Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2334
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2000 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC por Orientadores "GALVÃO, Olavo de Faria"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Análise de conteúdo verbal na solução de dificuldades de portadores de transtornos ansiosos(Universidade Federal do Pará, 2007-06-15) MOREIRA, Sandra Bernadete da Silva; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075O entendimento do comportamento verbal é crucial para a análise de comportamentos disfuncionais tratados em terapia de base analítico-comportamental. Pesquisas com comportamento verbal no contexto clínico, têm apontado a eficácia da utilização do comportamento verbal e gerado procedimentos de intervenção na solução de problemas. O reforçamento de auto-relatos, como função de um arranjo de contingências de reforçamento, tem mostrado que o relato verbal é um meio válido para alterar comportamento não verbal fora da situação terapêutica. O objetivo do presente estudo é demonstrar a utilidade de um procedimento de arranjo de contingências verbais pelo terapeuta por meio da sistematização de conteúdo verbal do cliente e sua reapresentação por escrito, para a solução de dificuldades de indivíduos que apresentam transtorno ansioso em situação de interação terapêutica. Sendo expostas ao seu próprio comportamento verbal, sistematizado na forma de categorias por conteúdo de verbalização, foi possível a duas participantes deste estudo caracterizarem suas dificuldades, identificando e descrevendo contingências ambientais relacionadas com seu comportamento indesejado e conseqüentemente a descreverem propostas de solução dessas dificuldades. Discutiu-se como a exposição ao conteúdo sistematizado do seu próprio relato verbal alterou o relato verbal e o comportamento-queixa.Tese Acesso aberto (Open Access) Bem-estar de macacos-prego no cativeiro: engenharia comportamental no enriquecimento ambiental e análise da dinâmica espacial.(Universidade Federal do Pará, 2014-03-25) LESSA, Miguel Angelo Monteiro; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075; https://orcid.org/0000-0001-9912-3833Diferentemente do que ocorre no ambiente natural dos macacos-prego (Sapajus ssp.), no ambiente de cativeiro há, naturalmente, poucas oportunidades para o desempenho de habilidades características desses macacos. Enquanto responsáveis pelo bem-estar dos macacos-prego que residem na Escola Experimental de Primatas procuramos descobrir que condições no cativeiro podem torná-lo mais saudável. Tentamos implantar no ambiente de cativeiro condições que tenham funcionalidades similares às do ambiente natural, usando as chamadas técnicas de enriquecimento ambiental. As técnicas são utilizadas em diversos seguimentos do enriquecimento ambiental: o enriquecimento físico, alimentar, cognitivo e social. Interessados em saber sobre as relações sociais no âmbito das interações espaciais propomos também descrever as relações das distâncias interindividuais (proximidade espacial) e as posições espaciais (alturas preferidas) em diferentes grupos de Sapajus spp. mantidos em cativeiro. Quatro grupos de três Instituições foram observados, totalizando catorze indivíduos. Todos os indivíduos foram observados em três contextos distintos: antes, durante e após a alimentação. As posições de cada indivíduo foram registradas por meio do método de amostragem por varreduras. Os resultados mostraram um padrão de distância interindividual entre diferentes díades de animais nos grupos observados. Os macacos observados no presente estudo ficaram mais próximos após a alimentação e mais distantes no momento anterior e no momento durante a alimentação. Diferenças entre locais preferidos também foram observadas. Os macacos dominantes permaneceram mais tempo em locais que apresentavam maior atratividade. Já os subordinados permaneceram mais tempo em locais opostos aos dominantes e que apresentavam menos atratividade. Concluiu-se que o padrão geral de espaçamento interindividual foi semelhante ao observado na natureza, os macacos-prego machos possuem uma característica de evitação e não aproximação.Tese Acesso aberto (Open Access) Estudos sobre a avaliação da afasia expressiva: material e procedimentos(Universidade Federal do Pará, 2013-08-07) NELSON, TONY; FERRARI, Cristiana; http://lattes.cnpq.br/1843316540336825; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075Este trabalho trata do aperfeiçoamento e desenvolvimento de material e procedimentos de avaliação de adultos com afasia expressiva. Apresenta-se estudo na linguagem receptiva e na linguagem expressiva, sendo cada uma destas subdividida em uma fase de preparação, com a participação de adultos aparentemente saudáveis, e uma fase de aplicação, com a participação de adultos com afasia expressiva. No estudo de linguagem receptiva, examina-se a versão reduzida do Token Test. Na fase de preparação, verificou-se o desempenho de 150 adultos provenientes de duas cidades (Belém e São Luís). A escolaridade foi um fator significativo nos escores, sendo que se observou uma grande heterogeneidade no grupo de baixa escolaridade (1 a 4 anos), possivelmente em decorrência do nível de alfabetização. Na fase de aplicação, examinou-se o desempenho de seis pacientes com afasia expressiva que, em geral, apresentaram escores relativamente baixos, embora com indivíduos apresentando desempenhos melhores. Considera-se que os percentis de escores do grupo controle podem ser usados como uma norma provisória para avaliar o desempenho de afásicos. No estudo de linguagem expressiva, desenvolveu-se material e procedimento de avaliação da afasia considerando dois contextos de uso da linguagem. Na fase de preparação, solicitou-se que vinte participantes nomeassem setenta fotos para observar a concordância em relação aos nomes atribuídos. Como resultado desta verificação, foram selecionadas fotos com 90 a 100% de concordância, considerando a estrutura das palavras emitidas (p. ex., alternância entre vogais e consoantes), sendo sorteadas entre duas condições a serem usadas na fase seguinte: tato (tarefa de nomeação por confronto visual) e mando (tarefa envolvendo solicitação). NaII fase de aplicação, participaram dois adultos com afasia expressiva. Quando se consideram as autocorreções dos afásicos, observa-se alguma diferença entre os dois contextos verbais, mas com resultados opostos para os dois afásicos. Conclui-se que o procedimento usado no contexto de solicitação é viável em situação de avaliação e que deveria ser mais investigado. Recomenda-se a ampliação das classes verbais (tato e mando) e aplicação em diferentes ocasiões ao longo do tempo, para verificar se há diferenças consistentes ou não.Tese Acesso aberto (Open Access) Investigação de propriedades quantitativas de relações simbólicas em quatro estudos experimentais envolvendo o paradigma de equivalência de estímulos(Universidade Federal do Pará, 2007-06-07) BORTOLOTI, Renato; ROSE, Júlio Cesar Coelho de; http://lattes.cnpq.br/3386857761295187; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075Este trabalho apresenta quatro estudos experimentais que avaliaram a transferência de funções de faces expressando emoções para figuras abstratas equivalentes a elas. Os objetivos específicos de cada estudo podem ser articulados em torno de uma proposta de investigação de propriedades quantitativas de relações de equivalência. O Capítulo 1 descreve um experimento conduzido para investigar se o grau de transferência de funções pode ser afetado pela apresentação atrasada dos estímulos de comparação em tarefas de emparelhamento ao modelo (matching atrasado). Foi constatado que sim: parece haver maior transferência quando os estímulos de comparação são apresentados com atraso. O estudo descrito no Capítulo 2 manipulou, além do emparelhamento atrasado, o número de estímulos mediadores das relações estabelecidas entre as faces e as figuras. O aumento no número de estímulos mediadores dificultou a formação de classes de equivalência e diminuiu a transferência de funções, mas esse efeito foi menos pronunciado quando as relações foram treinadas com emparelhamento atrasado ao modelo. O Capítulo 3 apresenta um experimento conduzido para verificar se figuras abstratas adquirem propriedades de expressões faciais apresentadas sempre muito rapidamente. Nesse delineamento, a transferência de funções ocorreu em grau menor do que quando as faces são apresentadas por períodos mais longos. O Capítulo 4 apresenta um estudo que avaliou o tempo que os participantes gastavam para encontrar figuras abstratas equivalentes a certos padrões faciais expressivos descritos como mais rapidamente localizáveis. Os resultados replicaram apenas parcialmente a transferência de funções demonstrada em um estudo anterior. Os estudos que compõem este trabalho fornecem evidências de que o grau de transferência de funções pode variar sistematicamente de acordo com os parâmetros experimentais adotados. Variações na transferência de funções indicam variações no grau de relacionamento de estímulos equivalentes.Tese Acesso aberto (Open Access) O racismo na trajetória escolar e profissional de professoras universitárias(Universidade Federal do Pará, 2006-04-24) CHAVES, Evenice Santos; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075A pesquisa proposta empregou um aporte teórico-metodológico interdisciplinar e enfocou as desigualdades sociais e raciais no percurso escolar e profissional de professoras universitárias. A literatura brasileira consultada na área da Psicologia não fornece exemplares de pesquisas qualitativas sobre desigualdades sociais e raciais, focalizadas no negro e no branco. Nesse contexto, inseriu-se o presente estudo, que objetivou responder às seguintes questões: 1) há indicadores de desigualdades sociais, produzidas estruturalmente, que perpassaram a trajetória escolar e profissional da pessoa socialmente intitulada de preta, de parda e de branca? 2) há indicadores de desigualdades raciais, quando se compara o percurso de vida da pessoa socialmente intitulada de preta e parda com o da pessoa socialmente denominada de branca? Participaram do estudo três professoras universitárias: uma socialmente definida como branca e duas como negras (preta e parda), pós-graduadas e lotadas em diferentes departamentos de uma universidade pública brasileira. Na coleta de informações, empregou-se a entrevista narrativa, um questionário sócio-demográfico e uma lista de complementação de frases. As informações coletadas foram submetidas a tratamento, que as transformaram em dados. A organização dos dados incluiu o processo de categorização. Os resultados mostraram que a pobreza, indicador de desigualdades sociais, fez parte de momentos da trajetória existencial das participantes/informantes, mas, ao se considerar a cor, verifica-se que há uma relação entre grau de pobreza e a cor das mesmas e entre o grau de pobreza e as escolhas dos cursos que as levaram à profissionalização; que a escolarização foi via de profissionalização e de mobilidade social ascendente para as mesmas; que as adversidades, surgidas ao longo do percurso escolar da branca, da preta e da parda foram superadas, com o apoio social de parentes e/ou amigos e com emprego de estratégias pessoais de enfrentamento às dificuldades; que para a preta, o fato de completar o ciclo de estudos, e ser uma profissional qualificada por dois cursos de graduação e um de pós-graduação, não a eximiu de ser objeto do racismo, quer através de manifestações explícitas, quer através de formas camufladas; que o racismo contra o negro, expresso na discriminação direta ou indireta, foi dirigido à preta e à parda, em diferentes momentos dos seus cursos de vida, enquanto a branca foi apenas observadora de interações sociais racializadas, em situações do seu cotidiano; que a escola e a família consolidaram-se como reprodutoras do racismo contra o negro; que a instituição escolar apresentou-se como um espaço social contraditório, porque, apesar de objetivar a formação de cidadãos, promoveu a exclusão social das participantes/ informantes, quando eram crianças pobres e freqüentavam o ensino de primeiro grau, ao colocá-las à margem da participação em atividades recreativas, colaborando na reprodução das desigualdades sociais; que, paradoxalmente, enquanto formadora de cidadãos, a escola apresenta-se como local de materialização do racismo, expresso em interações sociais entre colegas ou entre professora e aluna, independentemente do grau de ensino; que o racismo contra o negro faz parte do processo de (re)construção da subjetividade das participantes/informantes, porém as significações que atribuem a esse fenômeno social diferem, em função dos seus fenótipos e experiências nas relações sociais racializadas; que os seus posicionamentos face ao racismo, e engajamento em movimentos sociais de combate à discriminação racial, relacionam-se ao modo como ele afetou as suas vidas, bem como à visibilidade desse fenômeno, no mundo social e/ou nas suas experiências pessoais; que ser objeto do racismo contra o negro gera singularidades constitutivas do si mesmo e da formação da identidade étnica. Os resultados do estudo poderão contribuir na compreensão de aspectos sócio-psicológicos do racismo, em construções teóricas sobre o tema, na identificação de mecanismos psicossociais de inclusão social excludente do negro, na identificação de mecanismos psicológicos de enfrentamento ao racismo, na elaboração de estratégias de pesquisa sobre o racismo; no fornecimento de subsídios para a elaboração e implementação de programas de combate ao racismo na escola, através de atividades curriculares e extracurriculares.Tese Acesso aberto (Open Access) Procedimentos de treino e teste de relações entre estímulos em Cebus apella(Universidade Federal do Pará, 2007-08-04) BRINO, Ana Leda de Faria; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075A aprendizagem complexa abrange o controle por relações abstratas após a exposição a relações diretamente treinadas. Neste trabalho, uma seqüência de experimentos investigou a aprendizagem de relações entre estímulos em dois macacos prego (Cebus apella) envolvendo o treino direto de relações de identidade, testes sucessivos de identidade generalizada, o treino direto de relações arbitrárias e teste de relações simétricas como indicação da formação de classes de equivalência. Três bases teóricas foram seguidas: 1) A formação de classes de equivalência é uma função básica de estímulo 2) A teoria da coerência de topografia de controle de estímulos, e 3) Uma versão do sistema personalizado de instrução como uma alternativa para estabelecer repertórios relacionais em organismos não-verbais. Os sujeitos apresentaram altos níveis de desempenho em discriminações condicionais de identidade e arbitrárias. Os sujeitos expostos a testes de identidade generalizada demonstraram essa relação abstrata; o sujeito exposto ao treino arbitrário apresentou resultados negativos no teste de desempenhos simétricos. A maioria dos problemas de aprendizagem de relações entre estímulos encontrados aqui com não-humanos parece similar aos problemas apresentados por indivíduos com desenvolvimento retardado. Os procedimentos de ensino para indivíduos com retardo foram suficientes para solucionar grande parte das deficiências de repertório de não-humanos, as quais geralmente são atribuídas a limitações da espécie.Tese Acesso aberto (Open Access) Um teste computadorizado para a avaliação de visão de cores em crianças e sujeitos não-verbais baseado no teste de discriminação de cores de Mollon-Reffin(Universidade Federal do Pará, 2008-12-16) GOULART, Paulo Roney Kilpp; SILVEIRA, Luiz Carlos de Lima; http://lattes.cnpq.br/9383834641490219; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075O presente estudo visou garantir condições favoráveis para a avaliação de discriminação de cores em crianças, por meio de uma adaptação no modo Trivector do teste de discriminação de cores de Mollon-Reffin. Como a tarefa original, de indicar a abertura do C de Landolt, se mostrou pouco intuitiva para crianças pequenas, o alvo foi mudado para uma área colorida aproximadamente quadrada e a resposta requerida passou a ser tocar no alvo. O modo de teste Trivector mede os limiares de discriminação de cor ao longo de três linhas de confusão características das três formas variantes de visão de cor humana: protan-, deutan- e tritan-. O Experimento I avaliou a concordância entre o teste original e a versão adaptada, com 29 sujeitos adultos com visão de cor normal. A comparação dos limiares obtidos com as duas versões, por meio do método de avaliação de concordância de Bland-Altman, mostrou boa concordância entre as versões. No Experimento II, o teste adaptado foi aplicado em 25 crianças de 2 a 7 anos, usando técnicas de treino operante para estabelecer e manter o desempenho dos sujeitos. Os limiares diminuíram progressivamente acompanhando o aumento na idade. Os limiares protan- e deutan- foram consistentemente menores que os limiares tritan-, um padrão que já havia sido observado com adultos no teste original. Os resultados demonstram que, feitas as adaptações necessárias, o teste é adequado para a avaliação da discriminação de cor em crianças pequenas e pode ser uma ferramenta útil para a identificação das variações da visão de cor durante o desenvolvimento, bem como para a aplicação em outras populações humanas e, inclusive, outros primatas. (CNPq, FINEP).Tese Acesso aberto (Open Access) Tranferência de aprendizagem no uso de ferramentas por macacos-prego (Cebus cf. apella)(Universidade Federal do Pará, 2011-05-10) DELAGE, Paulo Elias Gotardelo Audebert; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075Estudiosos questionam se a proficiência de macacos-prego (Cebus spp.) no uso de objetos como ferramentas, seria fruto de descobertas arbitrárias decorrentes dos frequentes comportamentos exploratórios desses primatas ou se seria devida à compreensão da função das ferramentas. Considerando que tais animais são capazes de modificar, transportar e fabricar ferramentas é possível propor que algum nível de compreensão esteja envolvido, ainda que não seja desvinculado de sua história de vida e sim construído a partir de uma série de interações com situações relevantes para a aquisição de um repertório generalizado de uso de ferramentas. A fim de investigar tal proposta foi realizada uma série de experimentos com dois grupos de macacos-prego (Cebus cf. apella) em que foi manipulada a história experimental desses animais. Todos os sujeitos passaram por repetidas exposições a um problema em que deveriam encaixar seis blocos de brinquedo para construir uma torre, usá-la para ter acesso a uma vareta distante, com essa vareta chegar a uma segunda vareta e encaixá-las formando uma haste longa o suficiente para permitir a recolha de pelotas de alimento em um equipamento. Enquanto dois sujeitos foram repetidamente expostos ao referido problema sem receber nenhum treino adicional, outros dois sujeitos tiveram uma rica história experimental construída, passando pelo treino em tarefas indiretamente relacionadas ao problema final entre as reapresentações do mesmo. Os sujeitos do primeiro grupo não foram capazes de resolver o problema, ao passo que os do segundo grupo o fizeram, ainda que não tenham sido diretamente treinados a isso. Concluiu-se que uma história relevante é fundamental para a chamada compreensão da solução de um problema e que essa compreensão ou insight são processos comportamentais adaptativos, em que habilidades aprendidas em um contexto específicosão transferidas para novos contextos a partir de processos básicos como a Generalização de Estímulos, a Generalização Funcional e o Learning Set.Tese Acesso aberto (Open Access) Valores, variáveis sócio-demográficas e auto-relatos de comportamentos no trânsito de motoristas suspensos e não suspensos de Belém e Curitiba(Universidade Federal do Pará, 2006) ROCHA, João Bosco de Assis; MARTIN, William Lee Berdel; http://lattes.cnpq.br/8591034699611752; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075Para investigar o comportamento de motoristas, possivelmente correlacionado a valores e variáveis demográficas, foram aplicados a 505 motoristas, de Belém e Curitiba, a Escala de Violações e Erros de Motoristas (EVEM) e o Questionário de Valores Pessoais (PVQ). Metade da amostra foi constituída de motoristas de ambos os sexos que tiveram suas Carteiras de Habilitação (CNH) suspensas e a outra metade de não suspensas. Os resultados da EVEM e do PVQ foram confrontados com a cidade dos participantes, a situação da CNH, e outras questões relativas ao ato de dirigir veículos, tendo sido encontradas algumas correlações entre os fatores. Na EVEM: 1) Erros: Cidade; 2) Violações: Idade, Idade que Aprendeu Dirigir e Situação da CNH; 3) Violações Agressivas: Idade que Aprendeu Dirigir, Situação da CNH, Idade e Sexo; 4) Agressão Interpessoal: Idade, Situação da CNH e Sexo. No PVQ: 5) Autodireção: Cidade e Escolaridade; 6) Poder: Cidade e Situação da CNH; 7) Universalismo: Cidade, Situação da CNH e Idade; 8) Hedonismo: Idade; 9) Segurança: Cidade, Idade e Situação da CNH; 10) Estimulação: Idade; 11) Conformidade: Situação da CNH, Idade e Cidade; 12) Benevolência: Cidade, Situação da CNH, Sexo e Idade; 13) Realização: Idade; 14) Tradição: Idade. Alguns resultados mostraram diferenças entre motoristas suspensos e não suspensos e também entre motoristas das cidades pesquisadas, como por exemplo, um maior percentual de suspensos aprendeu a dirigir com a família e os fatores Benevolência e Conformidade foram mais valorizados pelos motoristas de Belém.
