Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12385
Navegar
Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por Orientadores "SERUFFO, Marcos César da Rocha"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estudo sobre persistência e evasão escolar em EJA no nordeste, Castanhal-PA: análise e proposições(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) XAVIER, Maria do Perpétuo Socorro Ramos; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo intitulado “Persistência e evasão escolar em EJA no nordeste, Castanhal-PA: análise e proposições”. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, no nordeste paraense, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. O aporte teórico desse estudo, ancorou-se em autores, como Arroyo, Bourdieu, Freire, Patto e Fazenda, que dialogam sobre os sujeitos inseridos em diversos contextos sociais, os quais são fundamentais para ressignificar as relações humanas, justas e solidárias, e Fernandes, Pires, Ramos e Seruffo, que têm “desenhado” uma prática pedagógica no contexto amazônico dos atores sociais EJA, enfatizando a alteridade do estudante, vislumbrando o trabalho social e o trabalho docente na dinâmica das Instituições. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando quais escolas apresentam maiores índices de evasão e/ou persistência escolar. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA em Castanhal-PA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações- problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Memórias, etnoconhecimentro: diálogos com estudantes sujeitos da EJAI rural em Cipoal e Vila Modelo, São Francisco do Pará/Pa(Universidade Federal do Pará, 2024-09-09) TABAYARA, Tiago José da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560O estudo investiga a interação entre a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e o etnoconhecimento nas localidades do campo Cipoal e Modelo, no município de São Francisco do Pará. Fundamentada nas teorias de Paulo Freire (2018) sobre educação emancipatória e dialogada, o estudo analisa as memórias coletivas e as narrativas orais de estudantes que retornaram à escola após longos períodos sem oportunidade educacional, revelando as complexas relações entre saberes tradicionais e conhecimentos escolares. A pesquisa, conduzida por meio de entrevistas narrativas com 8 (oito) sujeitos da EJAI, selecionados após um levantamento inicial com 20 (vinte) participantes, utiliza a técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (2009), para extrair e categorizar as unidades de sentido a partir das unidades de contexto. A análise teórica é apoiada nos estudos de Fernandes e Ramos (2020) e Fernandes e Fernandes (2018); Santos e Rocha (2022), que tratam dos estudos antrópicos, fornecem uma visão sobre as interações humanas e suas transformações no ambiente, com uma abordagem interdisciplinar na Amazônia, reforçando a importância de integrar saberes ambientais e culturais na educação. As categorias analíticas foram formuladas baseando-se nos objetivos da pesquisa e no roteiro de perguntas, enquanto as subcategorias emergiram a partir dos discursos dos participantes. Os resultados indicam que a EJAI, quando contextualizada cultural e historicamente, atua como um meio de transformação social, integrando o etnoconhecimento acumulado ao longo de gerações ao currículo educacional. A análise das narrativas revela que a memória coletiva e os saberes tradicionais são essenciais para fortalecer a identidade coletiva e individual dos estudantes, assim como para promover um currículo que valorize as especificidades culturais e os saberes ancestrais, conforme discutido por Bosi (1994). O estudo também aponta para a necessidade de um maior reconhecimento institucional das memórias e dos saberes tradicionais no contexto da EJAI, destacando a importância de políticas públicas inclusivas, como o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, que é fundamental para enfrentar o analfabetismo no Brasil, conforme evidenciado por Haddad e Di Pierro (2000). Nesse sentido, as contribuições de Salomão Hage (2021) são essenciais para a análise dos movimentos sociais e políticas públicas voltadas à EJA/EJAI, ressaltando a importância da mobilização social no fortalecimento dessas políticas educacionais. Além disso, Nascimento (2022) caracteriza o sujeito da EJAI como participante de um processo formativo de caráter cidadão, político, pedagógico e emancipador. Neste processo de (re)construção constante, busca-se a expressividade e a visibilidade das memórias e etnoconhecimentos destes homens e mulheres amazônidas, reforçando a importância de seu papel na sociedade. Por fim, a dissertação garante a integração dos saberes locais ao currículo da EJAI e destaca a relevância da memória coletiva na construção da identidade comunitária. A pesquisa conclui que a educação deve caminhar na direção de um diálogo mais profundo entre conhecimento formal e tradicional, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural dos estudantes. O avanço para uma sociedade mais justa e equitativa depende da implementação de práticas pedagógicas que respeitem e integrem as especificidades culturais e históricas dos estudantes sujeitos da EJAI, visando uma educação mais inclusiva, crítica e emancipatória.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mulheres em privação de liberdade e ações voltadas para reinserção social no Centro de Reeducação Feminino em Ananindeua-Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-08-25) GOMES, Daiane Ribeiro; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560O objetivo geral deste trabalho é compreender como as ações de reeducação de mulheres em privação de liberdade voltadas para a reinserção social estão sendo ofertadas no Centro de Reeducação Feminino em Ananindeua – Pará. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em obras correlatas ao tema, além de uma análise de informações do sistema prisional paraense a respeito de ações desenvolvidas no encarceramento feminino. Realizou-se também uma abordagem qualitativa que habita na interface entre os métodos funcional e interpretativo, como processo de autotransformação do ser humano, ou seja, como processo simultaneamente produtivo e formativo. Os resultados demonstram que, na prática, as ações de reeducação à reinserção social acontecem em parceria principalmente com o sistema “S”. O curso de panificação e manutenção de microcomputadores são os de maior preferência, e os cursos de garçom, recepcionista, aplicadora de revestimento cerâmico, artesão de pintura em tecidos, manicure e pedicure apresentam um menor interesse pelas presidiárias. Também há oficinas voltadas para a ideia de levar diversão e cuidados às internas, aperfeiçoando habilidades que colaboram na construção de um perfil profissional, para conseguirem um emprego ao sair do sistema prisional. É imperativo promover o debate sobre reinserção social e destacar a necessidade de políticas públicas para a promoção da dignidade da mulher no cárcere em atenção aos direitos humanos e garantias fundamentais assegurados constitucionalmente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Rastreamento de experiência de usuário em sistemas interativos Web(Universidade Federal do Pará, 2021-11-11) SOUZA, Kennedy Edson Silva de; MELLO JUNIOR, Harold Dias de; http://lattes.cnpq.br/3003315337750206; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560O conceito de Experiência de Usuário (do inglês User Experience ou UX) tem sido usado para alcançar melhorias em sistemas de informação digital com base em como as pessoas os percebem. Considerando o movimento da inclusão digital e o consequente crescimento da necessidade de prover experiência de utilização satisfatória, a pesquisa sobre métodos de avaliação de UX se torna essencial para acompanhar as transformações tecnológicas e promover as necessárias adequações. Apesar do avanço da produção científica no campo de UX, observam-se ainda lacunas relevantes que evidenciam a necessidade do desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas que visem de prover avaliação de UX com maior precisão, frente à demanda cada vez maior por aplicações de fácil utilização e aprendizado, resultante das transformações tecnológicas e sociais em curso. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar uma ferramenta de análise de experiência de usuário capaz de fornecer artefatos qualitativos e quantitativos, a partir da associação dos dados de rastreamento de interações e heurísticas de UX. A metodologia desenvolvida para esta pesquisa exploratória possui como pilares principais os métodos quantitativo e qualitativo, baseado em dados obtidos a partir entrevistas, questionários, além de análise de documentos e artefatos gerados, de rastreamento ocular, de mouse, keylogging e de aprendizado de máquina. Para a execução do estudo foi desenvolvida a ferramenta T2-UXT (Tracking Techniques User eXperience Tool), criada para executar coleta de dados de interação por entradas múltiplas de dados, a ferramenta foi avaliada em dois cenários de estudo de caso de áreas do conhecimento distintas. Para representação de dados de interação, foram desenvolvidas duas opções gráficas de visualização, além de tabela de análise de métricas e integração com algoritmos externos, o que permitiu análises mais detalhadas utilizando Inteligência Artificial. A partir disso verificou-se que a T2-UXT é capaz de auxiliar na avaliação de UX através dos artefatos que podem ser utilizados como referência para modificações e customizações em interfaces gráficas.
