Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Orientadores "FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Arte-Educação em psicologia: a educação musical no tratamento de depressão e/ou ansiedade(Universidade Federal do Pará, 2020-11-20) SOUSA, Maria Jucilene Silva Guida de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O propósito deste trabalho parte da ideia-força de que Arte-educação e Psicologia podem ser aliadas no processo psicoterápico de determinados fenômenos relacionado ao comportamento humano. Tem a assertiva de que ao serem utilizadas, ambas não perdem sua importância frente ao objeto de estudo, isto é, sem que nenhuma seja descaracterizada, subjugada ou coisificada em função da outra, nem submetida a uma mera funcionalidade. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Educação Musical pode ajudar na qualidade de vida dos pacientes com depressão e /ou ansiedade. Para tanto, o problema de que norteou a pesquisa, é descrito da seguinte forma: como a Educação Musical pode ajudar no tratamento de pessoas com Transtornos de Depressão e/ou Ansiedade? Diante desse problema é possível entender que o exercício da Arte-educação pela Educação Musical não é uma tarefa apenas de Educadores Musicais, dentro das salas de aula, mas pode ser também de Psicopedagogos e Psicólogos, que trabalham na área da Saúde e que buscam se qualificar na área de Educação Musical, para aplicá-la nos contextos psicopedagógicos e psicoterapêuticos, por meio de objetivos claros e definidos na promoção de saúde individual e coletiva. O estudo demonstra como é possível aplicar a Arte-educação em Psicologia, num processo interdependente e dialógico, sem perda de sua essência, já que todas elas priorizam o sujeito em suas diferenças. Para tal consecução utiliza o método Fenomenológico que busca compreender um fenômeno e não necessariamente explicá-lo. Como tipo de pesquisa, esta tese é qualitativa e fez a pesquisa Teórico-aplicada, por meio da Observação Participativa em um laboratório de experimentação no Serviço de Psicologia e Psicopedagogia da Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís-MA, para dois grupos de pacientes com transtorno de depressão e ou ansiedade: um para intervenção com atividades em Educação Musical e outro para testagem comparativa de resultados. Obteve como resultado, a constatação de que o grupo de pacientes, que teve atividades de Educação Musical no processo de intervenção psicológica e psicopedagógica obteve 100% de melhora comportamental, de acordo com os testes e reteste aplicados e com o parecer da equipe multidisciplinar de acompanhamento, enquanto o grupo de pacientes que não teve atividades em Educação Musical obteve somente 20% de melhora. Conclui, portanto que foi confirmado a hipótese inicial de que a Educação Musical contribui para minimização de transtornos depressivos e ou de ansiedade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação do aprendizado musical de crianças com transtorno do espectro do autismo em aulas de percussão(Universidade Federal do Pará, 2015-06-23) OLIVEIRA, Glaucia Freire de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Sabe-se que a educação musical possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades, como a percepção, ritmo e improvisação. No que diz respeito à musicalização para crianças com deficiência ou transtornos, em especial nesta pesquisa, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a educação musical vai além dos conteúdos formais. Com este trabalho, pretendeu-se analisar o aprendizado musical de crianças com TEA em aulas de percussão. Para o alcance do objetivo prosposto, foi realizado um curso de treinamento teórico e prático para graduandos a fim de introduzi-los à pesquisa científíca e para que estes pudessem atuar como monitores. Foi repassada a estrutura da intervenção e a forma de manejo com as crianças. Participaram desta intervenção 20 crianças com idades entre seis e nove anos, sendo oito com autismo e 12 típicos (sem o transtorno). Cada responsável assinou um termo de consentimento livre esclarecido, onde constavam os objetivos desta pesquisa e preencheram o relatório que traçou o perfil comportamental de cada criança. A coleta de dados foi realizada na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Cada dia de intervenção tinha duração de uma hora e ocorria uma vez por semana, durante três meses, constando de dez atividades fundamentadas nos métodos de Carl Orff e Zoltán Kodály. Para realizar a avaliação do aprendizado musical desses alunos, foi utilizado a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical-Percussão, construída por Oliveira, Pantoja, DeFreitas Jr., Espírito Santo e Nascimento (2011), a partir da adaptação da Escala de Verificação do Aprendizado Musical no Instrumento Violoncelo (DEFREITAS Jr., 2007), a qual vem composta por instruções e ilustrações para melhor compreensão do avaliador. Podemos com esta pesquisa observar o desenvolvimento de habilidades musicais dos alunos com TEA e melhoras significativas em seu comportamento e aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Caminhos de formação em música de estudantes com transtorno do espectro do autismo em uma escola técnica em música(Universidade Federal do Pará, 2014-06-26) RODRIGUES, Jessika Castro; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A abordagem emergente nesta pesquisa relaciona aspectos que direcionam o olhar à trajetória no curso técnico em música de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para adquirir um diploma em música. Este é um estudo de caso do processo de formação no curso técnico em música de pessoas com TEA, para tanto foi escolhida a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) por ser uma escola técnica em música que já formou estudantes com TEA. A pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo de formação em música de estudantes com TEA no curso técnico da EMUFPA. Se desdobrando especificamente em identificar o papel do Programa Cordas da Amazônia (PCA) na inserção de pessoas com TEA para o aprendizado musical; descrever a ação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) da EMUFPA, relacionada aos estudantes com TEA; e analisar o processo de formação em música de estudantes com TEA no curso técnico da EMUFPA. Para o alcance do objetivo proposto foi adotada a abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados foram utilizados a entrevista semi-estruturada e análise documental. Os interlocutores de pesquisa foram: o diretor do PCA, o coordenador do NAPNE na EMUFPA, a diretora da EMUFPA, dois (n=2) estudantes com diagnóstico de TEA formados no curso técnico da EMUFPA e suas respectivas cuidadoras. Os dados obtidos nas entrevistas semi-estruturadas foram transcritos literalmente, categorizados e analisados juntamente com os documentos evocados na pesquisa. O pesquisador da presente investigação aponta o PCA com um ação efetiva diante da inserção de pessoas com TEA na aprendizagem e atividade musical; dificuldade na implantação do NAPNE na EMUFPA pela falta de recursos materiais, humanos, didáticos, estruturais e financeiros, bem como a falta de definição de papeis entre a DIS e o NAPNE e apoio da escola; também demonstra caminhos diferentes percorridos pelos estudantes com TEA, mas destaca o interesse, a oportunidade, as barreiras, conquistas e continuidade como partes relevantes do processo de formação. A contribuição desta pesquisa ultrapassa os casos particulares dos atores envolvidos, emergindo na elaboração de propostas concernentes à educação musical de pessoas com TEA, culminando na sua formação profissional e em seus efeitos podendo se referir também as diversas necessidades específicas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Do cinema à educação: trânsitos musicais na concepção de videoaulas(Universidade Federal do Pará, 2016-06-16) SAMPAIO, Nilze de Sá; SOUZA, Erasmo Borges de; http://lattes.cnpq.br/5387951750537371; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Esta pesquisa teve como objetivo fazer o estudo da concepção musical de videoaulas a partir dos usos musicais do cinema, utilizando-se como referência principal os conhecimentos de Michel Chion, por meio das obras “A audiovisão” (2011) e “La música en el cine” (2014). Embasaram também este estudo, no que se refere: à estrutura da linguagem cinematográfica, Martin (2013) e Mascelli (2010); à semiótica discursiva, Barros (2005) e Souza (2015, 2008, 2006); à arte e educação, Duarte (2000); à educação a distância, Litto (2010), Santos, Fassbender e Evangelista (2015) e Moran (2002); à videoaula, Santos, Fassbender e Evangelista (2015), Moran (1995, 2009, 2015), Anderson e Dron (2011, tradução 2012), Mattar (2014), Filatro (2009), Silva (2015), Spanhol e Spanhol (2009), Vargas, Rocha e Freire (2007). A presente pesquisa se justificou pela mudança que vem ocorrendo no âmbito da educação, fortemente influenciada e dinamizada pelas tecnologias da informação e da comunicação, e ainda pela necessidade de unir a estética à educação, em busca de processos de ensino-aprendizagem que considerem as particularidades humanas, incluindo a dimensão do sentir nesse processo. Para a análise realizada foi utilizado o percurso gerativo de sentido, conforme a semiótica discursiva, e dois instrumentos criados pela pesquisadora que foram o Mapa sonoro/musical e a Lista sintética dos usos musicais. O Mapa sonoro/musical procurou identificar de um modo geral o discurso e questões didáticas, e de um modo específico, aspectos musicais como a questão das dominantes sonoras, dos usos musicais e dos pontos de utilização e sincronização da música na produção de sentido. Na Lista sintética dos usos musicais foram apresentados os usos musicais segundo Chion, a descrição e a exemplificação respectiva, inclusive com indicação de links na internet. Também para auxílio na análise foi definida uma tipologia de videoaulas em que foram identificadas semelhanças nas estruturas das videoaulas disponíveis na internet, chegando-se à seguinte classificação: videoaula informativa/ instrutiva, videoaula educativa modelo presencial e videoaula educativa com recursos de pós-produção. Mediante esses conhecimentos buscou-se esclarecer a questão de “Como a música pode ser utilizada na concepção de videoaulas, a partir dos seus usos no cinema?”. Percebeu-se após as análises que a presença da música varia conforme o tipo de videoaula e o seu momento de utilização. Assim, nas videoaulas com maior variedade de recursos discursivos, como os tipos videoaula informativa/ instrutiva e videoaula educativa com recursos de pós-produção, notou-se maior presença da música para a materialização do discurso. Inversamente, nas videoaulas com menor variedade desses recursos, notou-se uma menor presença musical, como no tipo videoaula educativa modelo presencial. Quando a música é pensada na concepção da videoaula, de um modo geral, também é maior sua possibilidade de uso do que quando trabalhada na videoaula já gravada. Esses são processos de trabalho distintos, mas que deverão ter em vista o uso da música para reiteração e materialização do discurso. Os usos musicais mais frequentes foram: continuidade e fluência do filme; representação simbólica; continuidade e descontinuidade dos planos sonoros; sincronização; temporalização da imagem; coestruturação e coirrigação; e movimentação das imagens. Diante do exposto, concluiu-se que a música é um recurso pedagógico, um componente discursivo da videoaula que pode ser utilizado para a sua coestruturação e para questões audiovisuais fundamentais, possibilitando uma educação estética.Tese Acesso aberto (Open Access) EDEUCAÇÃO MUSICAL PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: compondo caminhos à prática docente em Castanhal-PA(Universidade Federal do Pará, 2022-02-14) ZIMMER, Paulyane Nascimento; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A qualidade do ensino da musica nas series iniciais e os desafios da inclusão, revelam a importância de se fornecer oportunidades de capacitação. Este estudo objetivou construir uma proposta de capacitação para professores de Música ao ensino de alunos com Transtomo do Espectro Autista (TEA), na Educação Infantil e, para tal: (a) formatar uma proposta de capacitação para docentes de Música com enfoque ao Ensino de Música para crianças com TEA na Educação Infantil; (b) aplicar a capacitação para professores de música em atuação em Castanhal/PA; e, (c) avaliar seu impacto na prática dos cursistas, durante a pesquisa.Trata-se de um estudo experimental com fundamentação técnico-científica, de corte transversal e com enfoque teórico-prático, dentro dos parâmetros metodológicos da pesquisa-ação. À amostra obtida pela técnica de mostragem não paramétrica inclui 3 professores formadores e 13 cursistas. Foram formatados cinco módulos (O transtomo do Espectro Autista e desenvolvimento humano na infância, EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: materíais e técnicas para o ensino de música e inclusão; A Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon aplicada ao Autismo; EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO: Planejamento e avaliação; e, Prática supervisionada ao Ensino de música para crianças com TEA). Um site e seis protocolos foram elaborados para coleta de dados: Questionário sócio demográfico e de sondagem de conhecimentos do cursista; Avaliação estrutural dos módulos a capacitação MusiTEA; Questionário para validação do site MusiTEA; Ficha para avaliação « lapidar das ementas dos módulos da capacitação MusiTEA; Ficha de avaliação do plano de aula (Prática Supervisionada); e, Ficha de avaliação de prática supervisionada (MusiTEA) — Atividade gravada MLT. As ementas dos módulos, protocolos e site foram validados por pares de juízes independentes até a obtenção minima de 80% de concordância. Os dados coletados passaram por análise exploratória, abordando a estatistica descritiva, assim como, a vtilização do Teste de Wilcoxon, hipóteses nula e altemativa: HO=0,5 e HI>0,5 e a>0, adotando a = 0,05 (erro adotado 5%) e nível de significância de 95% Foi utilizado o programa Excel para estatística descritiva, realização de tabelas, gráficos e limpeza dos dados. Observou-se um bom desempenho dos cursistas entre a aplicação dos módulo 1 e 2 (T * = 46,5 > Títabelado) = , rejeita HO). Entretanto, não foram verificadas melhorias entre os módulos 1 e 3 (T * = 17,5 > T(tabelado) = O, não rejeita HO); registrando-se uma “queda” entre a aplicação dos módulos 2 e 3 (T * = 10 > T(tabelado) = 2, não rejeita HO). Já em comparação dos módulos 1 e 4, este último apresentou melhor rendimento (T * = 37 > Títabelado) = 8, rejeita HO). As oscilações de desempenho subsidiam que HO não deve ser rejeitada em prol de HI, não se podendo afirmar que o curso melhorou o desempenho dos cursistas, embora os dados descritivos revelem o alcance substancial da capacitação. O Tetomo dos participantes para ministrar aulas em formato híbrido durante a ocorrência do módulo 3 mostrou-se um dos impactos do cenário Pandêmico. Sugere-se replicação do estudo com um n maior e lapidar dos módulos.Tese Acesso aberto (Open Access) Educação Musical e Autismo : Análise da Educação Musical como recurso de inclusão social presente no programa Violino em Grupo em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-09-03) BATISTA, Antônio de Pádua Araújo; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Trabalhar com educação musical numa perspectiva inclusiva significa assumir compromissos com pessoas, suas famílias e a sociedade na qual se inserem, onde o fazer musical torna-se um ato social, cuja ação pode influenciar e provocar transformações. O tema ¿inclusão¿ tem ocupado um lugar de debate privilegiado na agenda das grandes conferências nacionais e internacionais, no que tange à democratização do acesso das pessoas com deficiência (PCD¿s) à educação, provocando a criação de leis voltadas às suas especificidades. Com isto, fortalecidos pelas reivindicações e pressões de diversos grupos sociais que defendem o reconhecimento desta igualdade de acesso, importantes documentos legais têm sido elaborados, a Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência (1975), o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência (1982), a Declaração de Cartagena (1992), a Declaração de Salamanca (1994), a Carta para o Terceiro Milênio (1999), a Lei no 12.764 (2012), que determina que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são consideradas pessoas com deficiência, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5 (2014) e a Lei no 13.146 (2015), que institui a Inclusão Social e a Cidadania da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Este estudo se justifica por abordar um tema recorrente em âmbito nacional e internacional, pois, o acesso dos alunos com TEA aos espaços educacionais se evidencia como um direito incontestável, seja em instituições de ensino regular, ensino das artes ou no meio esportivo, em caráter formal ou informal. O estudo objetivou Investigar a Educação Musical, como recurso de inclusão social de crianças com TEA, presente no programa ¿Violino em Grupo: interdisciplinaridade e inovação de linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista¿, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA ¿ PPGARTES. Seu desdobramento se dá em três objetivos específicos: 1) Descrever, com base em trabalhos anteriores, registros audiovisuais e relatórios, as ações pedagógicas, estratégias e recursos didáticos aplicados no laboratório do Programa de Extensão Violino em Grupo; 2) Verificar o aprendizado musical dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), participantes do programa, com base nos dados coletados e, 3) Analisar as contribuições da Educação Musical, como recurso de inclusão social da criança com TEA, por intermédio do Programa Violino em Grupo. Para a realização deste estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão da literatura nacional e internacional, com abordagem Quantitativa e delineamento Quase-Experimental, tendo como fonte os dados coletados por meio de registros audiovisuais e fotográficos, relatórios, entrevistas e produção acadêmica, originados a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas no programa. A pesquisa revelou que os alunos com TEA, quando colocados em um ambiente comum de ensino, podem aprender a tocar um instrumento musical em nível semelhante aos Neuro típicos. Revelou ainda que a Educação Musical proposta pelo Programa cumpriu seu papel de inclusão social frente aos alunos PCD¿s. Espera-se que, por intermédio do registro dos recursos pedagógicos e do material didático coletado por meio desta pesquisa, ela venha somar junto aos profissionais e instituições que fomentam a Educação Musical Inclusiva.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação musical e inclusão: a experiência do Programa Cordas da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2013-06-27) ALBUQUERQUE, Tássila Crystiane Freitas; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Esta pesquisa objetivou compreender a dinâmica de inclusão de alunos com Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem na Educação Musical do Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA, assim como descreveu o processo de inclusão deste Programa e conheceu o tipo de inclusão desenvolvida no mesmo. Foi fundamentada com pressupostos teóricos sobre inclusão, sobre educação musical, sobre educação musical inclusiva, sobre Transtornos do Desenvolvimento Humano e Dificuldades de Aprendizagem. Foi realizada uma revisão sistemática sobre os pesquisadores que já publicaram sobre o Programa Cordas da Amazônia assim como os dispositivos legais brasileiros e internacionais sobre inclusão e garantia de direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais. Foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de levantamento bibliográfico, documental e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com (a) o coordenador do PCA, (b) um técnico e (c) um aluno selecionado a partir de critérios estabelecidos. Os resultados foram computadorizados, organizados e descritos em forma de quadros para análise descritiva. Os resultados mostraram que as etapas que os alunos passam, garantem o acesso de todos à educação, conforme predispõe a legislação. O PCA promove educação musical inclusiva com alunos com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de Autismo, de Síndrome de Down, Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação musical e o ensino de violino para crianças autistas: Uma vivência com o método de Edgar Willems.(Universidade Federal do Pará, 2024-07-10) PINHO, Vivian Ferreira.; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217No âmbito legislativo, está em vigor a Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em seu artigo 3º estabelece que são direitos da mesma o acesso à educação e ao ensino profissionalizante. Nessa perspectiva, o professor precisa estar preparado para assumir os desafios da docência para esse público. Este estudo visa contribuir com essa questão ao abordar estratégias metodológicas para a educação musical e ensino do violino para crianças autistas, inspiradas na proposta pedagógico-musical de Edgar Willems e consequentemente fornece diretrizes para o docente que pretende se especializar no campo da educação musical para turmas inclusivas com crianças autistas. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa investigar quais as contribuições do método de Edgar Willems para o processo de musicalização e ensino do violino em turmas inclusivas com crianças autistas. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, que são: propor atividades musicais, por intermédio da revisão da literatura, baseadas no método de Willems; e verificar o aprendizado musical dos alunos autistas alcançado por meio de uma escala avaliativa. Para tanto, uma revisão de literatura foi realizada, em artigos, dissertações, teses e livros nos idiomas português e espanhol, disponíveis em plataformas on-line, para identificar o que a literatura trata sobre a educação musical, na perspectiva da educação inclusiva direcionada a pessoas com TEA, envolvendo temáticas como a legislação inclusiva, educação musical inclusiva, autismo, relações entre a educação musical e a psicomotricidade na perspectiva inclusiva, educação musical e ensino de violino e a educação musical para Edgar Willems. Esta é uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e tem caráter exploratório. Os participantes desta pesquisa são oriundos do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA), em atividade na Universidade Federal do Pará (UFPA), como técnica de coleta foi realizada a observação participante e estruturada uma escala avaliativa baseada nos pilares da proposta pedagógico musical de Edgar Willems, são eles: a canção, o ritmo, o movimento sonoro (altura do som) e a audição. Ocorreram 11 aulas e 3 avaliações, as aulas foram planejadas previamente e baseadas nos pilares do método revelados na revisão de literatura. Os resultados do aprendizado das crianças autistas coletados nas avaliações foram expressos em gráficos e foi realizada a descrição mediante à pesquisa participante dos avanços musicais e quanto ao comportamento de todos os participantes. O estudo revelou que a turma como um todo, tanto os alunos autistas quanto os típicos, evoluiu. As crianças autistas demonstraram desenvoltura e entendimento das práticas musicais, experimentaram os elementos musicais e com autonomia transferiram esse conhecimento para o estudo do violino.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação musical no Programa Cordas da Amazônia: descrição analítica dos procedimentos metodológicos das turmas de violoncelo(Universidade Federal do Pará, 2013-06-27) PAIVA, Adriana Catarina de Carvalho de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A pesquisadora deste trabalho objetivou verificar como se dá a educação musical de crianças e adolescentes do Programa Cordas da Amazônia através do violoncelo (PCA). O ensino do instrumento violoncelo realizado no PCA direcionado a pessoas nesta faixa etária alcança também alunos com transtornos do desenvolvimento (autismo, TDAH, dislexia, síndrome de Down), além de outros com dificuldades de aprendizagem (considerando dificuldades financeiras, sociais, de transporte), que normalmente não prosseguiriam no estudo de um instrumento musical, o que torna o Programa um dos poucos a oferecer ensino musical gratuito para alunos com transtornos do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem. A pesquisa objetivou, pois, verificar como se dá o ensino musical de violoncelo de crianças e adolescentes com e sem transtornos do desenvolvimento pela aplicação desses procedimentos metodológicos do PCA; sistematizar sua gênese e estrutura, buscando essas informações através de pesquisas que tomaram como centro de discussão este Programa; observar os pressupostos teóricos de ensino musical que sustentam tais procedimentos identificando o conteúdo programático e o modus operandi dos seus participantes; e, por fim, analisar o consequente resultado de aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas ferramentas de pesquisa, tais como entrevistas e a aplicação de uma Escala de Avaliação que verifica o aproveitamento do aprendizado. De fato, os resultados alcançados quanto ao aprendizado de alunos com transtornos do desenvolvimento corroboram o que a literatura específica preconiza: a possibilidade de apreensão musical deste público é possível e real, devendo haver continuidade e estímulo musical para esses alunos no esforço de superação das limitações impostas pelas condições. Em relação à gênese e estruturação do Programa, as fontes teóricas de estudos já realizados sobre o PCA permitiram uma esquematização de informações para responder ao objetivo proposto. Diante destas constatações positivas já desenvolvidas e constatadas no ambiente de ensino do PCA, espera-se contribuir para o fortalecimento das práticas desse Programa, e de uma forma mais abrangente, contribuir para a orientação de políticas públicas educacionais mais eficazes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino coletivo de cordas friccionadas: uma análise da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2012-02-13) RODRIGUES, Társilla Castro; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Estudos sobre o ensino coletivo de cordas friccionadas estão cada vez mais em evidência no contexto da educação musical no Brasil, mas revelam ser esta uma vertente ainda em fase exploratória. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia. E como objetivos específicos descrever a Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas do Programa Cordas da Amazônia, investigar o processo de ensino-aprendizagem dos instrumentos violino e viola por meio da aplicação da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do referido Programa e identificar na Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia aspectos que caracterizam o ensino coletivo. A pesquisa foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo da referida Proposta Metodológica e utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical nos instrumentos Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia e a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos com a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical de Violino e Viola na aplicação da Proposta Metodológica foram organizados e analisados a partir do programa estatístico Microsoft Office Excel, foram computados e descritos em forma de gráfico para a análise descritiva. Os resultados encontrados na presente pesquisa a partir da análise descritiva revelaram o valor do ensino coletivo para a expansão do alcance do ensino de instrumentos de cordas friccionadas, entendendo que o ganho do estudo em grupo se estende para a vida e no aprendizado do instrumento pode se tornar um início para uma carreira musical promissora. Também indica possibilidades e oportunidades para elaboração de ações, no sentido de mobilização de políticas públicas para viabilização de ensino musical de qualidade nas escolas do Brasil.Tese Acesso aberto (Open Access) Formação continuada de professores de música : Uma proposta de ensino-aprendizagem por intermédio da pesquisa e prática docente(Universidade Federal do Pará, 2023-03-15) COSTA, Lucian José de Souza Costa e; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A presente pesquisa de doutoramento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará apresenta a formação continuada de professores de Artes/Música com grande relevância na realidade contemporânea, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) com reflexões acerca de uma capacitação de Formação Continuada para professores de Artes/Música, que contempla especificamente profissionais da rede municipal de Belém do Pará por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). As primeiras motivações para a proposição da presente pesquisa encontram abrigo na atuação do professor-pesquisador em escola pública do estado do Pará, a qual reflete sua trajetória na área da música. Desde o ano de 2012 no ingresso à universidade, o trajeto-percurso do professor-pesquisador da área de música, vem perpassando por caminhos de formação inicial e posteriormente a formação “continuada” de professores de Artes/Música a nível profissional e acadêmico. Portanto, o pesquisador objetiva Investigar a formação continuada de professores de Artes/Música da educação básica no município de Belém a partir do aperfeiçoamento de conteúdos e elaboração de estratégias metodológicas para a área da música, tendo como base o perfil dos profissionais e a realidade das escolas em que atuam. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, quais sejam: (a) Comparar, junto com os profissionais da educação, alternativas didático-pedagógicas para o ensino de música, considerando o perfil de formação e a realidade do contexto educacional em que atuam; (b) Aplicar capacitação teórico-prática do uso de ferramentas virtuais para o ensino de música nas escolas de educação básica do município de Belém. Para o alcance dos objetivos adotaram-se a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Experimental. A partir deste contexto sobre formação continuada de professores de Artes/Música, a presente pesquisa traz diálogos entre os principais autores: IMBERNÓN (2010), SAVIANI (2009), NÓVOA (1991), TANURI (2000), FUSARI (1994), COSTA (2019), COSTA; DEFREITAS JÚNIOR (2020), JARDIM (2019), LIMA (2019), PENNA (2007), entre outros. A amostra da pesquisa foi de 15 participantes professores de Artes/Música da rede municipal, sendo realizado no município de Belém no período de maio a junho de 2022. O estudo foi baseado em uma análise exploratória, onde o nível de significância foi α = 0,05 e o intervalo de confiança de 95%. A amostra foi obtida pela amostragem não paramétrica, onde foi utilizado o teste Wilcoxon. Em geral, nota-se, nas respostas, que antes do curso, 31,25% dos participantes avaliaram que Concordam Totalmente que o curso FOCO em Música proporciona um ambiente de formação continuada mesmo que no ensino de EaD, depois do curso esse percentual subiu para 75%, demonstrando ainda mais que o curso impactou de forma positiva para que os participantes considerem ainda mais importante que o curso FOCO em Música proporciona um ambiente de formação continuada mesmo que no ensino de EaD. Os resultados alcançados no Curso FOCO em Música revela o potencial de aprendizagem que cada participante adquiriu permitindo mudanças e diálogos no seu exercício enquanto docente de Artes/Música.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e continuada de professores de artes/música na educação básica: um estudo na USE 11 de Icoaraci em Belém/PA(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) COSTA, Lucian José de Souza Costa e; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Este trabalho consiste em uma pesquisa fundamentada no estudo de caso a respeito da formação inicial e continuada de professores de Artes/música na educação básica, estudo este realizado na USE 11 (Unidade SEDUC na Escola) no Distrito de Icoaraci na cidade de Belém. A formação do professor de Artes/música deve ser refletida com muito cuidado, a começar por suas experiências na área de educação musical tanto em sua formação inicial como na formação continuada. Objetivou-se Investigar como ocorre a formação inicial e continuada dos professores de Artes/música na Educação Básica na Use 11. Os objetivos específicos desdobram-se em: Verificar como ocorre a formação inicial dos professores de artes/música nas escolas de educação básica na Use 11; Averiguar como ocorre a formação continuada de professores nas escolas de educação básica na Use 11; Descrever estratégias e metodologias utilizadas pelos professores nas escolas de educação básica na Use 11. A coleta de dados realizou-se através de questionário no formato da escala Likert de 5 pontos aos professores de artes/música do ensino fundamental e médio, a fim de coletar os dados da pesquisa. Foi utilizada a técnica estatística análise exploratória de dados, para descrever as características da formação inicial musical, da formação continuada e da metodologia utilizada atualmente em sala de aula pelos professores de artes/música. Além disso, foi utilizado o teste estatístico não-paramétrico denominado de teste do sinal. Verificou-se se as metodologias e estratégias utilizadas atualmente em sala de aula possuem influência da formação musical inicial e da formação continuada dos professores de artes/música. De acordo com os principais resultados obtidos por meio da análise exploratória de dados, verificou-se que a maioria dos professores de artes/música iniciou sua formação musical por intermédio da igreja e de participação em projetos sociais, a maioria dos professores afirma que o aprendizado em teoria ou escrita musical influencia de forma positiva na formação inicial musical como professor. Todos os professores participaram de grupos musicais, seja na formação musical inicial e/ou na formação musical continuada, e também todos os professores afirmaram que as disciplinas cursadas durante sua formação na licenciatura em música estão colaborando com seu ensino em sala de aula. Após a aplicação do teste de sinal, verificou-se que, de acordo com os dados coletados, não se pode afirmar que metodologias e estratégias utilizadas atualmente em salas de aula possuem influência da formação musical inicial e da formação musical continuada, ao nível de significância de 5%. Na Fundamentação teórica para a formação de professores de música foram acolhidos alguns autores: Wazlawick et al (2013); Marinho e Queiroz (2006); Machado (2003); Oliveira (2007) e Beineke (2004), entre outros. A partir desta pesquisa, conclui-se que existem “lacunas” a serem vencidas pelos professores da área de artes, por não ter uma politica pública atuante e consistente em nosso país, desta forma, este trabalho contribui para a reflexão em campo profissional e de tudo o que está sendo manifestado em relação à formação inicial e continuada nas escolas de ensino básico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Inclusão em educação musical: uma proposta de adaptação metodológica para disléxicos(Universidade Federal do Pará, 2015-06-23) SILVA, Letícia Silva; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O aprendizado da linguagem envolve múltiplas variáveis, consistindo em um processo de criação complexo que relaciona aspectos neurológicos, sensoriais, psicológicos, socioculturais, socioeconômicos e educacionais. Deficiências em um destes aspectos podem refletir em distúrbios da aprendizagem. A dislexia é um destes distúrbios e se caracteriza por dificuldades específicas na realização da leitura e da escrita. A importância da educação musical para indivíduos com dislexia como forma de prática educativa pode viabilizar-se um importante componente auxiliador durante o processo de aprendizagem da escrita e da leitura, propiciando o desenvolvimento da autoestima e da interação com o outro. Após a revisão sistemática da literatura com referência à relevância da Educação Musical com a Dislexia nas Bases de Dados SciELO, BIREME PsicInfo, MEDLINE e LILACS. O objetivo com este trabalho foi investigar adaptações metodológicas necessárias ao aprendizado musical e desenvolvimento da linguagem de disléxicos. Participaram deste estudo 12 crianças e/ou adolescentes com idades entre 09 e 14 anos. As avaliações da Escala de Avaliação do Aprendizado Musical (EAAM) compreenderam a apreensão de conhecimento teórico e prático, mensurados a partir de um protocolo de observação e foi realizada individualmente. Já as Avaliações Teórico-Musicais I e II (ATM I e ATM II) abarcaram o aprendizado da leitura e escrita musical, sendo realizadas respectivamente após cada aplicação da EAAM. Quanto as ATM I, essas ocorreram de forma coletiva com todos os presentes em sala. Já na ATM II, a turma foi dividida em dois grupos contendo 6 alunos cada para aplicação. Os resultados de ambas as avaliações citadas acima foram submetidos à análise, categorizados e expostos em gráficos para demonstrar o desempenho do aprendizado musical dos alunos com dislexia. O pesquisador do estudo em questão assinala o PCA como um viabilizador no auxílio quanto ao desenvolvimento da leitura e escrita para disléxicos através do aprendizado musical, destacando a importância e contribuições que este possui ao proporcionar a adaptação de metodologias com equipe multiprofissional de apoio para assistir às necessidades de estudantes com dislexia, assim como na capacitação de profissionais interessados na educação musical inclusiva.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Motivação para aprender música: um estudo com alunos do ensino médio(Universidade Federal do Pará, 2017-07-07) SILVA, Silene Trópico e; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217; HENDERSON FILHO, José Ruy; http://lattes.cnpq.br/1843981362271021Nesta pesquisa, realizou-se um estudo exploratório com a finalidade de conhecer os direcionamentos empíricos aplicados na área de educação musical e outros aplicados em conformidade com a Teoria da Autodeterminação (TAD) possíveis para este estudo. Foi importante revelar o estado da motivação dos alunos e descrever o comportamento do estudante de acordo com as influências internas e externas, para predizer-lhes a orientação motivacional para aprender música no ensino médio. A teorização sobre o sentimento autodeterminado, realizado pelos psicólogos Deci e Ryan (1985), aproximou-se da perspectiva sociocognitiva da motivação e da visão humanista das necessidades e da aplicação do conceito autodeterminado, favorecendo ao sujeito interagir consigo e com seu mundo de forma dialética e organísmica. O sujeito ao se identificar, bem como endossar pessoalmente as informações recebidas do contexto como próprias de si, tornou-se capaz controlar e direcionar seu aprendizado á realização de suas metas e objetivos futuros. Com o emprego do survey para 64 alunos do ensino médio, objetivou-se compreender as contribuições da motivação para aprendizagem musical e conhecer o estado e estilo da motivação, para: (a) explicar as influências internas e externas que motivam o envolvimento do aluno em práticas musicais; (b) verificar por intermédio da literatura os mecanismos psicológicos básicos que motivam o educando a aprender música; (c) descrever como os fatores educacionais e socioculturais influenciam a compreensão dos conteúdos; e (d) averiguar a natureza (intrínseca e extrínseca) que origina a motivação para aprender conteúdos musicais. Ao se depreender a motivação do estudante do ensino médio é considerado aplicar avaliação qualitativa no intento de conhecer a qualidade da aprendizagem conceitual dos estudantes. Neste sentido, foi a pesquisa de survey, uma alternativa bastante válida, para aprofundar esta questão e projetar os fatores que motivaram a amostra de estudantes de música do ensino médio regular aprender música na escola. Como estas questões foram abordadas no ensino médio, acredita-se que as ações empreendidas nessa pesquisa, fazem a diferença para melhorar a qualidade do ensino. Com o desenvolvimento da pesquisa de survey e análise quantitativa dos dados, foi constatada na amostra pesquisada o estado e estilo motivacional orientado para motivação controlada em estágio de autorregulação introjetada, em lócus causal externo. A contribuição da motivação para aprender música foi determinada pela percepção de atendimento das necessidades psicológicas básicas, avaliadas pelos estudantes, em grau moderadamente baixo e próximo de 45% do índice total da escala, bem como pela frustração moderada destas mesmas necessidades, avaliadas próximas de 55% do índice de frustração total da escala. Os sentimentos de autonomia se aproximaram na escala Likert do nível de 32% apontados na escala, o sentimento de competência ao nível de 37% e o de relacionamento ao nível de 31% de atendimento. Confirmou-se no estudo ser o atendimento das necessidades psicológicas básicas uma característica inata das pessoas, cuja contribuição aumenta o aprendizado conceitual, melhora a disciplina escolar diminuindo quadros de evasão e repetência escolar que em seus desdobramentos motivacionais ajusta e modifica o comportamento do sujeito positivamente, sendo, portanto, um incremento ao aprendizado musical que corrobora com a condução de futuras pesquisas e com a educação musical.Tese Acesso aberto (Open Access) MOVE: um facilitador da pesquisa em música para estudantes com privações sensoriais, intelectuais e motoras(Universidade Federal do Pará, 2020-06-22) RODRIGUES, Jessika Castro; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A contemporaneidade indica a necessidade de promoção de suporte tecnológico de caráter inovador e relevante para melhorar condições de autonomia e independência de estudantes com privações sensoriais, intelectuais e motoras. Portanto, a pesquisadora objetiva investigar como a tecnologia assistiva pode facilitar o processo de pesquisa dos estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, quais sejam: (a) Criar um protótipo como ferramenta de visualização estratégica do movimento de pesquisa para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de projeto de pesquisa; (b) Testar e avaliar a tecnologia de visualização estratégica do movimento de pesquisa para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de projeto de pesquisa. Para o alcance dos objetivos propostos, adotaram-se a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Experimental. A Experimental são os procedimentos para a criação, os testes e as avaliações do dispositivo protótipo. Foi realizado um projeto piloto − com estudantes do Curso de Especialização em Nível Médio da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, bem como houve uma intervenção com estudantes de graduação em Licenciatura Plena em Música na Universidade do Estado do Pará e na Universidade Federal do Pará. Os participantes foram estudantes com privação sensorial, intelectual e/ou motora e sem privações. A aplicação dos Testes centrou-se na utilização da ferramenta de visualização estratégica do movimento de pesquisa MOVE para a construção do projeto de pesquisa pelos participantes. Os testes aconteceram em seis encontros e a avaliação se encaminhou de duas maneiras: (a) a primeira pelos estudantes participantes que responderam a um questionário utilizando a escala tipo Likert de 10-pontos, apresentando três justificativas e sugestões para avaliar a funcionalidade do dispositivo; (b) e a segunda foi a avaliação dos projetos de pesquisas em pares por juízes independentes que seguiram a escala para avaliação de projetos acadêmicos, dando nota na escala de 0 a 10 para cada item avaliado. Os dados coletados foram analisados quantitativamente e suas representações foram expressas por tabelas e gráficos, que foram comparados com a análise documental e serviram de suporte visual para projetar os resultados e suscitar reflexões e contribuições. Em geral, nota-se, nas respostas, que mais de 85% dos participantes Concordam Totalmente com o facilitador da pesquisa em música para estudantes com privações sensoriais, intelectuais e/ou motoras. O estudo revelou a importância fundamental da equipe multidisciplinar para obtenção de resultados eficientes. Foi observado que a facilitação promovida pela ferramenta MOVE geralmente esteve relacionada à dificuldade apresentada no perfil de cada estudante. A pesquisa confirmou que a ferramenta MOVE não exclui a necessidade de um orientador, mas oferece autonomia e independência para que o estudante organize as suas ideias a fim de manter a coerência e não fugir ao tema.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Música e Síndrome de Down: uma compreensão sobre a aprendizagem no ensino de violino em grupo(Universidade Federal do Pará, 2018-06-29) SOUZA, Elissuam do Nascimento Barros de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O presente estudo trata-se de uma compreensão sobre o processo de ensino e aprendizagem de música de crianças com Síndrome de Down, visando entender as expectativas, necessidades e particularidades de aprendizagem destes. O objetivo central desta pesquisa é compreender como ocorre a aprendizagem musical de crianças com Síndrome de Down em uma turma com crianças neurotípicas (sem transtornos do desenvolvimento que envolva distúrbios significativos no funcionamento psíquico) através do ensino de violino em grupo desenvolvido pelo Programa Cordas da Amazônia – PCA do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará – PPGARTES. Para isto, foi realizado um estudo de caso, com a coleta de dados realizada por meio de observação participante, na qual foram coletadas anotações em um caderno de campo e também por meio de registros fotográficos e audiovisuais. Para avaliar a aprendizagem dos estudantes de violino, usou-se Escala de Avaliação do Aprendizado Musical do Violino. No que concerne aos resultados da pesquisa dos participantes B e C com SD, pode-se dizer que eles alcançaram excelentes níveis de aprendizagens nas aulas de violino. Demonstraram entendimento dos comandos ministrados, respondiam às perguntas realizadas pelos professores, observavam os professores e os imitavam na execução das atividades, algumas vezes observavam os colegas e copiavam os gestos realizados por estes. Os resultados, assinalam ainda, que a técnica do pizzicato denominada pelos professores do projeto como “bico de pato” foi muito bem assimilada pela grande maioria dos alunos. Observou-se que os participantes SD memorizaram bem as canções que determinavam o início e o fim das atividades com a retenção de prazos curtos e longos de aprendizagem e assimilação das funções de cada melodia (música de entrada/música levantar o braço/e música de despedida). Quanto aos termos da aprendizagem técnica no instrumento, apresentaram eficácia nas atividades de acolhimento, coordenação motora grossa nas danças de aquecimento e relaxação. Uma estratégia de ensino muito válida utilizada pelo projeto, e que merece ser destacada, foi a utilização de recursos visuais (figura 9) para facilitar a aprendizagem de toda a turma. Percebe-se que o ensino coletivo de violino praticado pelo projeto promove a integração e socialização das crianças, além de facilitar a aprendizagens de todos, principalmente das crianças SD. Refletindo sobre estas questões, buscou-se evidenciar as especificidades dos portadores da SD contribuindo com informações para a área da educação musical garantindo o direito do aluno em situação de inclusão de receber ensino de qualidade. Consideramos que ainda há muito a se contribuir para a formação de professores, estratégias, metodologias e práticas pedagógicas para as pessoas com Síndrome de Down.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A música na educação de pessoas com deficiência visual: uma experiência na Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo(Universidade Federal do Pará, 2012-02-13) BERNARDO, Sérgio Figueiredo; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O objetivo com este estudo é compreender a dinâmica da educação musical na Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo (UEES JAA), situando a música e sua dimensão criativa no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na concepção de professores e de alunos com Deficiência Visual, na perspectiva da educação inclusiva. A UEES JAA localiza-se no Estado do Pará, uma referência no AEE de alunos com Deficiência Visual. Segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em 2009, esta instituição atendeu cerca de 347 alunos provindos da Região Metropolitana de Belém. Os docentes e técnicos da unidade atuaram em várias ações: (a) no atendimento de alunos com Deficiência Visual; (b) na formação de educadores da Rede Estadual de Ensino; e (c) na organização de Jornadas Pedagógicas envolvendo a sociedade para discussão de temas relacionados à arte. Referindo-se à arte, inclui-se a música como importante elemento no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Embora se constate inicialmente estas práticas de trabalho com música, verifica-se que no campo da sistematização e produção científica destas práticas há uma lacuna, dada a riqueza das experiências e especificidades de sua atuação. Em se tratando da busca dos processos criativos dos alunos com Deficiência Visual por intermédio da música, percebe-se que a Unidade apresenta muitas possibilidades de estudo e de produção de conhecimento. Considerando a percepção complexa dos fenômenos a serem estudados, os pesquisadores utilizaram uma abordagem Qualitativa, estruturada em torno de um Estudo de Caso. Como técnica de pesquisa, foi utilizada a documentação indireta, através da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A documentação direta baseou-se na (a) observação direta intensiva por intermédio de técnicas de observação, e (b) roteiro de entrevista semi-estruturada. A análise dos dados revelou que: (a) A UEES JAA vem passando por um processo de mudança em sua forma de organização como tentativa de adequar-se ao processo de normalização do AEE. Esta mudança, em andamento, tem no centro de sua concepção a perspectiva inclusiva na qual o conceito de inclusão social tem um papel significativo e a inclusão escolar apresenta-se em processo de desenvolvimento crescente sendo que sua consolidação demanda a superação de desafios ainda presentes na dinâmica institucional, sobretudo na relação com o ensino regular; (b) O Coral Cantarte, como campo de atuação musical, afirma-se como fazendo parte do conjunto de atividades ofertadas aos alunos com Deficiência Visual, manifestando uma organização pedagógica específica que busca considerar as necessidades educacionais especiais dos educandos, valorizando formas de abordagem multi sensorial, processos de memorização e repetição e repertório de baixa complexidade técnica como princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem; (c) A dimensão criativa da música, por meio da composição, do improviso e da inovação musical manifesta-se de forma diferenciada na prática pedagógica musical, compondo um quadro geral de ausências e presenças, possibilidades e perspectivas. Neste sentido, a criação musical não compõe o leque de objetivos educacionais propostos para o Canto Coral, sendo a natureza criativa da música o principal agente desencadeador de sua tímida manifestação. Desta forma, produz-se conhecimento de uma experiência educacional que contribui para o enriquecimento da relação da música com o processo de construção da inclusão de alunos com Deficiência Visual.Tese Acesso aberto (Open Access) Políticas públicas educacionais para o ensino de música na educação básica: Múltiplas vozes sobre o ensino de música na rede municipal de educação de Belém do Pará.(Universidade Federal do Pará, 2025-06-16) SILVA, Társilla Castro Rodrigues da; SILVA, Jessika Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/7731127373088878; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217As políticas públicas educacionais, responsáveis por garantir que mais pessoas tenham acesso à educação e promover medidas para corrigir distorções sociais, podem assegurar um ensino de qualidade em um país com dimensões continentais, mas não é tarefa fácil. O ensino de música na escola pública de ensino regular tem percorrido caminhos de descobertas frente às novas realidades que se apresentam no cenário educacional atual. Assim sendo, ainda há uma efervescência de pensamentos acerca de como trilhar um “novo” caminho da educação musical, que rumos estão sendo dados à educação musical na escola e como nós, pesquisadores, pretendemos contribuir para o direcionamento desse ensino. A tese defendida é que há múltiplas interpretações sobre o ensino de música na escola, as quais afetam a prática e impedem possibilidades de políticas públicas para a efetivação dos direitos ao respectivo ensino, especificamente em Belém do Pará. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a inserção da música nas escolas públicas da rede municipal de educação em Belém do Pará, a partir das concepções das múltiplas vozes, agentes do ensino de música. O referencial teórico utilizado para fundamentar as discussões desta pesquisa abrangeu: a) A análise de políticas educacionais à luz da Abordagem do Ciclo de Políticas de Bowe et al. (1992) e Ball (1994) proposta por Mainardes (2006); e b) As políticas educacionais da legislação brasileira vigente sobre o ensino de música nas escolas de educação básica. Trata-se de uma pesquisa Exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, com procedimento de Pesquisa Estudo de Caso. Quanto ao local de realização, foi Pesquisa de Campo em que houve coleta dados e análise documental, entrevista semiestruturada e questionário. Como técnica de análise de dados, foi aplicada análise de conteúdo e estatística de Análise Exploratória de Dados, também chamada de Descritiva Básica. Os resultados encontrados abordaram as concepções da Secretaria Municipal de Educação, do NACE e dos Professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Belém que foram analisadas junto ao ciclo de políticas educacionais. A análise do ensino de música nas escolas públicas de Belém do Pará revelou tanto avanços quanto desafios. As Diretrizes Curriculares da SEMEC buscam qualificar e diversificar a educação musical, com professores efetivos da rede e projetos musicais no contraturno, além de oficinas com mestres tradicionais. No entanto, a falta de infraestrutura adequada, recursos materiais e mais professores limitam a implementação plena da disciplina. A criação da Escola Municipal de Artes de Belém (EMAB) enfrenta dificuldades políticas, e muitos professores atuam de maneira polivalente, o que contraria as diretrizes curriculares. Portanto, considera-se que a falta de valorização institucional e a descontinuidade das políticas públicas dificultam a consolidação do ensino de música nas escolas. A pesquisa sugere que, para superar esses desafios, é necessário garantir uma formação inicial e continuada robusta, valorizar as tradições culturais locais e adaptar o currículo ao contexto regional. O ensino de música deve ser tratado como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento crítico e cultural dos estudantes, além da urgência de regularização de concursos públicos e promoção de políticas públicas educacionais mais consistentes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas psicopedagógicas na educação musical de alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)(Universidade Federal do Pará, 2015-06-23) SIQUEIRA, Danihellen Prince Dias; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Este trabalho trata sobre a prática psicopedagógica na educação musical em alunos com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) existente no Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Fundamentou-se a partir de duas áreas do conhecimento das ciências sociais: a Psicopedagogia e a Educação Musical dialogando teóricos abordados no PCA como Vygotsky, Suzuky e Piaget. Possui abordagem qualitativa descritiva e quantitativa usando como método o estudo de caso e tem por objetivo investigar as práticas existentes da psicopedagogia nas oficinas de violoncelo por meio do estudo de caso aplicado em alunos com TDAH inseridos no Projeto Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem. Na investigação pretende-se descrever as práticas psicopedagógicas; apresentar os motivos pelos quais o Programa Cordas da Amazônia desenvolveu essas práticas; analisar se estão adequadas à finalidade das oficinas de violoncelo e por fim demonstrar através de resultados empíricos o progresso de aprendizagem musical desses alunos. Nessa pesquisa foi utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os devidos usos legais das informações e registros extraídos durante a coleta de dados A coleta de dados foi realizada no laboratório da EMUFPA e teve a participação de 24 alunos na faixa etária de 8 a 14 anos divididos em duas turmas, cada uma com 8 alunos com desenvolvimento neurotípico e 4 com TDAH, dentre os quais foram selecionados 2 pares por turmas. Nesse estudo adotou-se a entrevista semi-estruturada e análise documental; os interlocutores da pesquisa foram: o coordenador geral do PCA que também é o coordenador do NAPNE na EMUFPA, dois monitores e quatro estudantes com diagnóstico de TDAH. Os instrumentos de avaliação foram as entrevistas e suas análises e também a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical do PCA. Os resultados demonstram que há existência de práticas psicopedagógicas no PCA, no projeto Transtorno do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem em alunos com TDAH corroborando a pesquisa.
