Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2334
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2000 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC por Orientadores "ASSIS, Grauben José Alves de"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Análise da formação de classes ordinais sob controle condicional(Universidade Federal do Pará, 2010-08-20) NUNES, Ana Letícia de Moraes; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223Estudos têm demonstrado a formação de classes ordinais em humanos a partir do ensino de sequências independentes. A reversão de funções ordinais é uma variável importante quando uma seqüência é submetida ao controle condicional. Tem-se verificado a formação de classes ordinais sob controle condicional quando se utiliza o encadeamento no estabelecimento das contingências originais. O ensino de sequências por sobreposição de pares (e.g. A1->A2, A2- >A3, A3->A4, A4->A5) pode garantir a emergência da transitividade intra-sequência de forma inequívoca. Não há resultados conclusivos com o procedimento de ensino por sobreposição sob controle condicional. Este trabalho investigou a emergência de relações ordinais em crianças, a partir do ensino por sobreposição de pares de estímulos em três experimentos. As sessões experimentais foram realizadas em uma sala de uma instituição de atendimento social. Um software (REL na versão 5.0) foi utilizado para apresentação dos estímulos e registro das respostas no computador. A tarefa experimental era responder em sequência aos estímulos apresentados simultaneamente na tela do computador. As respostas corretas eram reforçadas diferencialmente no ensino. O Experimento piloto teve como objetivo verificar a emergência de relações ordinais após o ensino de três sequências por pares sobrepostos sob controle condicional com reversão da função (e.g. se verde, A1->A2; se vermelho, A2->A1). Três crianças pré-escolares participaram do estudo. Os estímulos visuais eram numerais cardinais (“A”), nomes escritos dos numerais (“B”) e quantidades (“C”). Dois participantes demonstraram a emergência de relações transitivas e um deles demonstrou a formação de classes ordinais sob controle condicional. O Experimento 1 teve como objetivo analisar a formação de classes ordinais após o ensino de duas sequências por pares sobrepostos. Dois conjuntos (“A” e “B”) de cinco estímulos visuais foram utilizados (numerais e quantidades). Todos apresentaram a emergência de relações transitivas e a maioria apresentou formação de classes ordinais e desempenhos de generalização. Cinco crianças que foram submetidas ao Experimento 1 participaram do Experimento 2. O objetivo do Experimento 2 foi investigar os efeitos da introdução do controle condicional nas sequências previamente aprendidas. Todos os participantes apresentaram a emergência de relações transitivas e indícios de formação de classes sob controle condicional. Três participantes apresentaram a emergência das relações da segunda sequência (“B”) quando os estímulos foram apresentados os pares sob controle condicional. Os resultados nos testes de sequenciação mostraram variabilidade, possivelmente relacionada a controles de estimulos não previstos. Discutem-se os dados em função dos pré-requisitos para a emergência de relações ordinais com a ampliação da contingência; e das implicações do estudo para compreensão do comportamento conceitual numérico em crianças.Tese Acesso aberto (Open Access) Aplicação de um programa de ensino de leitura e construção de sentenças para crianças com autismo(Universidade Federal do Pará, 2016-09-28) PAIXÃO, Glenda Miranda da; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e em outros comportamentos da criança. Essas alterações podem restringir o desenvolvimento de classes de estímulos equivalentes, podendo dificultar o desenvolvimento de repertórios como os de leitura e escrita. Para prevenir ou remediar dificuldades no desenvolvimento desses repertórios, estudos da análise do comportamento têm aplicado o procedimento de Constructed Response Matching to Sample (CRMTS), no qual é exigida a resposta do emparelhamento com o modelo a partir da seleção de estímulos que o compõe. Utilizando este procedimento, uma série de três estudos foi realizado com três crianças com diagnóstico de TEA, nos quais foram gradualmente ensinadas a construção de palavras e sentenças com dois a cinco componentes e testadas as leituras com compreensão e textual, assim como a construção de novas sentenças. Os estímulos utilizados foram visuais e auditivos e as respostas de observação e seleção se davam a partir do toque na tela do computador. Duas crianças demonstraram leitura textual e com compreensão, além da construção generalizada de sentenças de três e cinco termos, demonstrando manutenção do repertório após quinze e trinta dias. Uma criança demonstrou leitura textual e com compreensão, além de construção generalizada de sentenças com dois termos. Um quarto participante foi exposto ao procedimento de ensino, sendo este aplicado pela mãe, demonstrando leitura textual e com compreensão, além de construção generalizada de sentenças com cinco termos, também demonstrando manutenção. Os dados apontam que houve formação de classes de equivalência e de classes ordinais, com manutenção destes repertórios mesmo após um período sem exposição às tarefas por crianças diagnosticadas com TEA.Tese Acesso aberto (Open Access) Aplicação do procedimento de decomposição comportamental para a descrição de competências no contexto público federal(Universidade Federal do Pará, 2015-06-18) RAMOS, Camila Carvalho; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223O modelo de Gestão por Competências foi instituído no Brasil por meio do Decreto 5.707/2006 para nortear o desenvolvimento de pessoal na Administração Pública Federal. Apesar de muitas organizações buscarem implantar este novo modelo de gestão, pouca atenção tem sido dada a descrição das competências. De acordo com a literatura da área, objetivos de ensino ou, no presente estudo, competências, precisam especificar os comportamentos concretos de um profissional os quais deverão ser aprendidos ou aperfeiçoados a partir das ações de capacitação. A especificação objetiva e exata dessas competências é um primeiro passo fundamental para todo o processo de gestão. O objetivo do presente estudo foi aplicar o procedimento de decomposição comportamental para aprimorar a descrição de competências de uma instituição pública federal. Para tanto, foram elaboradas e analisadas cinco condições problemáticas das descrições de competências que poderão dificultar a sua operacionalização. O estudo foi realizado em uma instituição pública federal foi dividido nas seguintes fases: 1) Mapeamento de Competências;2) Categorização; 3) Análise das descrições das competências e Decomposição Comportamental. Como resultado do mapeamento, foram identificadas 191 competências. Os resultados da decomposição mostraram que 93,20% das descrições de competências apresentaram, pelo menos, uma das cinco condições problemáticas. Além disso, ao se analisar e decompor as competências mapeadas foram identificadas 1.168 unidades comportamentais. Os resultados confirmam a adequação do procedimento de decomposição para aprimorar a descrição de competências. A categorização das falhas de formulação, desenvolvida no contexto educacional, se mostrou útil para o contexto organizacional. Estudos subsequentes devem explorar o possível impacto do procedimento aqui descrito sobre a efetividade de etapas seguintes do gerenciamento por competências como a definição de prioridades de ações de capacitação para que a instituição atinja os seus objetivos estratégicosTese Acesso aberto (Open Access) Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear(Universidade Federal do Pará, 2017-06-27) PEREIRA, Fabiane da Silva; VERDU, Ana Claudia Moreira Almeida; http://lattes.cnpq.br/3777028853675653; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223Este estudo caracteriza-se por um portfólio de pesquisas, que envolvem Análise do Comportamento, comportamento linguístico e implante coclear. Reuniu um estudo de revisão de literatura, dois estudos experimentais que buscaram verificar, a partir de metodologias diferentes, o efeito do procedimento de Instrução com Múltiplos Exemplares (MEI) e repertórios de naming em crianças com surdez e implante coclear. Revisou-se o conceito de naming e a metodologia utilizada para seu estabelecimento nos últimos 20 anos. O Estudo 2, experimental, investigou em três crianças usuárias de implante coclear o efeito do procedimento MEI sobre a integração dos repertórios de ouvir e falar. O Estudo 3, experimental, avaliou em uma criança, que recebeu implante coclear tardiamente, o efeito do ensino somente do repertório de ouvinte sobre o naming e o efeito do MEI sobre o repertório de naming. A revisão de literatura mostrou que o uso do conceito de naming, como descrito por Horne e Lowe (1996), tem sido crescente na literatura de Análise do Comportamento e que três procedimentos principais têm sido utilizados ao longo dos 20 anos: seleção-tato, MEI e Pairing naming. Os resultados do Estudo 2 indicaram que o procedimento de MEI foi condição fundamental para a integração dos repertórios de ouvinte e falante reduzindo a discrepância de desempenho entre os operantes de falar e ouvir; e os resultados do estudo 3 mostraram que foram necessárias exposições adicionais ao MEI para emergência de naming. Discute-se a possibilidade de novos procedimentos sobre as habilidades de falar e ouvir de crianças com implante coclear.Tese Acesso aberto (Open Access) Dois estudos em análise do comportamento: emergência de leitura após diferentes tipos de ensino de sílabas e palavras e introdução ao letramento analítico-comportamental(Universidade Federal do Pará, 2015-06-28) MESQUITA, Alex Andrade; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223A leitura pode ser compreendida como uma complexa rede de relações entre estímulos e respostas. O estudo 1 teve como objetivos verificar o efeito de diferentes tipos de ensino de sílabas (antes ou conjuntamente com a palavra) e tamanhos de palavras (dissílabas ou trissílabas) sobre o desenvolvimento de leitura recombinativa e leitura com compreensão, realizar uma tipologia dos erros de nomeação de palavras e verificar se o método de ensino foi considerado reforçador pelos participantes. Participaram do estudo 12 crianças com idade entre seis e sete anos que foram ensinadas a ler por meio do procedimento de MTS e CRMTS. Os resultados mostraram que o tipo de ensino de sílaba teve pouca influência sobre as leituras recombinativa e com compreensão, porém os participantes que aprenderam palavras trissílabas desenvolveram repertório de leitura recombinativa superior aos que aprenderam palavras dissílabas e apresentaram menos erros. Sendo os mais comuns à troca de sílabas e a silabação da palavra. Todas as crianças avaliaram positivamente o método de ensino. Conclui-se que o ensino de palavras maiores pode facilitar a leitura recombinativa generalizada. No estudo 2 realizou-se uma revisão bibliográfica do tipo narrativa com objetivos de: 1) apresentar brevemente os métodos de alfabetização mais utilizados no Brasil; 2) descrever em termos comportamentais alfabetização e letramento; 3) propor um método de alfabetização que concilie a proposta do letramento com os achados da análise do comportamento. Verificou-se que os métodos de alfabetização mais utilizados são: os sintéticos, com destaque para o fônico, os analíticos, a whole language, o socioconstrutivismo e o método Paulo Freire. Citações a métodos behavioristas são poucas e em geral negativas. O letramento envolve processos comportamentais complexos e o mesmo pode ser conciliado com a análise do comportamento desde que os objetivos comportamentais estejam claros e que consequências diferencias de preferência imediatas se sigam a aprendizagem.Tese Acesso aberto (Open Access) Integrando tecnologias para leitura em crianças com paralisia cerebral na educação inclusiva(Universidade Federal do Pará, 2010-05-28) OLIVEIRA, Ana Irene Alves de; GAROTTI, Marilice Fernandes; http://lattes.cnpq.br/2218504886013525; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223A Paralisia Cerebral é uma patologia crônica, caracterizada por uma disfunção predominantemente sensório-motora, envolvendo distúrbios no tônus muscular, postura e movimentação voluntária, apresentando uma diversidade de quadros clínicos com características que podem se agravar por limitações de vivências e experiências, sendo consideradas, muitas vezes, deficientes mentais por não conseguirem expressar-se e nem interagirem funcionalmente, na grande maioria, incapazes de articular a fala ou de segurar um lápis para aprender a escrever, comprometendo, muitas vezes, o processo de aprendizagem e de alfabetização, aliados a uma metodologia inadequada e inapropriada para as dificuldades que essas crianças apresentam para o processo de aquisição dos pré- requisitos para a leitura e escrita. Embora com todas as suas limitações, elas demonstram interesse em interagir com o mundo e apresentam indicativos que as dificuldades podem ser suprimidas ou minimizadas se tecnologias de ensino e de apoio forem oportunizadas. Para isso, organizou-se três estudos: um documental e dois experimentais. Os estudos foram desenvolvidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA). O primeiro, sendo um levantamento de dados para caracterizar as crianças com Paralisia Cerebral atendidas no NEDETA. O segundo e terceiro integrando tecnologia de ensino com base no paradigma de equivalência de estímulos, associado aos recursos da Tecnologia Assistiva. O Estudo 2 foi constituído de treino motor, com três etapas: Etapa 1 – Acionamento com brinquedo; Etapa 2 – Acionamento no computador sem seleção; Etapa 3 – Acionamento com seleção e o Estudo 3, com quatro fases, a fase 1 envolveu o pré teste, consistindo da aplicação de testes de leitura das palavras de ensino e das palavras de identidade generalizada. A fase 2 envolveu duas etapas: Etapa 1. Ensino de relações condicionais por identidade e Etapa 2, Ensino de relações condicionais arbitrárias. A Etapa 1 apresentou uma sub etapa que consistiu no teste de identidade generalizada. A etapa 2 apresentou uma sub-etapa que consistiu nos testes de equivalência. A fase III foi constituída de teste de leitura recombinativa generalizada com seis novas palavras que foram formadas a partir das sílabas das palavras de ensino. Finalizando os procedimentos foi reaplicada a avaliação do software Desenvolve®. Todas as etapas e fases do estudo 2 e 3 foram desenvolvidas utilizando a tecnologia assistiva, desenvolvendo, assim aplicativos informatizados para o ensino de pré-requisitos básicos para aprendizagem de leitura. Os resultados obtidos apresentam evidências que o procedimento de ensino utilizado promoveu, a um dos quatro participantes, a leitura recombinativa generalizada de seis novas palavras; a duas outras participantes a leitura recombinativa de três novas palavras e um dos participantes não conseguiu atingir essa etapa por não ter documentado classes de equivalência. Os procedimentos utilizados nesta tese sugerem que a manipulação sistemática das unidades menores que a palavra pode ser uma estratégia promissora para o desenvolvimento da leitura, aliando o paradigma de equivalência de estímulos com exercícios de consciência fonológica e recursos de TA podendo contribuir e favorecer a educação inclusiva de alunos com PC, ampliando suas interações sociais e minimizando as dificuldades acadêmica.Tese Acesso aberto (Open Access) Leitura recombinativa generalizada após procedimentos de correção com fading em pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo(Universidade Federal do Pará, 2008-01-07) ALVES, Keila Regina Sales; KATO, Olivia Misae; http://lattes.cnpq.br/3612219210222465; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223Estudos têm investigado a aplicação de procedimentos de correção, como o ensino de cópia, ditado e oralização na promoção da leitura recombinativa em pessoas com e sem atraso no desenvolvimento cognitivo. A utilização de técnicas de apoio, como o fading, ainda não foram testadas nesses procedimentos como mais uma variável que poderia estar favorecendo de forma imediata, a leitura recombinativa generalizada. A presente pesquisa relata dois estudos. O estudo 1 com duas etapas, tendo como participantes dois alunos com atraso do desenvolvimento cognitivo. Na Etapa A, os alunos foram submetidos ao ensino das relações entre palavras ditadas e palavras impressas (AC) e em seguida, aos testes de equivalência entre figuras e palavras impressas (BC) e palavras impressas e figuras (CB). Após estes testes, foram aplicados os testes de leitura das palavras de ensino (MALA, PATO e BOCA) e das palavras de generalização (formadas a partir da recombinação entre as sílabas das palavras de ensino). Os participantes apresentaram apenas a leitura das palavras de ensino, após ter sido documentado a formação de classes de equivalência entre figuras, palavras ditadas e palavras impressas. Em seguida, foram aplicadas as sondas de controle pelas unidades silábicas, e após essas sondas, aplicou-se um procedimento de correção com destaque das sílabas específicas (sílabas identificadas após a aplicação das sondas de controle pelas unidades silábicas) durante o ensino de combinado de cópia, ditado e oralização. Após quatro exposições ao procedimento de correção, os participantes continuaram a apresentar somente a leitura das palavras de ensino. Na Etapa B, introduziu-se, no procedimento de correção, um fading in nas sílabas específicas. O participante MAR apresentou a leitura correta de todas as palavras de generalização após a segunda aplicação do procedimento de correção e o participante CLA após a terceira aplicação. Os participantes apresentaram a transferência de função para as novas formas verbais AB, AC, BC, CB, AB, AC, BC e CB. Estes resultados indicaram a necessidade de avaliar os dois procedimentos de correção de forma isolada. No Estudo 2, foram selecionados dois participantes com atraso no desenvolvimento cognitivo. Foi aplicado o mesmo delineamento experimental do Estudo 1, sendo que um participante foi submetido ao procedimento de correção e um outro, ao procedimento de correção com fading in. O participante FER foi submetido a procedimento de correção com fading in e o participante JOS ao procedimento de correção com destaque das silabas. Os dois participantes apresentaram a leitura recombinativa generalizada após a condução do procedimento de correção com fading in. Apresentaram ainda a transferência de função para as novas formas verbais AB, AC, BC, CB, AB, AC, BC e CB. Os resultados sugerem que o procedimento com fading in favorece de forma imediata a leitura recombinativa generalizada em pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.Tese Acesso aberto (Open Access) Procedimentos de ensino e de testes de construção e leitura de sentenças com compreensão(Universidade Federal do Pará, 2007-06-30) SAMPAIO, Maria Elizângela Carvalho; BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão; http://lattes.cnpq.br/5106423103112681; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223Análise de relações ordinais nos quais o responder estaria sob controle de propriedades relacionais do tipo primeiro, segundo, terceiro e assim por diante, a partir do paradigma de equivalência, constitui uma importante forma de compreender o comportamento verbal (sintaxe). Cinco estudos buscaram avaliar a emergência de novas sentenças com três ou quatro palavras (artigos, substantivos, adjetivos ou verbos e advérbios), com base nas posições ocupadas pelas mesmas em cada sentença ensinada independentemente. Participaram do Estudo 1 cinco crianças da pré-escola. Todos os participantes foram submetidos a procedimentos de ensino com três palavras através de emparelhamento de acordo com o modelo, testes de equivalência, treino por encadeamento de respostas, testes de produção de seqüências, conectividade e testes de leitura com compreensão. No Estudo 2, outras cinco crianças do ensino fundamental foram expostas aos mesmos procedimentos de ensino e testes, com quatro palavras. No Estudo 3, quatro crianças eram submetidas ao procedimento por encadeamento, testes de produção de seqüências, conectividade e de leitura com compreensão com quatro palavras. No Estudo 4 outras quatro crianças com história de fracasso escolar foram submetidas ao mesmo procedimento de ensino e testes dos Estudos 1 e 2, com quatro palavras. No Estudo 5 três outras crianças também com história de fracasso escolar foram submetidas ao mesmo procedimento adotado no Estudo 3 com quatro palavras. Os participantes não tinham leitura fluente de frases, mas liam palavras isoladamente. As sessões experimentais ocorreram numa sala da escola freqüentada pelas crianças. Um microcomputador forneceu suporte ao estudo e um software específico exerceu o controle e registro dos dados comportamentais. Utilizaram-se três conjuntos de estímulos: A (desenhos), B (palavras maiúsculas) e C (palavras minúsculas), para ensinar as relações condicionais AB e AC e testes BC/CB. No treino por encadeamento eram usadas três sentenças diferentes. Na primeira tentativa, a palavra UM, por exemplo, era apresentada na área de escolha. Um toque sobre a palavra produzia como conseqüência seu deslocamento para a área de construção na parte superior da tela, uma animação gráfica era apresentada acompanhada de um som muito bem, legal, certo. Em seguida, duas palavras eram apresentadas 10 simultaneamente na tela e o participante deveria tocar em uma delas e depois, na outra. Caso as palavras fossem ordenadas corretamente, a mesma conseqüência anterior era apresentada, e a mesma configuração de palavras era reapresentada em posições diferentes na área de escolha. Caso a resposta fosse diferente da programada pela experimentadora, produzia um escurecimento na tela por 3s e uma nova configuração de palavras era apresentada, lado a lado na área de escolha. Após o ensino da linha de base, testes de produção de seqüências e de conectividade eram aplicados para verificar a emergência de seis novas sentenças (exceto Estudo 1), a partir da recombinação das palavras ensinadas anteriormente. Finalmente, um teste de compreensão de leitura com novas frases era apresentado aos participantes. Por exemplo, na presença de uma figura, três sentenças diferentes em letras maiúsculas eram apresentadas e o participante deveria selecionar qual a sentença correta. Em todos os estudos, os participantes alcançaram o critério de acerto, três vezes consecutivas, sem erro, embora alguns tenham precisado de re-exposições. No Estudo 1 e 2 todos os participantes responderam consistentemente aos testes e leram as novas sentenças fluentemente e com compreensão. No Estudo 3, um participante construiu as seis novas sentenças prontamente. Nenhum participante leu com compreensão aos testes finais de leitura. No Estudo 4, três participantes construíram duas novas sentenças prontamente e um participante não respondeu aos testes de conectividade. Dois participantes responderam aos testes de leitura com compreensão. No Estudo 5 dois participantes construíram quatro novas sentenças prontamente. Nos Estudos 3 e 5 os participantes não responderam aos testes de nomeação oral. Estes resultados demonstraram a emergência de novas sentenças, sem qualquer treino adicional, a partir do ensino com três sentenças independentes. Os resultados dos testes de leitura com compreensão mostraram uma coerência com o paradigma de equivalência. Conclui-se que os estímulos utilizados eram funcionalmente equivalentes e exerceram ainda funções ordinais pela posição que cada um ocupou nas sentenças.Tese Acesso aberto (Open Access) Produção de sequências com base na análise experimental de relações ordinais em pré-escolares(Universidade Federal do Pará, 2013-08-30) MICCIONE, Mariana Morais; CARMO, João dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1263046410329694; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223; https://orcid.org/0000-0002-6548-2544O paradigma das relações ordinais provê ferramentas de interpretação que subsidiam a análise da aquisição de comportamentos ordinais acadêmicos envolvidos na alfabetização matemática. Estudos investigaram os efeitos do controle condicional na modalidade visual sobre a produção de sequências utilizando-se o procedimento por sobreposição de estímulos. O uso de estímulos condicionais na modalidade auditiva e em combinação com esse procedimento configura-se como uma variável a ser investigada. O objetivo geral do trabalho foi investigar a produção de sequências com base na análise experimental de relações ordinais em pré-escolares sem limitações cognitivas por meio do procedimento de ensino por sobreposição de pares de estímulos. As sessões ocorreram em duas salas de um Centro Municipal de Educação Infantil. Um programa informatizado (PROLER - versões 6.3 e 6.4) foi usado para apresentação dos estímulos na tela do computador e registro das respostas dos participantes de apontar aos estímulos. Dois estudos foram programados com três experimentos cada. Experimento 1 analisou a formação de relações ordinais após o ensino de duas sequências (numerais de 1 a 6 e suas quantidades). O Experimento 2 verificou a emergência dessas relações ordinais sob controle condicional, na modalidade auditiva. O Experimento 3 investigou a extensão do controle condicional na modalidade auditiva para seis novos estímulos de numerosidades. No Estudo 1: a) todos os cinco participantes apresentaram escores acima do nível do acaso nos testes de transitividade e um acertou a menos de 50% das tentativas do teste de substituição no Experimento 1; b) dos três participantes, dois responderam parcialmente e um apresentou mais de 50% de acerto nos testes de transitividade e não houve formação de classes ordinais por nenhum participante no Experimento 2; c) de três participantes, um obteve 100% de acerto no pré-teste ao Experimento 3 e dois responderam de forma parcial aos testes de reversão funcional e transitividade. No Estudo 2: a) todos os cinco participantes apresentaram escores acima do nível do acaso nos testes de transitividade e substituição no Experimento 1; b) todos apresentaram mais de 50% de acerto nos testes de transitividade e não houve formação de classes ordinais no Experimento 2; c) todos alcançaram 100% de acerto no pré-teste ao Experimento 3. Os resultados foram discutidos em termos de uma maior compreensão das variáveis do responder ordinal sob controle condicional na modalidade auditiva em pré-escolares e documentam a extensão do controle condicional nessa modalidade, assegurando o princípio de que os efeitos de uma variável aplicada a estímulos de uma classe estendem-se a outros membros da mesma classe.Tese Acesso aberto (Open Access) Relações ordinais sob controle contextual em crianças surdas(Universidade Federal do Pará, 2008-08-27) SOUZA, Ruth Daisy Capistrano de; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223Dificuldades apresentadas por crianças surdas na aprendizagem da matemática têm conduzido educadores ao desenvolvimento de procedimentos especiais de ensino. O paradigma de equivalência tem sido útil na explicação de comportamentos complexos, como comportamentos conceituais numéricos. Uma expansão desse paradigma envolve a formação de classes de estímulos equivalentes em seqüência. A emergência de novas relações através do responder ordinal já foi documentada em estudos com contingências de reforçamento de três termos. Há necessidade de verificar se esses resultados se mantém estáveis sob contingências de quatro e cinco termos. Três experimentos foram programados com o objetivo de investigar a emergência de relações ordinais com controle discriminativo simples, sob controle condicional (sem e com randomização das tentativas) e sob controle contextual em crianças surdas. No Experimento 1 participaram cinco crianças surdas, matriculadas numa Escola Pública Especializada. Um microcomputador com um software (REL 4.0, utilizado nos Experimentos 1, 2a e 2b e atualizado para a versão 5.0 no Estudo 3) foi utilizado. Nesse estudo foi ensinado aos participantes seqüências de pares de estímulos sobrepostos. Em seguida, foram realizados testes de transitividade e conectividade. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto e responderam aos testes. Os resultados replicaram estudos da literatura confirmando a eficiência do procedimento de ensino por sobreposição de estímulos no estabelecimento de relações ordinais. No Experimento 2a, quatro novos participantes e um com história experimental, foram ensinados a selecionar estímulos, aos pares, na ordem crescente na presença da cor verde e na ordem decrescente na presença da cor vermelha. Foram aplicados testes de transitividade e conectividade sob controle condicional. Em seguida foi conduzido um teste de generalização com estímulos do ambiente escolar. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto e responderam aos testes de transitividade e conectividade. Nos testes de generalização, três participantes responderam consistentemente aos novos estímulos, um respondeu parcialmente e um não respondeu ao teste. Os resultados corroboraram a eficiência do procedimento de ensino por sobreposição de estímulos sob controle condicional em crianças surdas. O Experimento 2b envolveu os mesmos participantes do Experimento 1 com história experimental e a randomização das tentativas com os estímulos condicionais. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto. Nos testes demonstraram um responder consistente com a linha de base. No Experimento 3 participaram três crianças dos Experimento 1 e duas do Experimento 2a, que foram expostas ao procedimento de ensino por pares sobrepostos sob controle contextual de duas formas círculo e triângulo e sob controle condicional das cores verde e vermelha (ex. A1A2, na presença do círculo e da cor verde; ou A2A1, na presença do círculo e da cor vermelha). Todos os participantes alcançaram o critério de acerto e responderam aos testes de transitividade e conectividade. Os resultados indicaram a eficiência do procedimento de ensino por sobreposição de estímulos sob controle contextual, sugerindo que o ensino por contingências de reforçamento simples e sob controle condicional foram pré-requisitos para a emergência de classes ordinais sob controle contextual. Uma extensão deste estudo deve ampliar o número de membros na seqüência e investigar a emergência de novas relações ordinais com seqüências mais longas, e verificar se a ordem de treino em que a seqüência é ensinada interfere sobre o responder ordinal.Tese Acesso aberto (Open Access) Responsabilidade social e satisfação do consumidor: um estudo de caso(Universidade Federal do Pará, 2006-02-10) ARAÚJO, Marley Rosana Melo de; MOREIRA, Alice da Silva; http://lattes.cnpq.br/7718967463101136; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223O tema deste estudo é o fenômeno empresarial responsabilidade social. Esta pesquisa constitui um estudo de caso com uma empresa socialmente responsável, objetivando verificar a percepção do consumidor acerca da responsabilidade social desta empresa e sua influência, em conjunto com algumas variáveis de desempenho empresarial (preço da tarifa, serviço de energia elétrica, atendimento ao cliente, comunicação com o cliente), na satisfação do consumidor. A empresa estudada foi a Rede Celpa Centrais Elétricas do Pará S.A. Em estudo preliminar foi desenvolvido um instrumental de mensuração do significado atribuído pelo consumidor ao termo responsabilidade social (Escala de Significado de Responsabilidade Social), validado com amostra de 672 consumidores belenenses. Esta escala foi adaptada e renomeada para Escala de Responsabilidade Social, a fim de ser utilizada no presente estudo. Também foram construídos mais dois instrumentos (Indicadores de Desempenho Empresarial e Avaliação de Satisfação do Consumidor) para alcançar os objetivos pretendidos. O levantamento dos dados se deu por meio de análise de documentos existentes na empresa; entrevistas em profundidade com a categoria diretiva da empresa; amostragem residencial de 595 consumidores de energia elétrica, moradores dos bairros Cremação e Umarizal, na cidade de Belém. Os dados foram analisados através de Análise de Conteúdo, Análise Fatorial e Análise de Regressão Múltipla e Hierárquica. O fato da concessionária Rede Celpa realizar ações de cunho socialmente responsável ainda não é claramente percebido pelo seu consumidor, embora tenha ciência de que a empresa cumpre obrigações legais no trato de funcionários, consumidores e meio ambiente. As variáveis de desempenho empresarial atestaram efeito sobre a satisfação do consumidor, embora tenha restado uma margem de variância não explicada sugerindo a necessidade de explorar outras variáveis antecedentes. A empresa teve seus atributos avaliados com conceitos variando de razoável a bom pelo consumidor, o que contribui para que este demonstre grau moderado quanto à satisfação em consumir desta concessionária.Tese Acesso aberto (Open Access) Transferência de funções discriminativas com estímulos táteis sobre a leitura em cegos(Universidade Federal do Pará, 2013-10-31) SOUZA, Jaci Augusta Neves de Souza; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223A leitura recombinativa generalizada é a habilidade de responder a diferentes combinações de letras e sílabas que formam novas palavras sem treino explícito. O paradigma de equivalência de estímulos tem sido o instrumento utilizado para explicar a emergência de repertórios de leitura generalizada sem que para isso todas as discriminações condicionais tenham sido ensinadas. Nesse caso, as unidades linguísticas passam a estar sob o controle de novas relações. O objetivo deste estudo foi investigar a transferência de controle de estímulos de palavras grafadas com os símbolos do Braille para palavras grafadas com os símbolos do alfabeto romano impressos em relevo. Os participantes foram duas adolescentes com escolarização de nível médio e um adulto com escolarização de nível superior. Todos apresentavam cegueira congênita, alfabetizados em Braille e não conheciam os símbolos do alfabeto romano. Planejaram-se três modalidades de apresentação dos estímulos táteis: palavras, sílabas e letras. Para instalar a linha de base foi organizado um procedimento de ensino com palavras, sílabas e letras que eram ecoadas antes que os participantes as tocassem. A relação AB foi ensinada e configurou o reconhecimento das figuras que correspondiam às palavras ditadas. A relação BA foi ensinada para confirmar que o participante era capaz de nomear as figuras impressas em relevo. A relação AC se referia ao domínio da leitura pelos caracteres em Braille e foi pré-requisito para a inclusão do participante no estudo. A relação AD correspondeu à apresentação da palavra, sílaba ou letra na modalidade auditiva para que o participante tateasse o estímulo correspondente tendo como comparação a palavra, sílaba ou letra grafada com caracteres romanos impressos em relevo. A relação CD avaliou a transferência de funções discriminativas pela apresentação das palavras trissílabas grafadas em Braille como modelo para que o participante selecionasse o estímulo correto tendo como comparação as palavras grafadas com o alfabeto romano impressas em relevo. E a relação DB estabeleceu que na presença de palavras trissílabas grafadas com os caracteres romanos em relevo, cada participante selecionasse a figura correspondente. Os resultados mostraram a transferência do controle de estímulos discriminativos dos caracteres em Braille para os símbolos do alfabeto romano impressos em relevo nos testes de transitividade, com 100% de acertos para o desempenho dos três participantes. Para esses resultados pode-se afirmar que uma vez tendo adquirido o domínio da leitura pelo Sistema Braille é possível estender esse controle de estímulos para o domínio da leitura pelos símbolos do alfabeto romano em relevo e questionar o uso do Sistema Braille como método exclusivo para alfabetizar deficientes visuais.Tese Acesso aberto (Open Access) Variáveis de procedimentos no ensino de discriminações condicionais monetárias para surdos(Universidade Federal do Pará, 2014-02-21) MAGALHÃES, Priscila Giselli Silva; ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223No ensino de discriminações condicionais monetárias, os procedimentos de escolha com o modelo (MTS), exclusão e de escolha com o modelo com resposta construída (CRMTS) têm se mostrado eficientes pela economia do ensino e pela emergência de várias relações condicionais derivadas do ensino. Entretanto, faz-se necessário avaliar diferentes procedimentos para o ensino daqueles comportamentos. Outra variável a ser investigada acerca da aprendizagem de relações monetárias é pré-requisitos. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi comparar três procedimentos de ensino de discriminações condicionais monetárias para crianças surdas, verificando se houve emergência de novas relações sem qualquer ensino direto em crianças com e sem pré-requisitos aritméticos e monetários. A pesquisa foi conduzida numa Unidade de Ensino Especializada para surdos e utilizou-se um notebook com um software (PROLER 5.0 for Windows). Três experimentos foram programados. No Experimento 1, participaram seis crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem pré-requisitos matemáticos). Houve ensino via MTS entre valores em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e preços (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de cédulas (AD), seguidos dos testes de simetria e transitividade. Em geral, os participantes apresentaram emergência de relações de equivalência. O ensino via MTS em componentes envolveu relações entre preços e figuras de moedas (DB) e figuras de notas e figuras de moedas (DC), seguido de testes de simetria, transitividade e de generalização (simulação de compra e venda). Houve diferença no desempenho entre os participantes dos Grupos I e II. No experimento 2, participaram seis crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem pré-requisitos matemáticos). Houve ensino via MTS entre valores em LIBRAS e preços (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de cédulas (AD), seguidos de sondas de exclusão com as mesmas relações para valores não-treinados e de testes de equivalência entre preços impressos e figuras de moedas (BC) e a relação inversa (CB). Nas sondas de exclusão, em ambos os grupos, houve emergência de relações condicionais entre os valores monetários. No experimento 3, participaram seis crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem pré-requisitos matemáticos). Houve ensino via CRMTS entre valores em LIBRAS e preços (AB), figuras de moedas (AC), seguido de testes com as relações simétricas (BA e CA) e testes entre preços e figuras de moedas (BC), a relação inversa (CB), entre figuras de notas e preços (DB), entre figura de moedas (CC) e figuras de notas (DD). Nos testes, em ambos os grupos, houve emergência de relações condicionais entre numerais decimais e valores monetários em LIBRAS (BA) e entre figuras de moedas e valores monetários em LIBRAS (CA). Em geral, os estudos indicam que, independentemente do repertório inicial dos participantes, houve aprendizagem deste tipo de relação condicional monetária de forma consistente com o treino e que todos os três procedimentos de ensino se mostraram igualmente eficientes no ensino de relações condicionais monetárias.
