Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por Orientadores "RAMOS, João Batista Santiago"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Antropização entre a garantia e a negação do direito a educação do campo na Vila São Jorge do Jabuti(Universidade Federal do Pará, 2022-12-21) BERNARDO, Izabela do Nascimento; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente trabalho objetiva compreender de que forma as práticas educativas produzidas por docentes, equipe técnica de gestão e coordenação impactam no movimento de ensinar, de aprender e na garantia de direitos dos sujeitos na Educação do Campo. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. O lócus da pesquisa é uma escola do campo, localizada na Vila de São Jorge, interior do município de Igarapé-Açu/PA. A investigação foi pautada no referencial teórico da educação do campo, especialmente em seus parâmetros legais. Os resultados dessa pesquisa demonstram que há indícios do desenvolvimento de uma educação do campo na escola estudada, tendo como base o conhecimento escolar aliado às vivências e saberes tradicionais. Em contrapartida, identificamos determinadas vias que comprometem as práticas pedagógicas desenvolvidas nesse espaço escolar, as quais estiveram relacionadas a problemas de infraestrutura tais como ambientes inadequados, materiais insuficientes e descontextualizados, e também a ausência de políticas públicas inclusivas, emancipadoras. No entanto, há um engajamento da escola em geral e dos educadores em particular para com a formação humana pautada na garantia de direitos no contexto da comunidade. Reafirmando que também se aprende com saberes, fazeres e conhecimentos produzidos pelos povos do campo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O corpo velho no retumbão da marujada: des/com/passos antrópicos bragantinos(Universidade Federal do Pará, 2021-12-20) SOUZA, Hildeana Nogueira Dias; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre a Marujada de Bragança. Trata-se de uma manifestação cultural e religiosa, parte importante da Festa de São Benedito. Esta manifestação despertou em mim o desejo de pesquisar e explorar a questão do corpo velho na dança do Retumbão da Marujada em Bragança/PA. O estudo foi realizado no município de Bragança, nordeste do Pará, com pessoas idosas da Irmandade de São Benedito. Os dados foram coletados em meio à pandemia ocasionada pela COVID-19. Em dezembro de 2020, foram realizadas as primeiras entrevistas, as demais foram efetivadas durante os meses de janeiro a junho de 2021, totalizando 12 sujeitos entrevistados, homens e mulheres, na faixa etária de 60 a 84 anos. A pesquisa teve como objetivo geral, investigar as memórias que constroem/sustentam as identidades de pessoas velhas, no sentido de resgatar nas memórias de suas trajetórias na Marujada. Para atingir tal objetivo foi realizado um estudo de abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram de levantamento bibliográfico, observação direta e entrevistas baseadas na história oral como técnica de produção de dados. A relevância deste trabalho se evidencia pela possibilidade de discutir sobre as vertentes do corpo velho e contribuir para a reflexão sobre a importância da memória, como forma de ouvir os velhos e consequentemente, contribuindo teoricamente para a vivência de melhor qualidade de vida na velhice.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A educação escolar e a formação da identidade: um estudo em uma escola multisseriada do município de Igarapé-Açu/PA(Universidade Federal do Pará, 2020-06-25) SILVA, Wanessa Nogueira; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Este trabalho objetiva compreender de que maneira a escola impacta na formação da identidade camponesa da comunidade de “São Luizinho”, analisando, assim, as práticas pedagógicas dos(as) professores(as) da comunidade e verificando em que sentido incidem na formação e/ou valorização da identidade dos sujeitos do campo. O ponto de partida foi a seguinte questão: Qual tem sido o papel da escola na formação da identidade camponesa na comunidade “São Luizinho”, em Igarapé-Açu/Pa? Ressalta-se a necessidade da valorização e do incentivo da formação da identidade dos sujeitos do campo, considerando que o campo possui um passado de negação e silenciamento, sendo fortemente marcado pela luta contínua em prol da conquista e efetivação de seus direitos. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve-se no paradigma qualitativo, tendo como o método, o estudo de caso e como técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Para o tratamento e a análise dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo. O lócus da pesquisa é uma escola multisseriada do meio rural do município de Igarapé-Açu/Pa. Os resultados indicam a importância do professor na formação da identidade dos alunos e, igualmente, na valorização do campo e do seu modo de vida. Destaca-se que a proposta curricular das escolas do meio rural não difere das escolas urbanas. Portanto, observa-se que, seguindo uma via contrária às reivindicações dos movimentos camponeses, não existe uma Educação do Campo, mas apenas uma Educação no Campo, pois todo esforço em valorizar o campo e fomentar uma identidade camponesa parte dos profissionais envolvidos nesse processo, não havendo um projeto institucional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O enfrentamento do analfabetismo de mulheres velhas no município de Castanhal, na Amazônia Paraense: a velhice negada e a educação “garantida”(Universidade Federal do Pará, 2019-06-19) FALCÃO, Ildete da Silva; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O enfrentamento do analfabetismo de mulheres velhas no Município de Castanhal, na Amazônia Paraense, configurou-se objeto desta pesquisa ao despertar em nós a problematização e a vontade de investigar sobre esse fenômeno, pelo muito que ele exclui nesta região, particularmente em Castanhal, no Estado do Pará, onde está localizado o Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA), que, por meio da extensão universitária, desenvolve o programa Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI), lócus desta pesquisa. O estudo foi realizado com 12 sujeitas, alunas e ex-alunas das turmas de 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), resultantes da parceria entre o Campus e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), objetivando investigar os fatores determinantes para o enfrentamento do analfabetismo pelas mulheres velhas que frequentam o programa GETI. Na condição de pesquisadora, professora e mulher velha, nosso interesse pelo estudo configurou-se de caráter teórico, político e existencial. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo-exploratória, a qual forjou alguns procedimentos metodológicos, a saber: o levantamento bibliográfico, com a leitura das/os teóricas/os que versam sobre o tema, a imersão no arquivo do programa GETI e a necessária escuta das sujeitas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para analisar os dados das entrevistas nos utilizamos da Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2016) e Franco (2018). O estudo revelou a situação de prejuízo socioeconômico e cultural das mulheres velhas investigadas, como consequência do longo período da vida em condição de analfabetismo ou baixa escolaridade. Evidenciou, ainda, o protagonismo quando da superação de tal condição pela revelação de atitudes de independência e autonomia adquiridas pelo processo de alfabetização. Aclara-se, também, que os sistemas de ensino atuais não estão preparados para atender às especificidades das pessoas idosas, o que exige das/os governantes a implementação das determinações legais, concernentes ao direito da pessoa idosa com adequada estrutura física e pedagógica, no sentido de garantir com que estas/es cidadãs/os sejam acolhidas/os com segurança física e emocional, por meio de intervenções pedagógicas críticas, dialógicas e respeitosas, em uma perspectiva de oportunizar aprendizagens significativas ao longo da vida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre números e narrativas, um estudo sobre o fechamento de escolas em localidades rurais na Amazônia paraense(Universidade Federal do Pará, 2019-08-08) SILVA, Josiane Nascimento da; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Nesta pesquisa apresentamos reflexões sobre o fechamento de escolas em localidades rurais no Pará. Embora recente a visibilidade do problema, estudos apontam que o fechamento de escolas acontece no Brasil desde os anos 60, porém vem crescendo consideravelmente sobretudo a partir da segunda metade da década de 1990, vinculada a políticas de governo de cunho liberal, na contramão dos avanços obtidos em termos de legislação. Diante do expressivo número de escolas paralisadas e extintas no Pará, o Fórum Paraense de Educação do Campo vem empreendendo um conjunto de esforços, mobilizando diferentes setores da sociedade para discutir as causas e as consequências do fechamento das escolas no campo. Dentre as ações, destacam-se a campanha nenhuma escola a menos e o Disk Denúncia contra o fechamento de escolas, sendo estas, estratégias de atuação junto ao Ministério Público do Estado no apontamento de possíveis irregularidades cometidas por governos nos processos que culminam com o fechamento de escolas, em desacordo com os procedimentos estabelecidos na Lei Federal 12.960/2014. Assim, objetivamos refletir o fechamento de escolas, a partir dos números e narrativas produzidas sobre o fenômeno em cinco municípios paraenses, tendo como referência os dados do Disk Denúncia contra o fechamento de escolas do campo. Para tal, estudamos o contexto de implementação das principais políticas e programas de educação formal direcionada às populações rurais no Brasil, estabelecendo relações com os índices de fechamento de escolas na atualidade; analisamos o processo técnico de geração dos indicadores oficiais sobre o fechamento de escolas no Sistema Educacenso e descrevemos as estratégias de luta contra o fechamento de escolas no Pará. Adotamos uma abordagem qualitativa na perspectiva do materialismo histórico, fazendo uso da pesquisa documental e entrevista narrativa. As abordagens estão ancoradas em relevantes autores que discutem a temática, vinculados ao Fórum Nacional de Educação do Campo. As análises revelam que o fechamento de escolas no Pará apresenta fatores similares aos indicados em outros Estados brasileiros, sendo os indicadores do fechamento constituído majoritariamente por escolas multisseriadas sob dependência administrativa dos municípios. Entre as causas apontadas estão a diminuição de matrículas no campo e a insuficiência de recursos financeiros, onde a nucleação com deslocamento de alunos a bordo do transporte escolar é uma das principais estratégias utilizadas pelos governos para a continuidade da oferta escolar nas comunidades impactadas. Concluímos que o exercício do direito à educação, apesar dos avanços obtidos nas últimas décadas no Brasil, vem se constituindo em meio a graves condicionantes estruturais, financeiros e políticos, atuando como impeditivos para a plena implementação de políticas públicas no interior dos municípios da Amazônia. Destacamos ainda que o fechamento de escolas no campo não tende a diminuir, enquanto a política pública de Educação do Campo não for seriamente discutida no interior dos sistemas de ensino e pelos órgãos de controle social, mediante diálogo direto com os sujeitos sociais do campo, em luta pela garantia da educação escolar pública, compreendida e afirmada como um direito de todos e dever do Estado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A experiência da solidão a partir do olhar de pessoas idosas do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade(Universidade Federal do Pará, 2022-03-21) RIBEIRO, Simone Correia; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Com base nos elementos que contribuem para a ocorrência do fenômeno solidão na pessoa idosa, esta pesquisa propõe uma reflexão acerca da experiência da solidão a partir do olhar de pessoas idosas do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI). O estudo tem como objetivo investigar, fundamentados nas várias dimensões de solidão, os elementos sócio/pessoais que causam a experiência de solidão entre pessoas idosas do GETI e, para atingir tal objetivo realizamos um estudo de abordagem qualitativa e a produção de dados foi realizada a partir da aplicação de um roteiro de entrevista previamente estruturado, cujas questões se direcionaram para as seguintes categorias: experiência de vida familiar, rede de relações sociais e sentimento de solidão. Para a análise dos dados produzidos utilizamos o método de análise de conteúdo, que segundo Bardin (2015) se refere a um agrupamento de técnicas de análise das comunicações. Essa técnica de análise permite ao pesquisador observar as diversas formas de comunicação que o entrevistado emite no ato da entrevista. A pesquisa foi realizada no município de Castanhal, nordeste do Pará, com pessoas idosas do GETI, UFPA, Campus de Castanhal. Os dados foram produzidos entre novembro de 2020 maio de 2021, totalizando 6 (seis) sujeitos entrevistados, sendo 1 (um) homem e 5 (cinco) mulheres acima de 60 anos de idade. A investigação nos revelou que, em virtude do cenário mundial/atual de pandemia ocasionada pela SARS-CoV-21 , o fenômeno da solidão se faz mais presente e tem se apresentado em sua versão mais nociva na vida da pessoa idosa. Fatores como o distanciamento social, as perdas de entes queridos e familiares, além da ansiedade, têm causado impactos prejudiciais no cotidiano dos idosos. Conclui-se que a construção dos dados evidencia a importância e a possibilidade de se refletir sobre as dimensões do fenômeno solidão na vida da pessoa idosa, bem como sobre a importância das relações afetivo-sociais na rotina desse público, como forma de prestar-lhes apoio junto às mudanças requeridas pelo envelhecimento e, consequentemente, auxiliar na vivência de melhor qualidade de vida na velhice. Destaca-se a importância do papel das políticas públicas que regem as leis das pessoas idosas e garantem-lhe seus direitos. É importante, entretanto, evidenciar que a sociedade precisa conhecer e valorizar essas leis e tratar as pessoas idosas como sujeitos ativos e significativos, dignos de desfrutar de seus direitos e viver em segurança. A sociedade, pois, pode proporcionar o avanço das lutas pelos direitos das pessoas idosas, pela dignidade do envelhecimento e pelo cumprimento das leis (BETTINELLI; PORTELLA, 2004).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua(Universidade Federal do Pará, 2024-03-15) MARTINS, Leide Daiane dos Anjos; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983A pesquisa busca compreender a formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares municipais de Ananindeua. Utilizou-se uma abordagem qualitativa envolvendo documentos e representações descritivas de crianças do 4º e 5º anos matutino e vespertino de uma escola do ensino fundamental do município. Os resultados apontam que o documento curricular do município criou macroáreas e entre elas a de Multiculturalismo passando a ser chamada de Identidade Cultural envolvendo cidadania e civismo. Na prática é necessário repensar as abordagens educacionais, considerando o papel fundamental que desempenham na formação identitária e cultural das crianças, a fim de mais bem promover a valorização da diversidade como parte integrante desse processo identitário cultural de crianças no âmbito escolar, pois reflete sobre diversos conceitos da educação amazônica e sobre o cotidiano do mundo globalizado. A pluralidade cultural amazônica presente no cotidiano escolar deve ratificar a diversidade cultural como traço fundamental na construção das identidades de crianças, definida e negociada no campo dos conflitos e das infinitas possibilidades de singularização, no âmbito escolar municipal de Ananindeua.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Igreja Católica e o movimento da renovação carismática no contexto do município de Castanhal(Universidade Federal do Pará, 2021-12-13) GAMA, Izael Nunes da; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Esta pesquisa investigou sobre a RCC e sua relação com a ICAR no contexto do Município de Castanhal, Pará. No referencial teórico, abordamos enquanto eixo central que a ICAR desde sua origem detêm como característica possuir vários movimentos ou territórios sagrados que formam um espaço maior e isso se deve a organização dessa instituição. Existem estudos sobre a RCC, entretanto, essas pesquisas diferem da nossa abordagem. Verificou-se como questão de pesquisa a indagação de como ocorre a chegada da RCC no município de Castanhal e como (acontece) as relações entre a ICAR e a RCC, como objetivo geral temos: compreender as relações entre a RCC e a ICAR no município de Castanhal-PA, assim como nos objetivos específicos buscamos investigar: identificar a visão do clero em relação a RCC e descrever na visão dos participantes da RCC o olhar que estes têm sobre o movimento. Nos motivou investigar esse tema o fato do crescimento da RCC e o espaço que esse movimento tem ocupado no interior da ICAR. Torna-se relevante esse estudo pela própria necessidade da comunidade católica e científica em conhecer melhor a RCC e sua importância para o catolicismo, proporcionando a superação de possíveis preconceitos. Além da revisão bibliográfica, utilizamos trabalho de campo com entrevistas junto aos párocos, bispo diocesano, lideranças da RCC e membros do movimento em Castanhal para entendimento do fenômeno estudado. Nos resultados e discussões, notamos por parte do clero uma rejeição a denominação de católicos pentecostais e uma reafirmação de que a RCC é católica. Dentre as conclusões percebemos que os carismáticos se veem como católicos mais autênticos após fazerem parte do movimento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A leitura que liberta à luz da filosofia da libertação na Unidade de Custódia e Reinserção de Castanhal(Universidade Federal do Pará, 2024-08-12) SILVA, Leliane Aguiar da; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente estudo teve como escopo analisar a prática de leitura voltada para remição da pena, sobre a rubrica do Novo Projeto a Leitura que Liberta, na Unidade de Custódia e Reinserção de Castanhal, à luz da Filosofia de Libertação, proposta por Enrique Dussel, além de buscar compreender a relação entre leitura e liberdade em ambiente prisional. Tal envergadura reporta se frente à urgência da humanização do sistema prisional brasileiro, que instrumentalizou à leitura nos espaços de privação de liberdade como atividade passível de remição da pena, engendrada pela política de execução penal no Brasil para processo de reintegração social pautada nos direitos humanos. De natureza aplicada, a pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, com a aplicabilidade procedimental da pesquisa-ação pedagógica - PAPe, enquanto ferramenta educacional que pressuponha a cooperação entre os participantes e pesquisadora, num exercício contínuo entre ação e investigação, que em suas fases usou-se a sequência didática, a pesquisa participantes o quais geraram a produção de poesias de autorias dos leitores privados, e uso questionários, tendo como sustentáculos para análise dos dados o aporte teórico centrado nos sentidos acerca da proposta da filosofia da libertação, de Enrique Dussel, como um contínuo de entendimentos à educação libertadora. Assim, identificou-se que projetos de leituras em ambiente prisional como NPPL, cria impacto significativos na vida leitores privados de liberdade, que passam ampliar suas concepções de liberdade para além da proposição de diminuir a pena, mas que precisa ser desenvolvida como complemento das atividades educacionais enquanto efetiva prática de um direito humano e não como mais um mero mecanismo disciplinar do tempo ocioso dos PLLs, dimensionada pela da práxis filosófica da Libertação, que além de política, é antes, pedagógica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O sagrado (re)velado em narrativas orais de mulheres quilombolas de Santíssima Trindade - Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-03-15) SOUSA, Natasha Fernandes de; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Esta pesquisa tem como propósito compreender o sagrado (re)velado em narrativas orais de mulheres da Comunidade Santíssima Trindade-Pará. A relevância social em de dar vez e voz aos saberes, a religiosidades e aos costumes dos que habitam ou habitaram espaços marginais, refletindo suas narrativas em busca de identificar possíveis interferências temporais, e, ainda, o que representa a Comunidade através de suas vozes. Para isto, a investigação apresentou uma metodologia com abordagem qualitativa com características descritivas, considerando as narrativas orais de três mulheres quilombolas da comunidade Santíssima Trindade. A constituição dos dados se deu através de observação, entrevista, conversas informais, registro audiovisual e caderno de anotações. Os resultados apontam que o sagrado é (re)velado através de manifestações de rituais religiosos com devoção aos santos, principalmente a São Pedro - o padroeiro da Comunidade, bem como, em rituais de cura com ervas ou de rezadeiras. Ressalta-se que o sagrado também se (re)vela por meio de hierofanias elementares ou mais elaboradas como a humana. Conclui-se que no sagrado (re)velado em narrativas orais das mulheres da comunidade quilombola Santíssima Trindade há um entrelaçamento entre vida e memória à própria história da Comunidade, tornando-se fonte de conhecimento para conhecer a história do lugar em que o sagrado se (re)vela com representatividade e pertencimento à comunidade de mulheres negras e quilombolas, para além de uma ideologia totalizadora.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Vozes silenciadas: história e memória de outras interpretações do processo de interiorização do Campus UFPA no município de Castanhal - PA a partir de 1970(Universidade Federal do Pará, 2020-06-22) SANTOS, Maria José Conceição dos; CHAVES, Túlio Augusto P. de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O trabalho tem como objetivo compreender a história da implantação do Campus da UFPA na cidade de Castanhal, a partir dos discursos e das narrativas dos sujeitos que vivenciaram o processo da interiorização a partir da década de 1970, com ênfase para o período do governo militar experimentado na UFPA. Relacionando o passado e o presente dessa trajetória, narrados segundo os documentos escritos e os sujeitos entrevistados, promoveu-se outra interpretação do processo histórico da instituição, uma vez que a história registrada carregou-se de ausências documentais, referentes aos períodos de lutas e acordos que se firmaram para a construção da Universidade no interior do Estado. O lócus da investigação foi o Campus/UFPA, estabelecido na cidade de Castanhal, microrregião Nordeste do Estado do Pará. A pesquisa foi norteada pelos seguintes questionamentos: Quais movimentos ocorreram no sentido de conceber a interiorização do Campus-UFPA em Castanhal? Quais foram os projetos institucionais que impulsionam a UFPA para a cidade? Quais os sujeitos que participaram da implementação? A Ditadura Militar impactou na política de criação da Universidade? A investigação fora pautada na pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e os procedimentos utilizados fundamentaram se na história oral, com instrumentos basilados em entrevistas e questionários, tendo como suporte a técnica de análise de conteúdo, que definiu os rumos das informações coletadas. O estudo provou que existem contradições na maioria dos documentos registrados, que pontuam a interiorização da Universidade na cidade mediante a força política dos governos Federal, Estadual e Municipal. Nesse sentido, a história oral confronta-se com os documentos oficiais registrados, porque apontou a existência de vários projetos institucionais que impulsionaram a UFPA para a cidade de Castanhal. O processo de Interiorização ocorreu na década de 1970, movido por muitos entraves e conflitos. E existiram diversos elementos que intermediaram a ação, além da interferência de projetos oriundos do Centro Rural Universitário de Treinamento de Ação Comunitária (CRUTAC), do Ministério da Educação e do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), com o intuito de estabelecer um convênio com a UFPA – por meio do Centro de Educação – e a Prefeitura, para implantar um polo Universitário na cidade, considerada uma das mais desenvolvidas da região.
