Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2334
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2000 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC por Orientadores "BRITO, Regina Célia Souza"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Convergências e/ou divergências no sistema de crenças e práticas parentais: comparação entre duas amostras amazônicas(Universidade Federal do Pará, 2010-12-11) BELTRÃO, Manuela Cavaleiro de Macêdo; BRITO, Regina Célia Souza; http://lattes.cnpq.br/5576436464955236A proposta desta pesquisa foi identificar convergências e divergências nas crenças, metas de socialização e práticas de cuidados parentais em dois contextos ecológicos amazônicos, buscando analisar a relação entre fatores biológicos e ecoculturais. Participaram da pesquisa 99 mães de duas localidades: Belém – capital (CEU – contexto ecológico urbano – N=50) e Santa Bárbara (CENU – contexto ecológico não urbano – N=49), com idade superior a 18 anos com pelo menos uma criança com idade entre 0 e 6 anos . Os dados foram coletados por meio de entrevistas em que se aplicavam questionários e para análise destes foram utilizados critérios estatísticos e o respaldo teórico da Psicologia Evolucionista. Os dados indicaram que as comunidades estudadas em relação aos dados socio-demográficos diferem de forma sistemática uma da outra, em função dos níveis de desenvolvimento tecnológico e diferentes organizações para o contexto social. O mundo social das crianças de CENU e de CEU representam contextos desenvolvimentais que oferecem diferentes oportunidades. A literatura aponta que as trocas sociais estabelecidas entre crianças e cuidadores podem refletir sobre o desenvolvimento da criança em relação ao aspecto cognitivo, emocional e social. Os resultados encontrados indicam que as mães de CEU apesar de terem sido mais autônomas que as de CENU, foram ao mesmo tempo mais relacionais que as mesmas, demonstrando que talvez as mudanças que atingem os contextos, ocorram com mais rapidez em ambientes urbanizados. Além disso, os dados parecem indicar que os contextos por estarem em um momento de transição passam de um modelo interdependente para um modelo autônomo-relacional. Entretanto, foi possível perceber que as idéias que as mães possuem sobre a importância de determinadas ações nem sempre refletem suas práticas. Em relação aos cuidados primários as mães parecem valorizar e realizar de igual modo. Em relação ao Contato corporal as mães de CENU valorizam mais que as mães de CEU. Em estimulação corporal o resultado foi bastante interessante, pois os itens que CEU deu mais importância e praticou menos, foram os mesmos itens em que CENU deu menos importância e praticou mais. No que tange a estimulação por objeto as mães de CEU dão mais importância as praticas do que as realizam e vice-versa acontece em CENU. Ao sistema face-a-face foi atribuída maior importância pelas mães de CEU. Os dados apresentados sugerem que as mães de ambos os contextos estão utilizando estratégias parentais distais e proximais ao mesmo tempo, ou seja, desejam que seus filhos se tornem auto-suficientes, mas também desejam que os mesmos sejam respeitosos e obedientes. Além disso, os resultados aqui encontrados confirmam que os quatro sistemas descrevem as experiências interacionais das crianças e expressam a ênfase cultural de combinações e estilos particulares. Não foram encontradas diferenças marcantes nas crenças e práticas de cuidados maternos entre CEU e CENU, o que nos levou a considerar que as crenças parentais, em consequência à adaptação ao contexto, variaram menos conspicuamente nas cidades escolhidas do que entre outras cidades examinadas em outros estudos. Outra questão bastante interessante encontrada foi o resultado relativo ao nível de instrução das mães de CEU e a valorização de metas relacionais, pois de acordo com a hipótese na literatura o nível educacional das mães torna-se uma variável importante em relação às metas de socialização. CENU demonstrou uma tendência para metas e práticas relacionais. Isso se deve ao modo de vida mais próximo do protótipo de interdependência que este contexto apresenta, no qual as mães tendem a valorizar as normas e regras determinadas pela família ou grupo ao qual pertencem. Os resultados referentes ao CEU não confirmaram a hipótese de que ele apresentaria mais metas e práticas voltadas para a independência, sendo percebido que Belém apresenta tanto características do modelo de independência como de interdependência. Presume-se que CEU e CENU são contextos que passam por mudanças, uma vez que as mães podem acreditar em uma coisa e na realidade agir de outra forma.Tese Acesso aberto (Open Access) Diferenças de gênero em crianças: uma comparação entre diferentes metodologias(Universidade Federal do Pará, 2011-04-11) MENEZES, Aline Beckmann de Castro; BRITO, Regina Célia Souza; http://lattes.cnpq.br/5576436464955236Há uma literatura vasta sobre dimorfismo sexual no comportamento infantil, incluindo estudos sobre padrões atípicos de gênero ou não conformidade de gênero. A proposta deste trabalho surgiu a partir de discussões sobre a relação entre gênero e comportamento homossexual. Contudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento sobre as diferenças de gênero entre crianças, a partir da utilização de diferentes metodologias na investigação de comportamentos típicos de gênero e da influência destas diferenças para as relações sociais infantis. Foram realizados três estudos. No primeiro, comparou-se as metodologias de observação e entrevista, sendo verificado que a maioria das brincadeiras ocorriam de forma intra-sexual, havendo algumas brincadeiras predominantes de um sexo específico. Percebeu-se, ainda, que o conteúdo dos relatos nas entrevistas sofreu influência do contexto sócio-cultural. No segundo estudo foram aplicados dois instrumentos padronizados de medidas de gênero, encontrando que há brincadeiras predominantemente preferidas por cada sexo e que a criança tende a se identificar e preferir brincar com crianças do mesmo sexo. No terceiro estudo foi realizada a análise do comportamento não verbal de díades mistas a partir de três protocolos distintos, onde os resultados indicaram que há diferenças entre os sexos quanto aos comportamentos em si, mas que o esforço comunicativo e o rapport tenderam a ser similares. Desta forma, foi encontrado que há muitas similaridades no comportamento geral entre os sexos, contudo em análises pormenorizadas pode-se perceber que há padrões específicos de cada sexo, especialmente no que se refere aos estilos de brincadeira e em padrões não verbais. Por fim, os diferentes métodos utilizados possuem vantagens e desvantagens devendo estas ser consideradas nas escolhas e combinações metodológicas de pesquisas futuras.Tese Acesso aberto (Open Access) Interpersonal factors of human social networks(Universidade Federal do Pará, 2014-08-29) SILVA JÚNIOR, Mauro Dias; DUNBAR, Robin Ian MacDonald; BRITO, Regina Célia Souza; http://lattes.cnpq.br/5576436464955236Redes sociais, segundo a Hipótese do Cérebro Social (H.C.S.), respondem a um nível de análise do comportamento social, no qual o individuo em questão apresenta um conjunto de contatos sociais, com os quais interage de maneira regular e consistente, e com os quais troca informações pessoais. Embora, a H.C.S. e outras perspectivas teóricas se dediquem a investigar um conjunto semelhante de variáveis relacionadas às redes sociais, essa similaridade não permitiu um consenso sobre a definição deste termo. Em virtude dessa diversidade teórica e metodológica conduzimos três estudos com o intuito de elucidar o fenômeno investigado, uma vez que os instrumentos disponíveis podem não ser suficientemente precisos para definirmos tão fenômeno. Desta forma, discutimos e propomos que as variáveis envolvidas no estudo das redes sociais humanas, podem ser entendidas como fatores interpessoais de três tipos (fatores do Eu, do Contato e do Contexto). A maior presença/ausência de cada uma destas categorias produz uma configuração única nas redes sociais, que, no entanto, parece possuir um viés comum relativo ao modo particularmente humano de se vincular e de estabelecer relacionamentos interpessoais. Esta natureza subjacente é considerada a psicologia humana, ou o “Eu”, um agente inconsciente que ativamente escolhe seus contatos sociais e decide como investir seu tempo e emoção. Este “Eu” possui uma base neural, particularmente o neocórtex, cujo volume está correlacionado com o tamanho dos grupos sociais humanos e não humanos. Foi investigado também como o “Eu” demonstra uma preferência distinta pelos seusx parentes maternos sobre os demais tipos de parentes. Tal preferência demonstrou ser suscetível ao ciclo de vida das pessoas, por outro lado sendo menos sensível aos aspectos culturais. Finalmente, encontramos que a maior/menor frequência de parentes e amigos nas redes sociais depende da ordem com a qual a seção de cada grupo social é apresentada nos questionários. Além disso, a ordem na qual os respondentes listam seus contatos sociais depende da proximidade emocional com cada um deles. Concluímos que decisões metodológicas podem interferir no modo como definimos o tamanho e composição dessas redes, e que, portanto, aprimoramentos precisam ser realizados para definirmos o conceito de redes sociais de maneira mais precisa. O conjunto de resultados é interpretado segundo a H.C.S. e a Psicologia Evolucionista, que dão suporte para compreender esse agente psicológico como um produto da evolução, que interage com o ambiente atual, as características que foram selecionadas no passado evolutivo da nossa espécie.
