda e quais os impactos dessa relação no meio sócio ambiental sob uma ótica interdisciplinar? O que gerou as seguintes hipóteses: se a antropização é considerada uma intervenção do homem sobre o meio, tanto ambiental, quanto social, existe algum tipo de antropização dentro dos terreiros de Umbanda, que já carrega dentro de sua gênese um cunho interdisciplinar por ser fruto do “sincretismo” com outras matrizes religiosas. O trabalho tem como objetivo geral identificar as relações de antropização dentro de dois terreiros de umbanda e seus possíveis impactos no meio socioambiental, sob uma perspectiva interdisciplinar. Fizemos aportes com Coelho (2001), Leff (2004), Bertrand (1971; 2007), Elissalde (2009), Bastide (1971), Durkheim (2006), Campelo (2003), Amaral (2014), dentre outros. A pesquisa revelou os seguintes dados: a relação de antropização dentro dos terreiros é pautada na oralidade, transmitindo valores afro- religiosos ambientais, de forma interdisciplinar baseado no modus operandi da rotina diária do terreiro, em que cada sujeito é responsável pela sua integração ao meio, tanto no que diz respeito à religiosidade, quanto ao meio ambiente. Os tipos de antropização encontrados nos terreiros foram ambiental, religiosa, mística e mitológica. Os impactos causados pela presença do terreiro no meio social da cidade são caracterizados no campo da prestação de serviços assistenciais, coletivos, comunitários e de solidariedade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado durante a pandemia da Covid-19 em escolas municipais de Castanhal(Universidade Federal do Pará, 2024-08-07) BATISTA, Claudia Alves; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082A presente dissertação objetivou conhecer as práticas pedagógicas organizadas pelos professores do atendimento educacional especializado (AEE) aos estudantes com deficiência em escolas municipais de Castanhal – Pará durante as aulas emergenciais no período da pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. Os fundamentos metodológicos adotados seguem a abordagem qualitativa com base na pesquisa de campo. O levantamento e coleta de informações ocorreram no período de novembro a dezembro de 2022, sob a técnica da netnografia, por meio de entrevistas e questionários aplicados a nove professores do AEE de três escolas municipais distintas da rede de ensino de Castanhal – Pará nos anos letivos de 2020 e 2021. Os resultados encontrados, analisados sob a ótica da análise de conteúdo, mostram que durante as aulas emergenciais no período da pandemia da Covid-19, os professores do AEE encontraram muitos obstáculos para oferecer um ensino acessível e de qualidade aos estudantes com deficiência. A falta de acesso às tecnologias adequadas e à internet de qualidade foi um dos principais obstáculos enfrentados, tanto pelos professores do AEE quanto pelos professores das turmas comuns e demais profissionais. Por outro lado, muitos estudantes com deficiência também não possuíam os recursos necessários para acompanharem as aulas remotas, o que agravou ainda mais as desigualdades educacionais. O estudo evidenciou, ainda, que, mesmo diante da fragilidade e do pouco conhecimento pedagógico dos pais, a participação ativa e contínua deles foi um componente crucial e fortaleceu a rede de apoio durante as aulas emergenciais. Com isso, o estudo destacou a importância da colaboração entre professores da turma comum, professores do AEE, demais profissionais da educação especial e os pais para atender às necessidades dos estudantes com deficiência durante as aulas emergenciais nos anos de 2020 e 2021. Por fim, os desafios enfrentados pelos professores do AEE durante o ensino remoto evidenciam a necessidade de um investimento contínuo em formação profissional, infraestrutura tecnológica e desenvolvimento de políticas públicas que promovam a inclusão digital e educacional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Discurso e cibercultura: uma análise de como a imagem Amazônia é disseminada em âmbito da internet(Universidade Federal do Pará, 2021-04-20) ARAUJO, Daymerson Ferreira; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082A Amazônia não é de agora o espaço para onde a atenção de governos, de organizações governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, e de diversas instituições está voltada. Dada sua complexa sociobiodiversidade, sobre essa região se fazem construir imagens e visões que, na maioria dos casos, servem para disseminar e consolidar discursos exógenos e que acabam por ser recebidos e assimilados por habitantes desse rincão, mormente por quem tem mais facilidade de acesso e uso da rede mundial de computadores, privilegiado ambiente de criação e circulação de ideias. Dessa maneira, surgem as seguintes indagações: de que modo estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino em Castanhal/PA compreendem a Amazônia a partir do contato com esses discursos e ideias disseminados na internet? Nesse sentido, traça-se como objetivo geral dessa pesquisa analisar, por meio de suas produções textuais, a maneira como estudantes do ensino médio de uma escola em Castanhal/PA percebem o tema Amazônia no contexto da internet. Especificamente, objetiva-se: a) Identificar e caracterizar o espaço amazônico nos âmbitos geográfico, social e ambiental; b) Analisar a emergência da rede mundial de computadores enquanto possível vetor de disseminação e consolidação de discursos na atualidade; e c) Entender e analisar de que maneira a Amazônia é percebida por estudantes do ensino médio, a partir da internet, utilizando-se a Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso de textos por eles produzidos. Justifica-se esse estudo pelo fato de a internet ser, hoje, o areópago onde os debates se dão de forma ágil e integrada e entender de que maneira esses estudantes retêm para si tais informações é importante para a tomada de decisões, especialmente, no tocante a intervenções mais específicas no âmbito da escola e da sociedade. Assim, faz-se uso, como métodos de análise, da Análise de Conteúdo (AC), seguindo pressupostos de Bardin (2016), e da Análise de Discurso (AD), a partir de reflexões de Althusser (1967), Orlandi (2007) e Souza (2014),. Esta pesquisa se enquadra em um cunho qualitativo-interpretativa (MINAYO, 1995), de natureza básica (JACOBSEN, 2009). Como resultados, compreendeu-se que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma percepção da Amazônia como um ambiente externo ao seu convívio, como um cenário que se resume, única e exclusivamente, à floresta, ao exotismo. Além do mais, em grande parte de seus discursos foi identificada uma postura de afastamento em relação à Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perfil comportamental e emocional de mulheres grávidas vítimas de violência inferido com auxílio de ferramenta computacional(Universidade Federal do Pará, 2019-11-19) COSTA, Saulo William da Silva; SERUFFO, Marcos Cesar da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082A violência contra mulheres é uma problemática que a cada dia ganha mais espaço em debates, ações e pesquisas sob os mais diversos enfoques. Esse trabalho aborda a questão a partir de um enfoque interdisciplinar e objetiva identificar, por meio de ferramenta computacional e entrevista com questionário digital, expressões faciais e traços comportamentais de mulheres grávidas atendidas nas Unidades de Saúde do município de Ananindeua, a fim de traçar padrões psicocomportamentais denotadores de violência ao mesmo tempo em que se busca elementos indicativos do desenvolvimento de transtorno de estresse pós-traumático entre aquelas que têm um quadro de violência. Para se chegar a esse objetivo, desenvolveu-se uma ferramenta computacional própria a qual se chamou Women’s Health Observer Tool (WHOT) a qual se mostrou bastante promissora no tocante a comportar os questionários digitais utilizados nas entrevistas, registrar as expressões faciais das entrevistadas, inferir as emoções manifestadas na face de cada uma ao longo dos questionários e estabelecer ligações entre emoções e respostas dadas contribuindo, dessa forma, para traçar os perfis psicocomportamentais. Considerando o estudo principal no qual essa pesquisa se baseou (SANCHEZ et al., 2017), a WHOT mostrou-se capaz de indicar elementos indiciários de ocorrência de IPV, ACE e PTSD em mulheres grávidas o que corrobora sua importância para a descoberta e melhor tratamento da vítima; igualmente se mostra um promissor dispositivo auxiliar para os profissionais de saúde poderem intervir com eficiência e eficácia no atendimento às vítimas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas corporais e tecnologias digitais, inovações e desafios para educação física(Universidade Federal do Pará, 2024-03-25) SANTOS, Lúcia Telma Souza dos; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082Diante do contexto do isolamento social, ocasionado pela Pandemia da Covid-19, uma nova rotina é inserida na realidade social, e suas interações passam a ser mediados por equipamentos tecnológicos, seja para trabalho ou estudo. Perante os fatos apresentados as atividades corporais, seja escolar ou não escolar passaram por profundas transformações, faz-se necessário investigar como a Educação Física se adaptou ao contexto pandêmico, como as aulas de Educação Física escolar aconteceram? Como as práticas esportivas, recreativas e de promoção à saúde foram realizadas?Nesse sentido, a pesquisa intitulada “ Práticas Corporais e Tecnologias Digitais, Inovações e Desafios para a Educação Física é uma pesquisa de campo descritiva e documental, com um abordagem qualitativa e quantitativa , desenvolvida no município de Castanhal, onde foi analisado os Projeto pedagógicos dos cursos de formação em Educação Física das principais Instituições de Ensino Superior do município, além da aplicação de questionário Google Forms com os professores de Educação Física atuantes, com vínculo na prefeitura municipal, onde compreende duas secretarias: Secretaria de Educação (SEMED) e de Secretaria de Esporte e Lazer ( SEMEL), e os demais professores de Educação Física com vínculo nas principais academias de ginástica do município. O objetivo central do trabalho foi observar o uso de tecnologias digitais e as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física no contexto da Pandemia da Covid-19; além de analisar se obtiveram em sua formação inicial que ampare o uso de tecnologias. Os dados são oriundos de informações coletadas junto às secretarias SEMEL e SEMED, professores de Educação Física e academias, por meio de questionários estruturados, elaborados através da ferramenta Google Forms, enviados de forma eletrônica. A análise e correlação dos dados foi quantitativa com o auxílio de planilhas eletrônicas para quantificar a frequência dos dados e elaboração dos gráficos. Assim, conclui que ao analisar o projeto pedagógico dos IES do município que oferta o curso de formação em Educação Física, suas matrizes curriculares contam com apenas uma disciplina com abordagem das tecnologias. A principal adaptação foi a mediação por ferramentas tecnológicas, como: internet, câmera fotográfica, smartphones, formulários eletrônicos, plataformas digitais, facebook e WhatsApp, entre outros. Sobre as dificuldades enfrentadas por esse grupo, destaca-se o despreparo profissional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Profissionais de apoio escolar na educação especial: um estudo de caso no município de Castanhal-PA(Universidade Federal do Pará, 2022-03-14) CRUZ, Cleidinei Santos Everton; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931O direito das Pessoas com Deficiência ao acesso à educação em classes regulares de ensino é uma conquista resultante do empreendimento da luta desses sujeitos, apoiados por familiares e movimentos sociais, que através de diversos marcos legais alcançaram na legislação nacional, normativas que assegurassem sua educação numa perspectiva inclusiva. Neste cenário, este estudo de caso descritivo, de caráter qualitativo, objetiva analisar a Lei no 005/2018 do município de Castanhal, que criou cargos públicos de cuidador e mediador escolar. As análises foram realizadas a partir das discussões com base no estudo da referida lei, de leis nacionais, da fala dos participantes e de referenciais teóricos nacionais como: Mendes 2010 e Mazzota 2011, bem como, pesquisas na área realizadas por Cappeline e Rodrigues 2014; Carvalho 2016; Portalette 2017; Kassar e Rebelo 2018; e Lopes 2019. Utilizando-se como instrumento de coleta de dados questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, após sistematização e organização das respostas em softwares específicos foi-se gerado nuvens de palavras para a realização das discussões e elaboração de eixos temáticos. Dentre os resultados, verificou-se que mesmo tendo embasamento legal a criação dos cargos, os mesmos extrapolam atribuições e diretrizes pertinentes a inclusão de alunos, acentuando exclusões e precarizando o trabalho docente e que, mesmo havendo explanações a respeito das lacunas geradas pela legislação em elaboração por parte de especialistas da área, entidades públicas que deveriam atuar pelo bem comum, não se posicionaram em vista da resolução das mesmas antes da aprovação do documento final. Assim, concluiu-se que ainda existem muitos desencontros e equívocos na descrição das legislações nacionais para a educação inclusiva, que possibilitam a leitura e interpretação por parte de gestores e agentes públicos de acordo com seus interesses e entendimentos, o que pode se estabelecer em prejuízos aos envolvidos no processo educativo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Saberes culturais da umbanda e língua brasileira de sinais: estudos terminológicos para proposta de um glossário(Universidade Federal do Pará, 2021-11-12) FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931Esta pesquisa do programa de Mestrado em Estudos Antrópicos, linha de Pesquisa em Linguagens, Tecnologias e Saberes e Culturais, tem como título Saberes Culturais da Umbanda e Língua Brasileira de Sinais: Estudos Terminológicos para Proposta de um glossário, tem como objetivo geral organizar um glossário de Libras a partir da vivência de um sujeito surdo no cotidiano de uma Tenda de Umbanda da Região Metropolitana de Belém, em um diálogo entre os saberes religiosos e linguagens e dos sujeitos surdos, considerando o contexto de empréstimo linguístico e criação de sinais na comunidade. A análise dos dados baseou-se nos autores da Linguística da Língua Brasileira de Sinais, da inclusão e alteridade, e da cultura. A pesquisa de campo foi qualitativa, de abordagem etnometodológica, teve a observação participante no terreiro, a aplicação de questionários no local de investigação da pesquisa, entrevistas sobre os saberes da Umbanda e análise dos dados e resultados, num fluxo avaliativo permanente durante o período da pesquisa. Como resultado propôs-se a apresentação de um vídeo-glossário em Libras com termos específicos da Umbanda na Amazônia paraense, que possa contribuir para a acessibilidade e facilitação da interpretação de cultos de Umbanda em Libras para pessoas surdas.
