Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2333
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em 1987 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC por Orientadores "GOUVEIA JR, Amauri"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa da ansiedade relatada em surdos e ouvintes(Universidade Federal do Pará, 2012-09-01) COSTA, Edilane Lourenço da; GOUVEIA JR, Amauri; http://lattes.cnpq.br/1417327467050274O grupo de pessoas surdas no Brasil é considerado expressivo. A Surdez pode gerar disfunções emocionais, dentre elas a ansiedade. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi mensurar a ansiedade relatada entre surdos e ouvintes, com a aplicação da Escala Analógica de Humor (EAH) padrão e a adaptada para LIBRAS. A amostra foi composta por 62 participantes, divididos em grupo ouvinte (n=31) e grupo surdo (n=31), com idades médias de 31(±7,53) e 31(±7,69) anos, respectivamente, de ambos os sexos, pareados por idade, sexo, renda e grau de instrução. A aplicação da EAH foi realizada individualmente e os dados obtidos foram analisados em termos dos fatores: ansiedade, sedação física, sedação mental, outros sentimentos e índice total da escala. O tratamento dos dados foi precedido da aplicação do teste de normalidade (Kolmogorov-Smirnov) e teste de igualdade de variância. Para os dados que atendiam a esses testes, utilizou-se o teste t de Student para comparar os fatores da EAH; entre os grupos; entre feminino e masculino, dentro dos grupos e entre os grupos; nos diferentes níveis de renda, dentro dos grupos e entre os grupos; nos diversos anos de estudo, dentro dos grupos e entre os grupos. Quando não foi possível satisfazer aos critérios de normalidade e homogeneidade da variância foi utilizado o teste não-paramétrico Mann-Whitney (U). Foi adotado o nível de significância p ≤ 0,05. Analisou-se também a correlação nas variáveis, renda, grau de instrução e idade com cada um dos fatores que compõem a escala, no grupo ouvinte e no grupo surdo. Os resultados obtidos apresentaram diferença estatisticamente significativa entre os grupos no índice da sedação física, sendo menor no grupo surdo que no grupo ouvinte. Na análise entre os grupos, ouvinte e surdo, distribuídos por sexo, foi expressa diferença estatisticamente significativa no fator outros sentimentos, sendo maior no grupo surdo, tanto no sexo feminino quanto masculino, em relação ao grupo ouvinte do sexo masculino. Ocorreu diferença estatística significativa nas variáveis renda e grau de instrução nos componentes da EAH, ansiedade, sedação física e sedação mental, entre e dentre os grupos. Na análise de correlação, no grupo ouvinte, foi verificada correlação positiva na variável renda e escolaridade versus sedação física e correlação positiva na variável idade versus ansiedade. No grupo surdo foi encontrada correlação positiva na variável idade versus sedação física. Concluímos que, a utilização de escalas para avaliar a ansiedade é importante e valiosa para pesquisas de campo, e a EAH adaptada em LIBRAS mostrou-se sensível para avaliação da ansiedade em surdos, isso facilita a inclusão diagnóstica dessa população específica, que às vezes é subdiagnosticada.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desempenho de crianças brasileiras nos subtestes de execução da escala de inteligência wechsler (4 – edição)(Universidade Federal do Pará, 2014-09-05) PAZ, Carlos Eduardo Dias Oliveira da; PEDROSO, Janari da Silva; http://lattes.cnpq.br/4096274367867186; GOUVEIA JR, Amauri; http://lattes.cnpq.br/1417327467050274Este estudo irá abordar a avaliação de desempenho nos subtestes de execução do WISC em crianças de escolas públicas e particulares no município de Belém do Pará. A faixa etária alvo para este projeto será de 06 anos e 01 mês até 16 anos e 11 meses. O instrumento escolhido para realizar este projeto será a Escala de inteligência Wechsler para crianças – Quarta edição nacional (WISC IV). A avaliação terá ainda como objetivos a produção de dados que serão comparados com a amostragem da população Norte-Americana para padronização do WISC IV. Vale ressaltar que a aplicação da escala será completa. O desempenho motor de uma criança pode ser estudado através da mensuração do comportamento observável, através de testes psicométricos ou de avaliações por testes psicológicos que se utilizam de escalas padronizadas. No Brasil a utilização da escala WISC é ampla. O estudo de fatores ligados a aptidão para aprendizagem numa cidade como Belém será de grande importância para o conhecimento de problemas no desempenho na educação do município, mas principalmente por ajudar na elucidação da relação entre o desenvolvimento neuropsicológico motor e cultura.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Elementos paramétricos da agressão em Danio Rerio(Universidade Federal do Pará, 2014-07-07) MANSUR, Bruno de Matos; GOUVEIA JR, Amauri; http://lattes.cnpq.br/1417327467050274A agressividade é um conjunto de comportamentos que desempenham um papel importante na adaptação e sobrevivência dos indivíduos. O estudo e desenvolvimento de testes comportamentais com o Danio rerio tem grande relevância para diversas áreas da ciência, fornecendo ao cientista um instrumento confiável que monitora comportamentos em uma escala mais simples. O objetivo deste trabalho é estabelecer um modelo de estudo de agressão em Danio rerio, no qual os sujeitos são expostos a isolamento, seguido de interação agonística e verificar se o resultado de uma luta pode influenciar o resultado de lutas posteriores. Para tanto, desenvolvemos três experimentos: I - Determinar os efeitos do tempo de isolamento no padrão de agressividade; II - Determinar o efeito da natureza do oponente sobre o padrão de agressão e se há continuidade no padrão de Vencer/Perder com oponentes diversos; III - Determinar se há continuidade no padrão de Vencer/Perder com o mesmo oponente. Nossos experimentos mostram que o melhor tempo de isolamento para eliciar o display agressivo do peixe Danio rerio é o de 6h; o resultado das lutas com novos oponentes ingênuos não é influenciado pelo resultado de lutas anteriores; e o resultado de lutas com o mesmo oponente é inteiramente influenciado pelo resultado das lutas anteriores. O fato de o sujeito reconhecer seu oponente como o mesmo oponente da luta anterior parece ser um fator relevante no estabelecimento e manutenção da hierarquia, pois esta não se mantém quando o sujeito luta com um novo sujeito ingênuo. O reconhecimento social do oponente parece ser um comportamento relevante para o estabelecimento e manutenção da hierarquia no grupo, influenciando padrões de agressividade.
