Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA
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Navegando Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA por Orientadores "ARRUDA FILHO, Emilio Jose Montero"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O efeito do status do consumo sustentável no engajamento e no boca a boca na categoria de consumo moderado pelo tipo de comunicação no ambiente online(Universidade Federal do Pará, 2025-02-07) CARDOSO, Diego Tavares; ARRUDA FILHO, Emilio Jose Montero; http://lattes.cnpq.br/9895428179606886; https://orcid.org/0000-0002-1574-8332O status do consumo sustentável emergiu como uma diferenciação capaz de gerar demanda por produtos ecologicamente corretos, motivo pelo qual diversos estudos têm se dedicado a compreender melhor esse fenômeno de posicionamento no contexto de consumo sustentável. Assim, esta pesquisa buscou compreender os efeitos do status do consumo sustentável no engajamento e, consequentemente, no boca a boca quando moderado pelo tipo de comunicação no ambiente virtual (racional x emocional). Para isso, foram desenvolvidos três estudos quantitativos, nos quais se aplicaram técnicas estatísticas utilizando o software SPSS 23 e o PROCESS 4.3 para analisar os dados obtidos e alcançar uma maior compreensão do fenômeno estudado. Entre os achados desta pesquisa, destaca-se o efeito moderador da comunicação emocional na relação entre status e engajamento, além do status com o boca a boca. Além disso, identificamos que o engajamento atua como mediador na relação entre status e boca a boca. Este estudo oferece contribuições significativas para a literatura e para profissionais de marketing, oferecendo insights sobre o tipo de comunicação mais eficaz para produtos sustentáveis com alto ou baixo apelo de status, além de sugerir direções para pesquisas futuras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Moderação do prestígio percebido com o uso de novas redes sociais entre a preocupação com a privacidade e a adoção de novas tecnologias(Universidade Federal do Pará, 2023-06-07) CARNEIRO, Marcelo Pamplona; ARRUDA FILHO, Emilio Jose Montero; http://lattes.cnpq.br/9895428179606886; https://orcid.org/0000-0002-1574-8332Esta pesquisa analisa o poder de influência do prestígio em associação com o fenômeno do paradoxo da privacidade, a partir de três estudos desenvolvidos de acordo com cenários que apresentam características de inovação baseadas no acesso ao materialismo sob forma de estímulo à obtenção de prestígio como sinal de status. Para tanto, foram identificados os aspectos que estimulam o efeito do paradoxo da privacidade e influenciam na percepção de prestígio, preocupação com a privacidade e no acesso a novas Mídias Sociais, assim como a análise da confiança enquanto variável antecedente a adoção, constituindo-se uma mediação da mesma entre a preocupação com a privacidade e a adoção destas mídias. O exame dos dados demonstrou que a confiança age como mediadora do efeito da preocupação com a privacidade na adoção de novas mídias sociais e o prestígio, quando associado a marcas de empresas com reputações consolidadas, motiva a diminuição da preocupação com a privacidade nos consumidores, considerando as oportunidades exclusivas oferecidas pelas mídias sociais no contento de prestígio percebido, aumentando sua adoção.
